Resumo sobre Protozooses


Os protozoários consistem em organismos eucariontes, de uma célula só (unicelulares) e heterotróficos. Lado a lado com as algas eles formam o Reino Protista. Basicamente os protozoários são espécies de vida livre e que podem ser encontrados principalmente em lugares úmidos ou aquáticos. Alguns deles são parasitas.

Resumo sobre Protozooses

Esses organismos são classificados com base em sua locomoção. Eles podem ser:

1. Flagelados: quando se locomovem por flagelos (como é o caso do leishmania brasiliensis e trypanosoma brucei);
2. Ciliados: quando se locomovem por cílios (como é o caso do balantidium coli);
3. Esporozoários: quando não possuem estrutura para se locomoverem (como o toxoplasma gondii e o plasmodium vivax);
4. Rizópodes: também conhecidos como amebócitos, esses protozoários se locomovem por pseudópodes (como é o caso do entamoeba histolytica).

Os protozoários, quando parasitam no organismo humano, podem causar uma série de doenças. Esse grupo de doenças causadas por protozoários são conhecidas como ‘protozooses’. É sobre elas que falaremos neste artigo.

Resumo Protozooses

As Protozooses são enfermidades que podem desencadear desde os mais simples sintomas (como diarreia ou vômito) aos mais complexos problemas no organismo humano. Entre as principais protozooses (que você poderá conhecer mais no tópico a seguir) podemos destacar: amebíase, leishmaniose, doença de chagas, toxoplasmose e malária.

A forma de contaminação das Protozooses é bem variada. É possível contrair a doença de modo oral ou fecal ou até mesmo por meio de relações sexuais. Vamos para um exemplo. No caso da amebíase, a doença é transmitida por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada com o protozoário ‘entamoeba histolytica’.

Por outro lado, as protozooses essencialmente intestinais são mais comuns nas crianças, afetam o intestino e podem ser facilmente evitadas pela adoção de hábitos saudáveis de higiene. Confira a seguir quais são as principais protozooses.

Doenças causadas por protozoários – protozooses

A mais comum doença causada por um protozoário é a diarreia. Seus agentes transmissores são o protozoário giárdia lamblia ou o entamoeba histolytica. Basicamente, suas causas são: infecções por parasitas, bactérias ou vírus; contaminação em alimentos ou água ou intolerância à lactose.

Outras doenças causadas pela contaminação com protozoários são as seguintes:

• Amebíase
A amebíase está entre as mais comuns protozooses que afetam o homem. Causada pelo protozoário ‘entamoeba histolytica’, a doença se manifesta no organismo humano após o consumo de alimentos ou água contaminados com cistos deste protozoário.

Os sintomas da doença, por sua vez, são: vômitos, diarreia, cólicas na região intestinal e enjoos/náuseas. Para preveni-la, cuidados simples como ferver a água antes de consumir, lavar bem os alimentos e saneamento básico são as principais medidas.

• Doença de Chagas
A doença de chagas, por sua vez, afeta o homem que tem contato com o protozoário trypanosoma cruzi. A transmissão é feita por um inseto, mais especificamente, pelo barbeiro (que mantém o protozoário como parasita e transmite-o para o organismo do ser humano).

Os sintomas que podem indicar uma contaminação são os seguintes: inchaço nos olhos, febre, aumento na região do fígado e baço e mal-estar geral. A melhor forma de se prevenir é ficar longe deste tipo de inseto, encontrado principalmente em casas de madeira, barro ou palha.

Giardíase
A giardíase é uma protozooses causada pelo protozoário denominado ‘giardia lamblia’. Assim como a amebíase, a doença é transmitida após o consumo de alimentos ou água com cistos deste protozoário. Entre os sintomas da giardíase estão: vômitos, náuseas e diarreia.

• Doença do sono
A doença do sono é causada pelo trypanosoma brucei, um tipo de protozoário que se instala no mosquito ‘tsé-tsé’. Existem diferentes formas de contaminação: quando o indivíduo é picado pela mosca, quando há contato entre o indivíduo e sangue contaminado pelo protozoário ou de mãe para filho.

Os sintomas da doença do sono são bem agressivos. Eles começam com dores musculares, febre e mal-estar e podem chegar à perda de peso sem causas aparentes, tremores nas musculaturas, insuficiência cardiovascular e problemas no sistema nervoso central.

• Toxoplasmose
A toxoplasmose, que também está entre as mais comuns protozooses, é causada pelo protozoário toxoplasma gondii. Seus sintomas são: dores musculares, encefalite, febre baixa, manchas corporais e lesões na retina. Além disso, ela também pode ser totalmente assintomática (sem sintomas) em pessoais com o sistema imunológico forte.

E agora que você já conhece mais sobre as protozooses e as principais doenças deste tipo, confira a seguir alguns hábitos – na grande maioria simples – que podem evitar a contaminação por protozoários:

  • Beba apenas água filtrada ou após ter sido previamente fervida;
  • Lave as mãos antes e depois de cada refeição;
  • Alimentos devem ser previamente lavados com água antes de serem consumidos – principalmente frutas, legumes ou verduras que serão consumidos cru;
  • Sempre lave as mãos depois de sair do banheiro;
  • Faça relações sexuais com preservativo – sejam elas anais, vaginais ou orais;
  • Para evitar ser picado por insetos, instale mosquiteiros nas janelas e portas dos quartos.