Sessão, seção ou cessão?


As palavras homófonas são aquelas que possuem um som semelhante quando pronunciadas, embora sejam escritas de maneira diferente e apresentem significados que sejam completamente distintos.

Sessão, seção ou cessão?

Desta forma, as palavras homófonas não representam um problema quando são utilizadas de maneira oral, seja em conversas informais ou diálogos formais, uma vez que seu som é o mesmo, não apresentando qualquer diferença que possa impedir ou dificultar a compreensão daquilo que é dito.

No entanto, quando escritas, as palavras homófonas podem representar um grande problema, uma vez que sua utilização incorreta no lugar de uma palavra homófona pode alterar completamente o significado de uma frase ou um texto. Especialmente em contratos e textos formais, o cuidado com as palavras homófonas é ainda mais necessário.

É o caso, por exemplo, das palavras sessão, cessão e seção, todas com a mesma forma de entonação e sons idênticos, embora apresentem diferenças na forma de sua escrita e significados completamente opostos, fazendo com que seu uso escrito incorreto altere completamente o sentido daquilo que foi escrito.

Assim, é necessário que se conheça de forma completa o significado e o uso correto de cada uma destas três palavras que, embora tenham um som semelhante, podem causar grandes confusões e dúvidas no momento de serem colocadas na forma escrita.

Significado de sessão, cessão e seção

A compreensão do significado de cada uma destas palavras é a melhor maneira de se evitar não apenas o uso incorreto em determinada frase ou texto, mas também para permitir a compreensão exata ao ler uma destas palavras em qualquer que seja a ocasião.

Confira a seguir o significado de cada uma destas palavras homófonas para evitar confusão no momento de sua leitura:

– Sessão

A palavra sessão tem como significado indicar qualquer tipo de reunião onde as pessoas presentes encontrem-se sentadas. Desta forma, quando a intenção é se referir a uma aglomeração de pessoas sentadas em um mesmo espaço ou uma mesma sala, a palavra adequada é sessão.

Este significado é referente à origem da palavra sessão, que tem referência do latim “sessio”, que significa sentar-se. Sendo assim, qualquer dúvida com relação à palavra sessão com esta grafia, deve ser lembrada sua origem e o significado de reuniões e pessoas sentadas.

– Cessão

Diferentemente de suas outras palavras homófonas, cessão tem a inicial diferente, sendo a única das três não iniciada com a letra S, uma vez que seu significado remete ainda a outra palavra: Conceder.

Assim, cessão tem o significado de ceder algo a outra pessoa, transferindo ou doando algo a uma terceira pessoa, ou ainda simplesmente abrindo mão de algo que esteja em sua posse.

Desta forma, é uma palavra bastante utilizada em contratos nos quais há algum tipo de acordo entre duas ou mais pessoas, no qual haja a concessão de algo, o que significa incluir no texto uma cessão.

Para evitar dúvidas e erros em seu uso, a lembrança de sua inicial é o principal macete para sua correta utilização, remetendo ainda sua grafia com o sinônimo de concessão ou conceder algo a outrem.

– Seção

Com outra grafia e outro significado completamente distinto, seção é outra palavra homófona que pode causar confusão quanto a seu significado, levando a confusões e erros quanto a seu uso correto.

Diferentemente das demais, seção tem como significado dividir, separar ou repartir algo, sendo comumente utilizada para se referir a espaços, especialmente em empresas onde existem muitas seções.

Uma forma de se lembrar facilmente de seu significado e não a confundir com suas homófonas é o uso da ç, sendo esta a única das três em que esta é utilizada. Assim, basta lembrar, por exemplo, do significado de repartição, fazendo a associação com o uso da ç em ambas as palavras e seus significados.

Exemplos do uso de sessão, cessão e seção

Assim como é importante se lembrar do significado de cada uma destas palavras homófonas para evitar erros em sua utilização, é importante saber sua aplicação em algumas frases, tendo assim exemplos aos quais recorrer em casos de dúvidas que podem facilitar sua compreensão.

Desta maneira, ao saber de cor alguma frase na qual seja utilizada corretamente uma destas palavras homófonas, será possível realizar uma associação rápida e identificar qual a grafia correta para cada caso.

Confira a seguir algumas das principais associações de cada uma destas palavras homófonas e sua utilização em frases:

– Sessão

Geralmente associada a sessões de filmes, teatro ou demais apresentações, além de reuniões, a palavra sessão é utilizada para identificar este tipo de encontros.

Exemplos de frases com a palavra sessão:

“A sessão começará com meia hora de atraso”
“A sessão estava vazia”
“A sessão definiu o novo horário dos funcionários”

– Cessão

Utilizada geralmente em contratos, deve ser associada à concessão, doação ou semelhantes.

Exemplos de frases com cessão:

“A cessão dos direitos está registrada em contrato”
“O doador realizou a cessão de seu capital aos beneficiados”
“A herança é um ato de cessão de direitos aos herdeiros”

– Seção

Utilizada com mais frequência em ambientes profissionais, está geralmente ligada à divisão de espaços e repartições.

Exemplos de frases com seção:

“A seção de atendimentos está lotada”
“Minha seção eleitoral foi alterada”
“Nossa seção de registro não está funcionando”

Fontes: Mundo Educação / Brasil Escola