Inglês: Passado simples (simple past)

Inglês,

Inglês: Passado simples (simple past)

No inglês, o passado simples – ou melhor, simple past, consiste na forma do idioma para descrever alguma ação que ocorreu no passado e que já não acontece mais nos dias atuais.

Sendo assim, o simple past só pode ser utilizado para uma ação que marcou tanto o seu início como também o seu fim no passado. Outra regra básica é: os verbos no simple past não podem ser flexionados em nenhum tipo de pessoa, ou seja, eles se repetem em todas elas.

Para dizer algo que você fez ontem à noite, e que não vai se repetir, você pode dizer utilizando o passado simples do inglês.

Passado simples (simple past)

Um exemplo seria: “I helped my daughter with her lesson”. Na tradução: eu ajudei a minha filha com a sua lição.

Com a frase já traduzida, é notável que ela está no passado. E no inglês, há uma forma ainda mais simples de entender o que aquela frase quer dizer: basta olhar o ED no final do verbo, que significa que ele está no negativo.

Sendo assim, toda vez que uma ação é começada e também terminada no passado, ela é caracterizada no inglês com o passado simples.

Para os verbos regulares da língua inglesa, o passado simples é marcado por conta do ‘ed’, um simples sufixo. Enquanto isso, os verbos irregulares contam com uma maneira própria para se adequar ao passado simples, o que pode exigir maior dedicação por parte do aluno da língua.

Verbos regulares

Alguns exemplos de verbos regulares são: work, wait, love, like, plan, prefer, study, cry, arrive.

Porém, eles ainda se dividem com base na forma em que são terminados. Na grande maioria dos verbos regulares, basta adicionar o ‘ed’. Alguns exemplos são:

• Work – worked

• Drink – drinked

• Wait – waited

Para os que já terminam com o ‘e’, basta adicionar o ‘d’ no final:

• Love – loved

• Arrive – arrived

• Live – lived

Os verbos que terminam com uma consoante, acrescido de uma vogal e mais uma consoante também ganham uma combinação diferente no simples past: é necessário repetir essa última consoante e só depois adicionar o ‘ed’. Para entender, lá vão alguns exemplos:

• Prefer – preferred

• Stop – stopped

• Clean – cleanned

No que se refere à pronúncia dessas palavras, ela é a mesma nas três situações. Por isso, quanto maior for a sua convivência com a língua inglesa, mais fácil essas diferenciações se tornam.

Os verbos irregulares

Para muitos, os verbos irregulares podem ser um pouco mais confusos para adequação no simple past. Porém, lembre-se: todas as regras que se aplicam para verbos regulares também servem para os irregulares, com a diferença de que eles não podem seguir com esse mesmo padrão de formatação quando vão para o passado.

E se você estiver se perguntando qual é a forma mais simples de gravar as conjugações dos verbos irregulares, a resposta é bem simples: praticando. A medida em que você lê, escreve e fala mais palavras em inglês, você começa a gravar cada um dos verbos irregulares. Uma boa dica é consultar, com frequência, uma tabela completa com todos os verbos irregulares na língua inglesa.

Alguns exemplos de verbos irregulares são:

• Go – went

• Run – ran

• Come – came

• Eat – ate

• Send – sent

• Cut – cut

Além disso, você não pode esquecer que com os verbos irregulares, a única coisa que realmente se altera são as próprias conjugações. Para as perguntas ou para as frases negativas, os verbos continuam em seus formatos normais.

Alguns exemplos são:

• She didn’t eat with her sister at dinner. Tradução: ela não comeu com sua irmã no jantar.

• Did you go run with your friends yesterday? Tradução: você foi correr com seus amigos ontem?

Como perguntar com o simple past?

Para fazer perguntas no simples past também é fácil: você só vai precisar de um auxiliar, o famoso ‘DID’.

O did nada mais é do que o ‘do’ do passado, motivo pelo qual é substituído em perguntas que são realizadas envolvendo ações feitas e terminadas no passado.

Na pergunta, o ‘did’ deve ficar antes do sujeito e como ele já está no passado, não há a necessidade de conjugar o verbo, mas só de repeti-lo em sua forma normal.

Vamos para alguns exemplos de pergunta no simple past:

• Did you like to meet her? Tradução: você gostou de conhecê-la?

• Did you go to the park with your mother yesterday? Tradução: você foi ao parque com a sua mãe ontem?

• Did they go to the school together? Tradução: eles foram para a escola juntos?

O que torna esse tipo de tempo verbal ainda mais simples é o fato de que não há a necessidade de conjugar os verbos com base na pessoa principal da frase. Isso porque, uma vez que eles são conjugados, tanto os verbos regulares como também os irregulares podem ser utilizados como I, she, he, you, they, we e outros, sem qualquer mudança.