Filosofia,

Resumo sobre o filósofo Pitágoras

Pode ser que ao ouvir o nome Pitágoras lhe venha à mente tanto um cálculo matemático quanto um importante filósofo grego. Em ambos os casos, a associação está correta e diz respeito a um mesmo personagem histórico: Pitágoras de Samos.

Resumo sobre o filósofo Pitágoras

Mas quem foi este homem que até hoje é lembrado em inúmeras circunstâncias? Quais foram os seus feitos e como eles aconteceram? O filósofo cativou muita gente ou foi pouco ouvido?

Neste resumo sobre Pitágoras, falaremos sobre a vida e sobre todas as contribuições deste, que é um dos mais famosos matemáticos de todos os tempos! Entenda a importância de seus estudos e aplicações a partir desta leitura.

Quem foi Pitágoras?

Pitágoras foi um dos grandes nomes dentro da filosofia grega. Nascido por volta do ano 570 A.C, na região de Samos – motivo de ter se tornado conhecido como Pitágoras de Samos – mais do que um filósofo, foi um dos primeiros e maiores matemáticos de todos os tempos.

A história de vida de Pitágoras é marcada por uma quantidade infindável de mitos e lendas que são propagadas sem grandes provas de veracidade. Ainda assim, parte de sua trajetória pode ser difundida por ser comprovada.

No início de sua vida, assim como outros nomes, teve fortes influências, principalmente pelos científicos e filósofos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

Pitágoras viveu por mais de 70 anos e ainda muito jovem, com os seus 18, já apresentava ideias concretas e bastante definidas sobre inúmeros assuntos que, na época, eram motivos de debate e discussão, por não existirem respostas satisfatórias a tais indagações.

Uma de suas primeiras afirmações foi no campo astronômico, ao ressaltar seu ponto de vista de que a Terra era suspensa e que, assim como outros astros, girava em torno do Sol.

Pitágoras de Samos tornou-se uma figura ímpar ao criar a Escola Pitagórica e dar surgimento à palavra e ao conceito de matemática. Entre alguns nomes que integraram esta escola, destacam-se:

• Arquitas de Tarento;
  • Filolau de Crotona;
  • Melissa;
  • Temistocleia;
  • Entre outros.

Na Escola Pitagórica discutia-se inúmeros assuntos tais como política, ciência e ética e não apenas matemática como muitos chegam imaginar.

Ainda assim, vale destacar nesse resumo sobre Pitágoras que tal escola foi de fundamental importância para que a matemática, tal como a conhecemos hoje, se tornasse real e exata.

O Teorema de Pitágoras

É evidente que, entre os grandes feitos e estudos desenvolvidos por Pitágoras, um se destacou e tornou o seu nome tão comum aos dias atuais mesmo após mais de 2 mil anos.

O teorema de Pitágoras é ensinado em todas as escolas e serve de base para inúmeros cálculos que vão muito além da resolução feita em um exercício, com papel e caneta, servindo em diversas áreas da vida, principalmente para quem segue uma trajetória em exatas.

De acordo com relatos e historiadores, a ideia que deu luz ao teorema surgiu de uma viagem que o matemático fez ao Egito.

Impressionado com o tamanho e perfeição das pirâmides, Pitágoras se lançou na busca por um cálculo que determinasse o lado de um triângulo.

Tal pesquisa foi discutida e testada nas salas da escola pitagórica até que a fórmula atingiu a perfeição:

C2 = a2 b2

De acordo com o teorema de Pitágoras, em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do lado da hipotenusa é o mesmo que o total da soma dos quadrados dos catetos.

Esta fórmula é muito utilizada até hoje na resolução de inúmeros exercícios matemáticos, porém também pode ser aplicado em situações cotidianas a fim de torná-las mais simples e vantajosas para o homem.

Quer um exemplo prático neste resumo sobre Pitágoras? Veja:

A definição de rotas e trajetos aéreos e marítimos leva em conta o teorema de Pitágoras para não gastar tempo e recursos a mais do que o necessário.

Você também usa, mesmo que rapidamente e de cabeça, esta lei para ditar o melhor caminho para chegar até um mesmo ponto.

O teorema, em concordância com outros importantes cálculos, também auxilia na definição de quantos litros de gasolina serão usados em um trajeto preestabelecido.

Além deste feito, o matemático e filósofo Pitágoras contribui com outras áreas. Suas descobertas integram os segmentos de música, medicina e astronomia, além da matemática!

A maior parte dos conhecimentos que a humanidade tem sobre este importante personagem grego vieram através de relatos de outros ícones da filosofia. Aristóteles foi um dos que relatou os seus ensinamentos. Neste contexto outros nomes importantes a passar os conhecimentos pitagóricos adiante foram Platão, Xenofanes e Heródoto.

Encerramos este resumo sobre Pitágoras com algumas de suas mais importantes frases que perduram na história:

• Educa as crianças e não será necessário punir aos homens;
  • A melhor maneira que o homem tem para se aperfeiçoar é aproximando-se de Deus;
  • Todas as coisas são números; e
  • O número é a lei do Universo.