Artes,

Resumo Arquitetura

A arquitetura, assim como a música, a literatura, o idioma e também algumas convenções sociais, é um dos aspectos mais marcantes de uma determinada sociedade. A arquitetura, além de também ser considerada uma arte, traz com ela aspectos que informam muito sobre as questões sociais dentro de uma civilização. Não por acaso, diante de tanta relevância social e cultural, a arquitetura configura também uma profissão muito importante, sendo o curso referente a esse conhecimento um dos mais procurados em vestibulares e demais processos seletivos.

Resumo Arquitetura

Sendo assim, a arquitetura, como uma ação humana, existe desde que o homem passou a procurar abrigos para se proteger das distintas condições climáticas e de temperatura. Sendo assim, a arquitetura é uma área que se ocupa com a organização do espaço e dos elementos que o constituem. Devido a essa característica, é possível aferir que a arquitetura engloba as mais diversas áreas do conhecimento humano.

Algumas delas são:

• Matemática
  • Física
  • Química
  • Arte

A arquitetura é uma área que exige técnica e estudo, sendo responsável por atividades de extrema relevância, tais como a edificação de:

• Casas
  • Prédios
  • Monumentos
  • Igrejas
  • Estabelecimentos comerciais
  • Escolas

Além disso, a arquitetura também possui uma estreita relação com o urbanismo, que consiste nos conceitos referentes a organização urbana de uma cidade, bem como a decoração, que se destina a organizar de maneira funcional e estética os móveis e os demais elementos que constituem um ambiente.

A carreira de arquiteto

Dentro dos padrões modernos da arquitetura, o arquiteto é um profissional que deve ter um vasto conhecimento relacionado a campos como matemática, a física, bem como até algumas noções estéticas a respeito de design e arte.

O principal intuito do profissional que atua no ramo da arquitetura é efetuar o planejamento, idealizar o projeto e conceber os espaços urbanos com o objetivo de beneficiar a qualidade de vida das pessoas que habitam tais espaços. Para cumprir com êxito esse objetivo, o arquiteto leva em consideração os conceitos técnicos, sociais, históricos, culturais e estéticos dos locais.

Diante do paradigma voltado para a proteção e conservação do meio ambiente, por exemplo, a arquitetura baseada em conceitos da sustentabilidade é uma concepção muito importante.

O mercado de trabalho nessa área está em expansão. O profissional graduado no curso de Arquitetura está habilitado para projetar e coordenar as construções e também reformas tanto de espaços internos como externos. É o arquiteto o profissional apto a estipular quais os materiais que serão usados na obra e na concepção da sua planta. Para isso, o arquiteto sempre leva em conta a disposição dos objetos ali presentes, bem como outros detalhes, tais como a funcionalidade, a iluminação do ambiente, entre outros pontos fundamentais.

Alguns arquitetos são:

• Oscar Niemeyer: Arquiteto brasileiro que foi um dos responsáveis pelo projeto de Brasília, a capital do Brasil. Entre as suas obras, se destacam o projeto da sede das Organizações Unidas. Além disso, Niemeyer foi o primeiro cidadão brasileiro a conquistar o Prêmio Pritzker de arquitetura.
  • Le Corbusier: Arquiteto suíço, ficou famoso por ser muito influenciado por estilos modernos, repletos de curvas e formatos diferenciados. Le Corbusier foi um dos que influenciou o famoso arquiteto brasileiro Lúcio Costa, que atuou junto com Niemeyer no projeto de Brasília.
  • Renzo Piano: Arquiteto italiano que é adepto da arquitetura sustentável, idealizando projetos que se adequam a topografia do local.
  • Santiago Calatrava: Arquiteto espanhol dono de um estilo que combina união de estruturas de vidro e aço.
  • Zaha Hadid: Arquiteta iraquiana que é adepta de projetos que acompanham a tendência do estilo desconstruído.
  • Tom Wright: Arquiteto britânico. Wright é o responsável pelo projeto do suntuoso prédio Burj Al Arab, localizado em Dubai, a capital dos Emirados Árabes./li>
  • Philip Johnson: Arquiteto norte-americano considerado um dos mais importantes da modernidade. Ele é um dos responsáveis por tornar famosos os arranha-céus.

Famosos monumentos da arquitetura mundial

Ao longo da história humana, várias civilizações levantaram os mais variados monumentos, muitos deles são considerados verdadeiras obras da arquitetura, visto que empreenderam técnicas ousadas e muito estudo. Entre esses monumentos que denotam belos exemplares do que a arquitetura pode produzir, vale a pensa destacar:

• Acrópole: Localizada em Atenas, na Grécia, esse é um dos marcos da arquitetura mundial, que reflete o perfeccionismo e a busca simétrica que os arquitetos gregos tanto valorizavam.
  • A Muralha da China: É considerada a maior estrutura feita por mãos humanas. A grandiosa muralha está localizada na região norte da China, fazendo limite com a Mongólia.
  • Sagrada Família: Uma catedral baseada em um estilo arquitetônico que angariou fama durante a Idade Média: O gótico. Essa catedral está em Barcelona e foi projetada pelo famoso arquiteto Antoni Gaudi.
  • Torre Eiffel: Monumento que é o símbolo da capital francesa. Ela conta com 324 metros de altura.
  • Catedral da Sé: Localizada em São Paulo, foi construída no estilo neogótico, ostentando duas torres laterais.