Células HeLa: a história das células imortais e o seu legado para a ciência

Celulas Hela
Biologia,

Células HeLa: a história das células imortais e o seu legado para a ciência

O que são células HeLa?

As células HeLa são uma linha de células cancerosas humanas que foram isoladas pela primeira vez em 1951 a partir de um tumor cervical de uma mulher chamada Henrietta Lacks. Essas células são notáveis por sua capacidade de crescer e se dividir rapidamente em cultura de laboratório, tornando-as uma ferramenta valiosa para pesquisa científica em áreas como biologia celular, imunologia, virologia e genética.

As células HeLa são amplamente utilizadas em experimentos científicos, tanto em pesquisas básicas quanto aplicadas, e têm sido fundamentais em inúmeras descobertas importantes, incluindo o desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra doenças como a poliomielite e a Covid-19. No entanto, a história da obtenção das células HeLa é controversa, uma vez que foram retiradas de Henrietta Lacks sem o seu consentimento informado ou o de sua família, levantando questões éticas em torno do uso dessas células em pesquisa.

Quem foi Henrietta Lacks?

Henrietta Lacks foi uma mulher afro-americana nascida em Roanoke, no estado da Virginia, nos Estados Unidos, em 1920. Ela é conhecida por ter fornecido as células cancerosas que deram origem à linha celular HeLa, que se tornou uma ferramenta fundamental para a pesquisa médica.

Em 1951, Henrietta Lacks foi diagnosticada com câncer cervical e, durante o tratamento, uma amostra de suas células cancerosas foi retirada sem o seu conhecimento ou consentimento. Essas células, que se revelaram excepcionalmente resistentes e capazes de se dividir indefinidamente em cultura de laboratório, foram usadas para desenvolver a linha celular HeLa.

Henrietta Lacks faleceu em 1951, com apenas 31 anos de idade, devido às complicações do câncer cervical. Durante muitos anos, sua identidade foi mantida em sigilo, e sua família só ficou sabendo sobre a linha celular HeLa décadas depois. A história de Henrietta Lacks e as questões éticas em torno do uso de suas células para pesquisa sem consentimento se tornaram um tema importante de discussão na comunidade científica e no público em geral.

A importância das células HeLa para a ciência

As células HeLa são de extrema importância para a ciência e medicina, devido à sua capacidade única de se dividir indefinidamente em cultura de laboratório, permitindo que sejam utilizadas para uma ampla gama de estudos e pesquisas.

As principais contribuições das células HeLa para a ciência

1. Desenvolvimento de vacinas contra a poliomielite: As células HeLa foram usadas no desenvolvimento da primeira vacina contra a poliomielite, criada por Jonas Salk, em 1952.
  2. Compreensão do câncer: As células HeLa são amplamente usadas em pesquisas sobre o câncer, ajudando a entender melhor a biologia da doença e desenvolver novas terapias para seu tratamento.
  3. Estudos de vírus: As células HeLa são frequentemente usadas para estudar vírus, como HIV e Ebola, permitindo a compreensão da maneira como esses patógenos invadem e afetam as células humanas.
  4. Testes de drogas: As células HeLa são usadas em testes de drogas para avaliar a eficácia e segurança de novos medicamentos, ajudando a acelerar o processo de desenvolvimento de novas terapias.
  5. Descobertas sobre a genética: As células HeLa foram usadas em estudos que contribuíram para a descoberta de muitos genes e proteínas importantes.
  6. Compreensão do envelhecimento: As células HeLa têm sido usadas em estudos sobre o envelhecimento celular, ajudando a entender melhor como as células se deterioram ao longo do tempo.
  7. Estudos sobre radiação: As células HeLa foram usadas para estudar os efeitos da radiação sobre as células humanas, ajudando a entender melhor os riscos da exposição à radiação.
  8. Avanços em técnicas de cultivo celular: A capacidade das células HeLa de se dividir indefinidamente em cultura de laboratório foi fundamental para o desenvolvimento de muitas técnicas de cultivo celular usadas atualmente.

Embora as células HeLa tenham sido utilizadas em muitos estudos importantes ao longo dos anos, é importante ressaltar que sua origem envolve questões éticas, uma vez que as células foram retiradas sem o conhecimento ou consentimento de Henrietta Lacks ou de sua família. Esse fato tem levantado discussões importantes sobre a importância do consentimento informado em pesquisas médicas e a necessidade de respeitar os direitos e privacidade dos doadores de tecidos e células.

As principais diferenças entre Células normais x Células HeLa

Existem várias diferenças entre células normais e células HeLa, a maioria das quais se deve às mutações genéticas e características específicas das células HeLa. Algumas das diferenças mais notáveis entre as células normais e as células HeLa são:

1. Crescimento: As células normais têm uma taxa de crescimento limitada, enquanto as células HeLa têm uma capacidade de crescimento indefinido em cultura de laboratório, o que as torna uma ferramenta valiosa para estudos e pesquisas.
  2. Morfologia: As células normais possuem uma morfologia específica que é característica do tipo celular ao qual pertencem, enquanto as células HeLa são menos especializadas em termos de morfologia, o que torna mais difícil distinguir as células HeLa de outras células.
  3. Mutação genética: As células HeLa foram originalmente derivadas de um tumor cervical de Henrietta Lacks e, portanto, têm um conjunto mutado de genes em comparação com as células normais. Essas mutações incluem alterações no número e estrutura dos cromossomos, bem como mutações em genes específicos relacionados ao câncer.
  4. Estabilidade cromossômica: As células normais mantêm a estabilidade cromossômica, enquanto as células HeLa frequentemente sofrem alterações cromossômicas, como duplicações, deleções e translocações, o que pode afetar sua capacidade de dividir-se e crescer normalmente.
  5. Imortalidade: As células HeLa são consideradas imortais porque têm a capacidade de se dividir indefinidamente em cultura de laboratório, enquanto as células normais têm uma expectativa de vida limitada.
  6. Sensibilidade a agentes químicos e físicos: As células HeLa são mais resistentes a agentes químicos e físicos, como radiação e drogas, em comparação com as células normais, o que pode afetar a resposta dessas células a diferentes tratamentos.

Em resumo, as células HeLa apresentam diferenças significativas em relação às células normais, incluindo seu crescimento indefinido, morfologia menos especializada, conjunto mutado de genes, instabilidade cromossômica, imortalidade e resistência a agentes químicos e físicos. Essas diferenças têm um impacto importante em como as células HeLa são usadas em pesquisas e estudos científicos.

Células HeLa e a Poliomelite

As células HeLa foram usadas de várias maneiras na pesquisa sobre a poliomelite. Uma das principais contribuições das células HeLa para o estudo da poliomelite foi seu uso como meio para cultivar e estudar o vírus da poliomielite.

Na década de 1950, antes do desenvolvimento da vacina contra a poliomielite, os pesquisadores precisavam cultivar grandes quantidades do vírus para estudá-lo e desenvolver tratamentos. No entanto, o cultivo do vírus em animais vivos era caro e demorado. A descoberta de que as células HeLa podiam ser usadas para cultivar o vírus da poliomielite em grande escala foi um avanço importante na pesquisa da doença.

As células HeLa foram usadas para testar a eficácia de diferentes vacinas contra a poliomielite e para estudar a resposta imunológica do corpo à infecção pelo vírus. Além disso, as células HeLa foram usadas para desenvolver técnicas de cultura celular que revolucionaram a pesquisa científica, incluindo a cultura de células tridimensionais e o uso de meios de cultura específicos para o crescimento de diferentes tipos de células.

Em resumo, as células HeLa foram essenciais para a pesquisa sobre a poliomielite, permitindo o cultivo em larga escala do vírus e ajudando a desenvolver vacinas e tratamentos para a doença. Além disso, as células HeLa tiveram um impacto significativo na pesquisa científica em geral, fornecendo uma ferramenta valiosa para o estudo de várias doenças e processos biológicos.

As aplicações das células imortais para a ciência e medicina

As células imortais, como as células HeLa, têm várias aplicações na ciência e na medicina, incluindo:

1. Pesquisa básica: As células imortais são amplamente utilizadas na pesquisa básica em biologia, permitindo o estudo de uma ampla gama de processos biológicos, desde o desenvolvimento celular até a progressão do câncer.
  2. Descoberta de drogas: As células imortais são frequentemente usadas para testar a eficácia e segurança de novas drogas e tratamentos, ajudando os pesquisadores a desenvolver novas terapias mais rapidamente e com maior precisão.
  3. Estudos genéticos: As células imortais são úteis para estudos genéticos, permitindo que os pesquisadores estudem o impacto de mutações genéticas em diferentes processos biológicos.
  4. Medicina regenerativa: As células imortais podem ser usadas em medicina regenerativa para produzir tecidos e órgãos em laboratório, com potencial para tratar uma ampla gama de doenças e lesões.
  5. Diagnóstico: As células imortais são frequentemente usadas em testes de diagnóstico para doenças e condições específicas, permitindo que os médicos identifiquem rapidamente as condições do paciente e desenvolvam um plano de tratamento apropriado.
  6. Produção de vacinas: As células imortais são frequentemente usadas para produzir vacinas em larga escala, permitindo que as empresas farmacêuticas produzam grandes quantidades de vacinas com segurança e eficiência.
  7. Engenharia de tecidos: As células imortais são usadas em engenharia de tecidos para produzir tecidos e órgãos artificiais que podem ser usados para substituir ou reparar tecidos danificados ou perdidos.

Em resumo, as células imortais têm uma ampla gama de aplicações na ciência e na medicina, desde a pesquisa básica até a produção de terapias avançadas, diagnóstico de doenças, engenharia de tecidos e produção de vacinas.

O que é telomerase?

A telomerase é uma enzima presente em células que tem como principal função manter a integridade dos cromossomos e proteger o material genético durante a divisão celular. Ela é responsável por adicionar sequências repetidas de DNA nas extremidades dos cromossomos, conhecidas como telômeros.

Os telômeros são essenciais para a estabilidade do genoma, pois atuam como tampões protetores para evitar a perda de informações genéticas importantes durante a replicação celular. A cada divisão celular, os telômeros encurtam naturalmente, o que pode levar à instabilidade genômica e envelhecimento celular.

A telomerase atua adicionando sequências de DNA repetitivas nos telômeros, o que impede seu encurtamento natural e ajuda a manter a integridade dos cromossomos. Em outras palavras, a telomerase é capaz de restaurar os telômeros das células, impedindo o envelhecimento celular e a consequente morte celular.

A atividade da telomerase é especialmente importante em células que se dividem frequentemente, como as células germinativas e as células cancerosas, que precisam manter seus telômeros longos para continuar se dividindo indefinidamente. Por essa razão, a telomerase é frequentemente encontrada em células cancerosas, o que a torna um alvo potencial para tratamentos contra o câncer.

Além disso, estudos têm mostrado que a telomerase pode ter um papel importante na regeneração de tecidos e na longevidade celular. Pesquisas nessa área estão em andamento, explorando as possíveis aplicações da telomerase na medicina regenerativa e no prolongamento da vida útil das células.

O debate ético e econômico sobre as células HeLa

O uso das células HeLa gerou um debate ético e econômico significativo. A seguir, detalharei as principais questões envolvidas:

1. Consentimento: O uso das células HeLa suscitou preocupações éticas em relação ao consentimento informado. Henrietta Lacks não consentiu com o uso de suas células e sua família não foi informada sobre o uso das células por décadas. Isso levantou questões sobre o direito dos pacientes de controlar o uso de seus tecidos e dados médicos.
  2. Propriedade: Outra questão relacionada ao uso das células HeLa é a propriedade. As células HeLa foram comercializadas por décadas sem consentimento ou compensação para a família de Henrietta Lacks. Isso gerou discussões sobre os direitos de propriedade de tecidos e a necessidade de compensação para os pacientes e suas famílias.
  3. Lucro e comércio: O uso das células HeLa também levantou preocupações econômicas. As células HeLa foram comercializadas e usadas em inúmeros estudos e descobertas que geraram lucro para empresas farmacêuticas, instituições de pesquisa e cientistas. Isso gerou discussões sobre o comércio de tecidos humanos e a responsabilidade de compartilhar os benefícios e lucros gerados com as comunidades e famílias envolvidas.
  4. Privacidade: O uso das células HeLa também gerou preocupações sobre a privacidade. A identidade de Henrietta Lacks e sua família foram expostas publicamente sem seu consentimento, o que gerou desconforto e constrangimento. Isso levantou questões sobre a necessidade de proteger a privacidade dos pacientes e suas famílias.

Em resposta a essas preocupações, a comunidade científica estabeleceu diretrizes e regulamentações para proteger os direitos dos pacientes e suas famílias em relação ao uso de tecidos humanos. Além disso, foram estabelecidas práticas de compartilhamento de benefícios e lucros para garantir que as comunidades e famílias envolvidas sejam justamente compensadas. O debate ético e econômico em torno das células HeLa ajudou a aumentar a conscientização sobre a importância de proteger os direitos e interesses dos pacientes e suas famílias na pesquisa médica.

Principais especialistas em células HeLa

A seguir, apresento uma lista de alguns dos principais especialistas em células HeLa:

1. George Gey: O primeiro pesquisador a cultivar e estudar as células HeLa. Ele descobriu que as células eram excepcionalmente resistentes e cresceram rapidamente em cultura, permitindo sua distribuição para outros pesquisadores em todo o mundo.
  2. Leonard Hayflick: Um pesquisador que estudou a biologia do envelhecimento celular e descobriu que as células normais têm um limite para o número de vezes que podem se dividir, o que ficou conhecido como o “limite de Hayflick”. Sua pesquisa com as células HeLa ajudou a entender melhor como as células envelhecem e morrem.
  3. Rebecca Skloot: Autora do livro “A Vida Imortal de Henrietta Lacks”, que narra a história das células HeLa e a vida de Henrietta Lacks e sua família. O livro se tornou um best-seller e contribuiu para aumentar a conscientização sobre a história das células HeLa e as questões éticas envolvidas no uso de tecidos humanos na pesquisa médica.
  4. Roland Pattillo: Um médico e pesquisador que trabalhou com as células HeLa por mais de 30 anos, estudando seu uso em pesquisas sobre câncer cervical e outras doenças.
  5. Michael Gold: Um pesquisador que estudou o uso das células HeLa em pesquisas sobre doenças infecciosas, incluindo a AIDS e o Ebola.
  6. Susan Love: Uma cirurgiã de câncer de mama que estudou o uso das células HeLa em pesquisas sobre o câncer de mama e a genética do câncer.