Mistura Eutética


As substâncias químicas se comportam de diferentes formas quando combinadas a fim de gerar um produto. Algumas se misturam com facilidade gerando outra substância, enquanto outras não funcionam da mesma maneira. Esses diferentes tipos de mistura são chamados de mistura eutética ou mistura azeotrópica. Neste texto, abordaremos com mais profundidade o conceito de química chamado de mistura eutética.

Definição

O nome desse tipo de mistura tem origem em uma palavra grega que significa algo como “facilmente fundida”. E, depois de ler este resumo, vai compreender sem dificuldades por que foi escolhido esse nome para esse tipo especial de mistura.

Eutética

A mistura eutética é um tipo de mistura de diferentes compostos químicos em uma proporção determinada. Nessa mistura, o ponto de fusão, que é quando a substância passa de um estado físico para um estado líquido, acontece na menor temperatura possível. Ou seja, cada uma das substâncias possui uma diferente temperatura de fusão quando está separada, mas, quando acontece uma mistura eutética, elas tendem a diminuir esta temperatura e se fundem a uma temperatura bem menor e, por isso, bem mais rapidamente.

Outra característica específica deste tipo de mistura está no processo de fusão, que não sofre alteração até que o componente mais volátil da mistura seja descristalizado totalmente. A mistura eutética tende a se comportar como se fosse uma substância pura. Em uma mistura não eutética, um dos elementos se funde primeiro e o outro demora mais, até que encontre a temperatura perfeita.

Já a temperatura do tipo azeotrópica funciona de forma diferente. A mistura se comporta como uma substância pura no estado de ebulição e condensação, não no estado de fusão. Ou seja, a temperatura tende a se manter constante quando está passando por este estado físico. O estado de fusão acontece de forma a variar com o tempo.

Explicando a mesma coisa de outro jeito, pode-se falar que isso significa que a mistura azeotrópica acontece quando uma mistura que está sendo aquecida, passa do estado líquido para o gasoso e a temperatura deste exato momento se fixa e permanece a mesma até que os componentes envolvidos se tornem gasosos também. Nesse caso, acontece o mesmo que nas misturas eutéticas. Juntas e quando nas proporções corretas, as substâncias químicas tendem a entrar em ebulição quando alcançam a mesma temperatura, porém, quando separadas ou colocadas em proporções diversas, tendem a entrar em ebulição e passar para o estado gasoso em temperaturas bastante diferentes entre si.

Exemplos conhecidos de misturas Eutéticas

A mistura eutética acontece geralmente em ligas metálicas, mas em casos raros também acontece com outros tipos. As misturas eutéticas mais conhecidas são a solda metálica usada em componentes eletrônicos, que nasce da mistura – em proporções pré-estabelecidas, do chumbo e do estanho.

O ponto de fusão das substâncias chumbo e do estanho juntas acontece em uma temperatura menor do que de cada uma delas em separado. Quando chumbo e estanho se fundem a temperatura é de 186º Celsius, e separadamente o ponto de fusão do chumbo acontece quando alcança a temperatura de 327º Celsius e do estanho acontece na temperatura de 232º Celsius.

Mas, é importante ressaltar que este comportamento de o ponto de fusão ser menor quando misturado em relação a quando está separado, só ocorre quando existe uma determinada proporção de cada um dos elementos. No caso da solda metálica para componentes eletrônicos o ponto exato para acontecer a mistura eutética deve ter obrigatoriamente a proporção de 37% de chumbo e 63% de estanho. A mistura eutética não acontecerá se a proporção for diferente desta quantidade exata, mesmo que seja por uma quantidade muito pequena.

Além disso, podemos citar também como exemplo de mistura eutética, uma liga metálica que resulta da mistura de busmuto e cádmio. Novamente, eles precisam estar em proporções determinadas para que a fusão ocorra na menor temperatura do que os elementos em separado. Nesse caso, a proporção para que a mistura eutética ocorra entre estes dois elementos deve ser obrigatoriamente de 60% de bisumuto e 40% de cádmio. Juntos, eles têm a temperatura de fusão em 140º Celsius e separadamente acontece assim:

* Temperatura de fusão do bisumto separadamente: 271,3º Celsius
* Temperatura de fusão do cádmio separadamente: 320,9º Celsius

Outros tipos de mistura

Além das misturas eutética e azeotrópica, existem as misturas mais facilmente compreendidas, que são:

* Mistura homogênea
* Mistura heterogênea

Esses conceitos são mais fáceis de explicar, pois são facilmente vistos e vividos por nós em nosso dia a dia. Uma mistura homogênea ocorre quando, em temperatura ambiente, duas substâncias se misturam formando uma mistura única, sem podermos visualizar a olho nu cada uma delas separadamente. Esse tipo de mistura é também chamado de monofásica.

Já as misturas heterogêneas, quando misturadas, não se juntam totalmente e ficam visivelmente separadas. Elas podem ter várias fases diferentes. O exemplo mais comum de uma mistura heterogênea se dá da mistura de água e óleo, em que é possível verificar claramente onde cada uma se encontra.