Mexer Ou Mecher Qual E O Certo

Mexer ou mecher: qual é o jeito certo?

Ah, os labirintos da Língua Portuguesa! Em meio a suas curvas e desvios, encontramos uma série de pegadinhas ortográficas que, por vezes, deixam até os mais experientes em dúvida. E, sem dúvida, um dos embates mais recorrentes é entre o “X” e o “CH”. Afinal, quem nunca hesitou entre “encher” e “enxer” ou “chocolate” e “xocolate”?

Porém, quando nos deparamos com o verbo que intitula este texto, o dilema é: “mexer” ou “mecher”?

A resposta é simples e direta: o correto é “mexer”, com “x”. Se por acaso, em algum momento, você optou por “mecher”, é bom saber que essa forma destoa da norma culta da Língua Portuguesa.
Xiaomi Mi Band 4 Colors AMOLED BT 5.0 135mAh Tracker Fitness Battery SmartWatch testosterone anavar cycle fitness consultant – classifieds lucca
Para entender melhor, olhemos para a etimologia do verbo “mexer”. Ele deriva do termo latino “miscere”, pronunciado mais ou menos como “mixêre”. O verbo, versátil como é, pode ser empregado em diversas situações, desde movimentar algo, interferir, alterar, até incitar ou perturbar alguém.

Veja só alguns exemplos práticos:

  • “Mexer a salada corretamente garante que o molho seja distribuído por igual.”
  • “Ricardo, não mexa nos documentos da sua mãe, ela tem seu sistema de organização!”
  • “Mexa-se, ou perderemos o início do espetáculo!”
  • “Depois que o revisor mexeu no meu artigo, ele ficou irreconhecível.”
  • “Pedro, pare de mexer com a Isadora, ela está estudando!”

Para ajudar a gravar essa informação, que tal uma referência cinematográfica? No filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005), Willy Wonka apresenta ao mundo suas invenções mirabolantes, entre elas, máquinas que “mexem” e misturam ingredientes para criar os mais deliciosos chocolates. Em momento algum, Wonka pede para “mecher” no chocolate. E, sejamos sinceros, alguém tão perfeccionista quanto ele certamente não erraria em algo tão fundamental!

Portanto, da próxima vez que a dúvida surgir, pense nas engenhocas de Willy Wonka e na precisão com que ele cria suas delícias. A Língua Portuguesa também exige precisão, mas, assim que dominamos suas regras, tudo flui com doçura e maestria!


Charles

Profissional de marketing e nômade digital.