Geografia dos Estados Unidos


Os Estados Unidos da América consistem em uma república federal com 9.522 mil quilômetros quadrados, sendo ele o quarto maior do mundo no que refere à extensão da área. Uma das suas características mais destacáveis se refere à política, uma vez que o regime democrático do país está instaurado por mais de dois séculos seguidos.

Ele é banhado por três oceanos, sendo eles: o Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e o Ártico, na região independente do Alaska. O país é formado por 50 diferentes estados agrupados, com exceção do Alaska e do Havaí, que estão na região noroeste da nação canadense. Suas fronteiras são com o golfo do México e Canadá.

O último censo divulgado informou que a população total da nação norte-americana é de 319 milhões de habitantes, sendo que a taxa de crescimento populacional está estável em 0,92%. A expectativa de vida também está entre as mais altas do mundo: 77,7 anos.

Geografia

A capital dos Estados Unidos da América é a cidade de Washington, onde está localizada a famosa Casa Branca – que concentra todos os poderes da nação. O presidente atual é Barack Obama, que governa em um modelo democrático federal, como já dito anteriormente, desde o ano de 2009.

Entre as divisões administrativas, ou seja, os estados norte-americanos de maior destaque – principalmente para a economia e turismo – estão: Massachusetts, Nevada, Califórnia, Florida, Hawaii, Montana, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Carolina do Norte, Pensilvânia e Texas.

Clima e vegetação

Há quem diga que os Estados Unidos é um país de todos os climas – o que não é uma mentira. O clima polar é o menos representativo de toda a nação, encontrado unicamente na parte norte do Alaska.

Já no clima continental aparece com maior frequência, principalmente nos montes Apalaches e arredores do Rio Mississipi. O clima seco é o predominante nas regiões centrais dos Estados Unidos e, em alguns casos, também surge nas Montanhas Rochosas do país.

O clima marítimo também não está entre os mais significativos, se estendendo unicamente a uma pequena faixa da costa do Oceano Pacífico. O sudeste norte-americano, por sua vez, tem como predominância o clima subtropical úmido, que chega quase até a fronteira com o México. Por fim, o deserto do sul do país é predominado pelo tempo subtropical seco, sendo que o tropical seco só surge nos vales das Montanhas Rochosas localizadas ao Sul.

Já em relação à vegetação, a predominância é de florestas temperadas em toda a costa noroeste e leste. Os mangues também ganham espaço, principalmente na península da Flórida – um dos motivos pelo qual o estado ganha tanta aceitação pelos turistas. Na costa do Alaska, por sua vez, é possível encontrar a Tundra. A vegetação desértica, como o seu próprio nome já nos dá a entender, fica na fronteira dos Estados Unidos com o México.

A nação também conta com alguns problemas ambientais, principalmente na capital e em grandes centros urbanos. Os principais deles são:

• A contaminação do solo (principalmente por iniciativas agrícolas, com fertilizantes e pesticidas);

• A contaminação da água – principalmente adequada para o consumo humano;

• Desertificação;

Poluição do ar intensificada nos grandes centros urbanos, principalmente pela atividade industrial.

Mais curiosidades

A geografia dos Estados Unidos também inclui algumas características e curiosidades interessantes.

Vamos considerar alguns pontos?

• A crença predominante nos Estados Unidos da América é a dos protestantes, com 51% de fiéis. Além disso, são 24% de católicos romanos, 2% mórmons, 1,7% judeus e cerca de 1% de muçulmanos. Mas o mais curioso é que o país concentra uma grande quantidade de ateus, ou melhor, indivíduos sem nenhuma crença religiosa – cerca de 20% de toda a população norte-americana.

• No que se refere ao idioma nativo, o predominante é o inglês, falado por 79% de toda a população. Mas, principalmente com base na imigração, outras línguas também são faladas: o espanhol fica em segundo lugar, com 13%, assim como as linguagens indo-europeias, com 4%.

• Por mais que o senso comum atribua os Estados Unidos a um país com predominância de negros, a verdade é que eles concentram apenas 13% da população. Os brancos são maioria, com 80%. Além disso, é também possível encontrar nos países asiáticos (mesmo que em pequenas proporções, cerca de 5%) e outros (3%).

• Outra curiosidade interessante é que os Estados Unidos da América apresentam uma grande diversidade em seus pontos. O mais baixo deles está em Nevada e Califórnia, com -87 metros. Por outro lado, o Monte McKinley, no Alaska, conta com 6.194 metros de altitude. Por isso, a visita ao país envolve sol escaldante e neve ao mesmo tempo – tudo vai depender dos seus interesses próprios.

• Os principais perigos naturais que se instauram na região dos Estados Unidos da América são: possibilidade de terremotos na costa oeste, atividades vulcânicas – especialmente nos vulcões ativos do Hawaii e os furacões, que geralmente atingem a região Sul do país.