As especiarias indianas


As pessoas que já foram visitar a Índia provavelmente devem em ter em sua mente memórias que demonstram a beleza das paisagens e a rica cultura que o povo indiano propaga. Sua população ultrapassa a marca de 2 bilhões e, de acordo com pesquisas, a tendência é que a população indiana continue crescendo, obtendo uma marca interessante até o ano de 2035, quando os pesquisadores acreditam na possibilidade de a Índia ultrapassar a China.

A Índia é um país que sempre foi considerado um lugar propício para se encontrar uma quantidade vasta de especiarias. Com temperos bem marcantes, quem costuma experimentar a culinária indiana classifica-a como algo diversificado e com sabores interessantes, que podem ser “sentidos” a partir da degustação dos alimentos, que geralmente recebem toques especiais de temperos fortes, mas em uma quantidade sutil para não estragar o sabor original.

especiarias indianas

O que são Especiarias?

Pode-se entender como especiarias alguns temperos ou condimentos que são usados em qualquer culinária. Essas especiarias são criadas a partir de produtos de origem distinta, sendo que a origem vegetal é a mais comum, além de terem um aroma que pode atribuir um toque especial para a especiaria. É pelo aroma e principalmente, pelo gosto, que muitas pessoas buscam as mais variadas especiarias para cozinhar comidas típicas ou dar um toque diferente na culinária.

O interessante é que cada local pode ser conhecido por possuir uma especiaria que é típica da região. Um exemplo são os países da Europa, que buscavam antigamente alternativas para sair em busca de especiarias consideradas fundamentais para a sua culinária. Entre uma rota e outra, os países europeus iam em busca de diferentes materiais como a seda e claro, as especiarias da Índia, que desde sempre foi considerada pelos países a rota das especiarias.

Com o tempo, as especiarias tornaram-se ainda mais acessíveis à população, sem a necessidade de ir até um país ou cidade específica para consumir o tempero que deseja. Nas feiras e nos mais variados mercados é possível encontrar especiarias incríveis, até mesmo da própria Índia, que de fato ainda é considerada um dos principais países a oferecer uma vasta quantidade de especiarias que atribuem mais sabor e aroma a todas as culinárias espalhadas por todo o mundo.

As especiarias da Índia

Antes de citar quais são as especiarias da Índia, é interessante saber que a culinária indiana é conhecida em todo o mundo por valorizar três elementos em sua cozinha. Ao preparar os seus pratos típicos, os indianos costumam priorizar a saúde, além da preservação de alimentos e o sabor que eles possuem. A saúde dos pratos é garantida através de suas especiarias, que são propagadas para funções diferentes, seja para prevenir doenças ou outros fatores.

Como a população indiana valoriza as suas especiarias e entende o quanto elas são importantes para o seu dia a dia, é comum encontrar hortas caseiras que são criadas com o intuito de ajudar na produção de alimentos e até de remédios que buscam aliviar dores e evitar certas doenças. As especiarias da Índia podem ter gostos diferentes, mas geralmente são conhecidas por ter sabores fortes e um aroma reconhecido de longe que deixa a culinária mais cheirosa.

– Especiarias da Índia, a Canela: Também conhecida como Dalchini na Índia, a canela é de fato uma especiaria famosa no país. O interessante é que seu sabor pode ser reconhecido logo na primeira ingestão, pois a especiaria de fato tem um aroma e sabor forte. A canela pode ser consumida tanto ralada como também em pau e pode ser utilizada no tempero de pães, ou até mesmo para criar doces variados.

– Especiarias da Índia, o Coentro: O coentro é conhecido entre os indianos como Dhaniya e a especiaria é utilizada, e muito, na Índia, como um remédio que permite aliviar alergias, náuseas, febre e outras enfermidades. Caso a pessoa tenha criatividade, é possível apostar nas suas folhas na culinária como um tempero que muda por completo o gosto da refeição devido ao seu sabor com toques cítricos.

– Especiarias da Índia, o Cravo-da-Índia: Ele é conhecido como Loung, e é uma das especiarias mais famosas da Índia. É extraído a partir dos botões de uma flor, sendo que para ser utilizado, precisa ficar em exposição ao sol. Pode ser introduzido em perfumes e claro, em alimentos. O Loung é conhecido entre os indianos a partir das suas propriedades de ser moderadamente afrodisíaco e também um pouco medicinal.

– Há diversas outras especiarias que são naturais da Índia, como é o caso do Cominho (Jira), o Curcumã ou açafrão da terra (Haldi), o Currypatta (Meetha neem), a Noz-moscada (Jaifal), a tradicional Pimenta do reino (Kali mirch), e muitas outras especiarias que podem ser encontradas no país e atribuem um aroma e sabor distinto para as mais variadas culinárias.