Tipos de poluição das águas


É certo afirmar que a água é um dos recursos de maior importância em toda a extensão do planeta Terra. Porém, com o passar dos séculos e anos as atividades humanas vem agravando cada vez mais a poluição desse bem extremamente precioso para a vida humana e animal.

Atualmente existem três tipos de poluição que nos preocupam bastante: a poluição das águas, poluição do ar e a poluição do solo. Mas, entre elas certamente a que mais preocupa é a que envolve as águas, uma vez que a substância é fundamental para manter a vida de todos nós.

Mas, por que será? Em primeiro lugar, se uma pessoa fica apenas quatro dias sem beber água, ela morre. Por outro lado, a preocupação também é lançada para o fato de que alguns rejeitos e detritos são jogados diretamente em mares, rios, lagos, lençóis subterrâneos e assim por diante, prejudicando mais uma vez a água disposta nesse espaço.

poluição das águas

Além disso, sabe-se que só a água doce é própria para a realização de grande parte das tarefas humanas, sendo as suas proporções mundiais cada vez menores: apenas 0,3%.

Para que possamos evitar esses problemas, devemos ter a consciência de quais são as principais fontes para a poluição das águas.

Tipos de poluição das águas

Atualmente, muitos são os tipos de poluição das águas e a classificação, nesse caso, depende especificamente de suas causas, origens ou até mesmo das consequências provocadas.

Vamos começar?

• Poluição biológica das águas

A poluição biológica das águas é aquela que acontece quando os corpos que vivem nas águas contam com micro-organismos de origem patogênica, ou seja, como é o caso dos vírus, bactérias, protozoários que surgem dos esgotos de fábricas e residências, vermes e muitos outros.

Eles podem se responsabilizar pela poluição das águas de duas maneiras: quando são jogados propositalmente ou quando se infiltram nos solos, chegando às nascentes ou águas de poços.

As principais consequências desse tipo de poluição da água é a infestação de doenças como cólera, febre tifoide, hepatites, leptospirose, amebíase, esquistossomose e outros, que podem afetar não só os humanos como também os animais.

• Poluição térmica das águas

Já esse tipo de poluição acontece quando uma quantidade muito grande de águas aquecidas é lançada em meio ao recurso hídrico, sendo os seus principais responsáveis as indústrias siderurgias, termoelétricas e refinarias.

Além disso, a poluição térmica também é intensificada por frequência pelas usinas nucleares que, na maioria dos casos, ficam instaladas nas proximidades de lagos ou mares. A energia desse tipo de espaço é produzida por meio da liberação do calor que ajuda a água a ferver.

Porém, é certo afirmar que a água quente diminui a própria solubilidade dos gases da água, especialmente o oxigênio, o que culmina na morte de uma série de animais aquáticos. Além disso, águas fervidas também aumentam as reações provocadas por outros tipos de poluentes.

• Poluição sedimentar

A poluição sedimentar é a que gera o maior número de poluições. Ela acontece quando há acúmulo de diferentes partículas, principalmente de produtos insolúveis – sejam orgânicos ou inorgânicos – e outras do solo.

Isso faz com que detritos e lixos, que já contam com poluentes tanto biológicos como químicos, se instalem nas águas, impedindo a luminosidade de chegar até às águas. Tal ação prejudica a fotossíntese das algas e a procura por comida dos animais.

• Poluição química das águas
Já a poluição química, por sua vez, ocorre por meio da ação de produtos químicos indesejados, os grandes responsáveis pelo pior tipo de poluição das águas – isso porque seus efeitos, a princípio, podem ser sutis, dificultando a percepção do problema.

E quais são esses agentes poluentes? Fertilizantes do ramo agrícola estão no topo da lista, assim como os compostos sintéticos como medicamentos, detergentes, inseticidas, plásticos, aditivos alimentares, solventes, herbicidas e muitos outros.

O derramamento de combustíveis como o petróleo, durante tarefas como extração e perfuração, também prejudica e agrava esse tipo de poluição das águas.

• Poluição do tipo radioativa

Por fim, esse tipo de poluição das águas ocorre por conta dos resíduos radioativos que são lançados tanto no solo quanto no ar, especificamente por conta dos lixos atômicos gerados tanto em hospitais, usinas nucleares, laboratórios e outros.

Quais são os principais contaminadores da água?

Entre as substâncias e componentes com maior capacidade para prejudicar as nossas águas, independentemente de qual seja o tipo de poluição, estão:

• Agentes patogênicos;

• Compostos biodegradáveis e orgânicos;

• Agentes tensoativos;

• Partículas sólidas;

• Elementos com muito CO², como é o caso da fumaça provocada pelas indústrias, por exemplo;

• Contaminação do tipo térmica;

• Substâncias radioativas;

• Eutrofização, ou seja, nutrientes jogados nas águas de forma muito expressiva;

• Substâncias tóxicas;

• E muitos outros agentes.
Por fim, não devemos nos esquecer de que a água é um recurso hídrico totalmente indispensável para vida, sendo a conscientização para seu cuidado de extrema importância.