Origem do nome Brasil


Brasil, terra do futebol, do samba e da caipirinha. Hoje, o Brasil significa cultura, diversidade e felicidade. Muita coisa mudou desde que Pedro Álvares Cabral atracou em terras tupiniquins. Há anos o nome Brasil tem se ligado a diversos adjetivos, mas qual a verdadeira origem do nome Brasil? Será que é realmente apenas oriundo do pau-brasil, tão cobiçado pelos europeus? Ou será que existem outras teorias para o nome do país mais alegre do planeta? Neste artigo tentaremos trazer teorias de alguns autores sobre a origem do nome Brasil, através do pau-brasil e demais formas de contar como esse belo paraíso na terra obteve esse nome.

Quando os portugueses pisaram nas novas terras, acreditava-se que o Novo Mundo era uma ilha de tamanho ainda indefinido. Após diversas expedições fora constatado que um novo continente estava à frente dos exploradores portugueses. Ao descobrir a dimensão do que se tratava o território brasileiro (menor na imaginação, se comparado à realidade) os debates para o batismo se iniciaram. Ali, diante daquela vasta terra iniciavam-se discussões simbólicas, porém importantes, do nome a ser dado para a nova terra.

nome Brasil

A Ilha de Vera Cruz, A terra dos papagaios e Terra de Santa Cruz

Ainda sem descobrir as dimensões da nova terra, Pedro Álvares Cabral batizou, por ora, o território de Ilha de Vera Cruz. Porém o nome gerou controvérsias entre os portugueses que participavam da expedição da nova terra. O nome, aparentemente, não agradou e permaneceu numa inconstante alternância de denominações. Foi durante a expedição de Gonçalo Coelho que os portugueses tomaram conhecimento do tamanho real da terra que haviam atracado. Não se tratava de uma ilha, tampouco um pequeno país, mas um espaço equivalente a um continente. Era enorme. Por esse tamanho, alguns nomes passaram a ser dado para o atual Brasil, sendo a Terra dos Papagaios a mais charmosa entre os exploradores, porém Terra de Santa Cruz foi a determinada pelo Rei português D. Emanuel.

O Pau-Brasil como referência para os navegantes

E origem do nome Brasil parecia estar certa desde o início. Durante várias expedições, os navegantes passaram a popularizar o nome de Brasil para nova terra. Portanto, pode-se dizer que a origem do nome Brasil veio dos navegantes que se referiam a uma terra que possuía uma árvore desconhecida dos europeus e que foi o motivo das navegações dos portugueses até o continente por três décadas. O nome pegou e a corte, de certa forma, adotou o nome.

O nome acabou fixando-se no imaginário dos viajantes e exploradores da nova terra. Entretanto, a origem dele é muito contestada em diversos estudos realizados por especialistas. Alguns historiadores da área contestam o fato de o nome ser originário da árvore que possuía em abundância no território brasileiro. Os autores Adolfo Varnhagen e Capistrano de Abreu discordaram da divulgação a respeito da origem do nome Brasil. Segundo eles, o nome não seria originário do Pau-Brasil, mas de uma ilha imaginária localizada na costa da Irlanda. Capistrano afirma que essa ilha irlandesa era cercada de mitos, lendas e sua real existência jamais fora comprovada.

Porém, durante a Idade Média, a ilha “Brazil” (como era chamada) era representada em mapas da época, sendo, portanto, “real” na atual época e conhecida de quem os manejava. Alguns dos mapas induziam a sua realidade, apesar de nunca se ter conhecimento da existência da dela. Segundo algumas das lendas existentes sobre a ilha, o Rei Brasal fixou residência na Ilha Brazil após sua morte, sendo assim mais uma prova de todo o misticismo que envolvia a Ilha Brazil, que constava em alguns mapas de navegantes portugueses à época. Alguns poetas portugueses da época, como Gustavo Barroso, defenderam essa tese da Ilha Brazil ter servido de inspiração para a “nova terra mágica” encontrada pelos portugueses.

Há outros poucos estudiosos que acreditam na inspiração de Brasile – com nome proveniente de “Balj Ibn Bishr” – que fora o primeiro chefe muçulmano a conquistar a Andaluzia, na Espanha. Devido a dificuldade de pronúncia do nome do guerreiro muçulmano, seu nome fora modificado ao longo dos anos, adaptando-se a pronúncia na linha do tempo. Fixou-se, portanto, o nome de Brasile. E, devido à fronteira entre Portugal e Espanha, e o consequente conhecimento histórico da vizinha europeia, o nome teria inspirado navegantes, exploradores e colonizadores portugueses a batizar o nome. Porém essa teoria é pouca aceita e dificilmente é divulgada.

Desde 1500 há diversas discussões em que o nome “Brasil” se apresenta. Quando fora descoberto, a discussão era para o nome ser definido para a nova terra, atualmente é qual sua devida origem. Apesar de a origem do nome nunca ser algo que será devidamente unânime entre autores, o Brasil pode ser definido como um país com um passado interessante, um presente e futuro promissores. É o país cujo nome significa beleza, felicidade e cultura, transborda cultura, portanto, apesar de não se saber a sua devida origem, seus significados são infinitos.