Dieta das frutas


Desde sempre emagrecer está entre as necessidades de homens e mulheres. Os motivos? Ter um corpo esteticamente mais bonito e saudável, melhorar a qualidade de vida, prever e tratar doenças e por aí vai.

Mas, independentemente de qual seja o motivo pelo qual você procura emagrecer, sabemos que esse resultado só parte de maneira natural quando o indivíduo aposta em duas coisas, preferencialmente, realizadas em conjunto: a reestruturação alimentar e a realização de atividades físicas.

Nesse sentido, conheça neste artigo a dieta das frutas e como ela pode (ou não) cumprir com os seus objetivos na perda de peso.

frutas

Como funciona a dieta das frutas?

A dieta das frutas foi uma iniciativa criada pelo nutricionista Jay Robb, nos Estados Unidos. Por ser extremamente restritiva, a dieta não é adequada para mais de três dias, uma vez que carece dos principais nutrientes que você precisa para o dia a dia saudável.

A dieta das frutas é considerada uma ‘opção de emergência’, ou seja, uma rotina alimentar que pode ser adotada por apenas alguns dias para quem precisa perder peso com rapidez – como para ir a uma festa de casamento, por exemplo.

Agressiva e restritiva é como podemos chamá-la, lembrando que ela também só pode ser realizada por indivíduos sem qualquer tipo de problema de saúde, como hipertensão, altos níveis de colesterol ou outros.

Mas é claro que, para perder peso rápido para algum momento específico, ela é adequada sim, uma vez que é extremamente leve. Mas, por outro lado, ela é pobre em carboidratos e em calorias, o que pode levar o organismo a diminuir sua energia e sentir alguns efeitos colaterais como a indisposição, a fraqueza, tontura, cansaço e outros.

A dieta das frutas também elimina por completo o consumo de leguminosas, gorduras e hortaliças. Dessa forma, a perda de peso por meio da dieta das frutas acontece pelo consumo inadequado de alimentos, uma vez que os carboidratos, proteínas, gorduras e nutrientes essenciais para manter a nossa saúde em dia não são consumidos.

A dieta das frutas ajuda a perder peso de forma rápida e extremamente instantânea, mas isso não significa que ela seja positiva. Quando a perda de peso corre muito intensa e rápida, nós também perdemos uma grande quantia de massa muscular. Com o metabolismo mais lento, após a dieta você ainda corre o risco de ganhar alguns quilinhos novamente, possibilitando o tão temido efeito sanfona.

Qual o cardápio da dieta das frutas?

Após conhecer os benefícios e os malefícios da dieta das frutas, confira um cardápio completo que pode ser seguido durante os três dias de dieta.

1. Dia 1

• Café da manhã

No café da manhã, consuma 200 ml de suco de soja da sua fruta preferida.

• Lanchinho da manhã

No meio da manhã, mais uma vez aposte no suco, dessa vez, de um sabor diferente se preferir.

• Hora do almoço

Um copo de vitamina com leite desnatado e frutas à sua escolha. Além disso, você também pode consumir meio mamão papaia.

• Lanchinho da tarde

No meio da tarde tome mais um copo de suco de soja.

• O jantar

Finalize o primeiro dia de dieta com um copo de suco natural feito com meio abacate e limão – ideal para promover a desintoxicação do seu organismo.

2. Segundo e terceiro dia

• Café da manhã

Coma uma porção de melancia e outra de melão. O ideal é medir corretamente com o auxílio de uma xícara de chá, por exemplo.

• Lanchinho da manhã

Duas xícaras de chá com pedacinhos de morango será o ideal para que você não fique com muita fome até o almoço.

• Hora do almoço!

Na sua hora preferida do dia, tome um copo de 200ml de suco de soja e coma duas bananas.

• Lanchinho da tarde

Nesse período, coma duas maçãs de tamanho médio.

• O jantar

Seu jantar durante o segundo e terceiro (último) dia de dieta consiste em um mamão ou uma manga no jantar.

Antes de dormir, se estiver com fome, você ainda pode fazer uma última refeição, a famosa ceia: coma meio abacate e um copo de suco de soja.

Quais são as frutas que mais emagrecem?

Se você decidir não seguir especificamente a dieta das frutas, mas estiver pensando em combiná-las com uma reestruturação alimentar ou com uma dieta mais leve e menos restritiva, as frutas que mais lhe recomendamos para garantir a perda de peso são:

• Morango – são apenas 45 calorias por 100g de fruta, é rica em vitamina C, ferro e atua como anti-inflamatório natural;

• Pera – média de 85 calorias por unidade, é rica em fibras, acaba com a fome e melhora a digestão;

• Banana – além de saciar a fome e tirar a vontade de comer doce, uma banana tem menos de 100 calorias;

• Melancia – combate o inchaço natural do corpo, é diurética e conta com apenas 24 calorias a cada 100g consumidas.