Categorias Artes

Resumo da Pop Art

A pop art é uma escola artística que teve início na Inglaterra e nos Estados Unidos na década de 50 e se mistura ao início do pós-modernismo, movimento caracterizado pelas mudanças ocorridas nas artes, nas ciências e nas sociedades a partir de 1950. A essência do movimento é a crítica à cultura de massa que se expressou nas artes plásticas e em objetos e imagens provenientes do consumo popular. Este breve resumo da pop art dará dimensão do significado deste importante movimento para a sociedade mundial.

Em 1954, foi a primeira vez que a denominação da pop art foi citada, graças às reflexões do crítico inglês Lawrence Alloway. O crítico usou o termo para designar produtos da cultura popular ocidental, especialmente os que eram criados nos Estados Unidos. O movimento tem suas raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp e tomou forma quando os artistas passaram a usar elementos oriundos dos símbolos e produtos da propaganda da cultura de massa em suas obras. A forte influência destes componentes na cultura de massa era representada na pop art.

Este movimento artístico se opôs ao expressionismo abstrato, que tinha o domínio do cenário artístico desde o período que marca o final da segunda guerra. A estética da pop art era figurativa e, além dos objetos de consumo e da publicidade, seu repertório tinha como influência a televisão, o cinema, os quadrinhos e a fotografia. O hiper-realismo ganhava forma nas obras, que eram feitas com tinta acrílica, látex, poliéster, usavam cores vibrantes e intensas e tinham tamanho igual ou maior do que o objeto representado. Os signos estéticos faziam parte da crítica, que ironizava o fato da sociedade ser dominada pelos objetos de consumo.

A vida materialista também era ironizada por meio da transformação do formato dos objetos de consumo, colagem e de técnicas que repetiam várias vezes o mesmo símbolo, mas com cores diferentes. A pop art serviu como referência não só para o cenário cultural e artístico posterior, mas também o grafismo, a ilustração e a moda.

É interessante observar que o consumo criticado pela pop art era sua principal matéria-prima, ou seja, o movimento também precisava daqueles objetos de consumo para manter sua iconografia e inspirar novas obras. Inclusive, houve o aumento do consumo de alguns produtos, como a sopa Campbell, usada pelo principal artista da pop art, Andy Warhol. O que era brega passou a ser considerado tendência de moda, o que era considerado banal se tornou requintado, já que o valor da arte muda de acordo com o contexto histórico no qual está inserida. Outro fato importante é que este movimento aproximou a arte do popular, pois utilizava elementos da própria massa para se manifestar e acabou com o mito de que a cultura artística era para poucos.

Resumo da pop art – principais artistas

Robert Raunschenberg: O artista ficou conhecido por suas obras brancas ou pretas com jornal amassado e pelas pinturas que combinavam diferentes elementos, como embalagens de produtos industrializados, garrafas de Coca-Cola e animais empalhados. Depois, Raunschenberg passou a usar a impressão em silkscreen para aplicar fotografias na tela de pintura, que ganhavam pinceladas de tinta grossas para unificar a obra.

Roy Lichtenstein: Sua principal manifestação artística eram os quadros de tinta a óleo e acrílica, que tinha como referência os anúncios comerciais e histórias em quadrinhos. Sua habilidade permitia a reprodução fiel das técnicas gráficas usadas nas peças industriais. O impacto visual ficava por conta das cores, que eram brilhantes e planas e ganhavam contorno de um traço preto. O objetivo de Lichtenstein era unir a abstração e arte comercial.

Andy Warhol: Considerado o artista mais importante da pop art, Warhol ficou famoso pela produção mecânica de imagens a partir de fotografias de celebridades do cinema e da música da época, como Marilyn Monroe e Elvis Presley, e pela técnica de serigrafia, que representava a impessoalidade dos produtos de consumo, como as latas de sopa Campbell e as garrafas de Coca-Cola. Warhol também foi cineasta e produziu discos musicais de uma banda.

Outros artistas importantes da pop art foram Peter Blake, que criou a capa do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles; Wayne Thiebaud, conhecido pelo uso do humor e da nostalgia em suas obras; Roy Lichtenstein, que tinha como principal repertório as histórias em quadrinhos; e Jasper Johns, famoso pela obra Flag, de 1954.

Resumo da pop art : os artistas da Inglaterra

Os precursores da pop Art na Inglaterra foram os artistas Laurence Alloway, Smithson, Richard Hamilton, Eduardo Paolozzi e Reyner Banham, que formaram o Independent Group em 1952. O grupo tinha como meta produzir obras artísticas para as massas. Sua principal manifestação foi a exibição “This Is Tomorrow”, realizada em Londres, em 1956 e que culminou com o término do grupo. A colagem “Just what is it that makes today’s homes so different, so appealing?” é considerada uma das primeiras obras do movimento.

A principal diferença do pop art britânico para o americano é que os ingleses, que passavam por uma reestruturação no período pós-guerra, ficavam fascinados com a prosperidade econômica dos Estados Unidos, representada pelos produtos de consumo de massa.

Resumo da pop art no Brasil

No Brasil, a pop art surgiu com mais força após o golpe militar e teve papel importante no contexto de transformação da imagem social e urbana da sociedade brasileira. A técnica de impressão em silkscreen foi adotada nas artes plásticas e as histórias em quadrinhos foram referências bastante utilizadas pelos artistas brasileiros. Aqui, o hiper-realismo usou matérias-primas reais e não apenas a sua representação – os símbolos representavam a si mesmos por meio do uso de roupas, acessórios e outros materiais agregados às esculturas, por exemplo.

Na pop art brasileira, o uso da linguagem deste movimento era usado para crítica política e social, diferentemente da pop art norte-americana, que ironizava a cultura de massa. Antonio Henrique Amaral, Aguilar, Baravelli, Duke Lee, De Tozzi, Fajardo, Nasser e Resende são os principais artistas brasileiros deste movimento.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023