Categorias Artes

Resumo das Vanguardas Europeias

As vanguardas europeias podem ser definidas como manifestações artísticas e literárias que surgiram no início do século XX, na Europa, e foram responsáveis pela ruptura dos paradigmas da época. O contexto histórico da época teve forte influência sobre este movimento. Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, crises financeiras, surgimento de novas tecnologias, descobertas nos campos da medicina e da ciência além de avanços industriais são eventos que estavam acontecendo nas primeiras décadas do século XX.

O contraste social era marcado pelo desenvolvimento industrial de um lado e de outro a exclusão social, o aumento do desemprego e a insatisfação dos trabalhadores. O cenário político estava agitado com o surgimento de correntes ideológicas como o fascismo, o nazismo e o comunismo. Neste contexto, surgiu a necessidade de romper com os padrões estabelecidos e criar novas tendências e estéticas na arte que representassem a realidade social e histórica da época.

As vanguardas europeias também tiveram influência no Brasil. O país estava consolidando sua nova realidade, que tinha como base a extinção da escravatura e a passagem de monarquia para república. Os artistas brasileiros usavam as tendências europeias como referência e as vanguardas contribuíram com a literatura, o movimento modernista e a Semana de Arte Moderna. A união dos movimentos resultou no fim da estética vigente até então no país.

As manifestações das vanguardas europeias foram expressas principalmente em cinco movimentos culturais e artísticos: Cubismo (1907), Futurismo (1909), Expressionismo (1910), Dadaísmo (1916) e Surrealismo (1924). Confira abaixo o resumo das vanguardas europeias, com suas principais características e personagens mais importantes.

Resumo das Vanguardas Europeias – Cubismo

O Cubismo foi destaque entre 1907 e 1914, principalmente na pintura. Este movimento tinha como característica a fragmentação das formas geométricas. Sua ideologia era baseada no fato de que um objeto poderia ser analisado por diferentes ângulos e por isso era preciso interpretar as obras de maneira subjetiva. A literatura ganhou uma nova forma de representação da realidade, na qual os fragmentos do real eram descritos por palavras que tinham como meta montar uma imagem.

O humor, a falta de lógica, a superposição de temas, tempos e espaços eram muito presentes no Cubismo. Este movimento teve artistas importantes na pintura como Pablo Picasso, Juan Gris, Fernand Léger, Georges Braque e André de Lothe. Na literatura, os nomes mais famosos são Cendras e Apollinaire. No Brasil, destaca-se a literatura de Oswald de Andrade.

Resumo das Vanguardas Europeias – Futurismo

O Futurismo surgiu na Itália, com a criação do Manifesto Futurista, por Fillippo Tommaso Marinetti, em 1909. O manifesto incitava a negação do passado, do tradicionalismo e das regras formalizadas pela academia na arte. Ao mesmo tempo, o documento pregava a necessidade de trazer para a arte outros elementos como a tecnologia, ideologias, estudos e experimentação.

Na literatura, o Futurismo previa o uso de verbos no infinitivo, versos livres, eliminação dos adjetivos, advérbios e da pontuação e o fim da sintaxe. Além disso, o movimento exaltava a vida moderna. Entre os artistas mais conhecidos estão Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Luigi Rossolo, Carlo Carrá, Ambrogio Casati, Vladimir Maiakovski, Émile Verhaeren e Anitta Malfatti.

Resumo das Vanguardas Europeias – Expressionismo

O início do Expressionismo aconteceu em 1910 e representava os questionamentos sobre o contexto da época, com o desejo de mudar a estética. O expressionismo retratava as mudanças culturais que estavam acontecendo na Europa e tinha como foco o estado do homem, especialmente seus medos e vícios.

Os artistas expressionistas queriam mostrar que sua arte refletia o seu próprio mundo interior e suas sensações durante a criação. Ernst Barlach, Wilhelm Lehmbruck, Käthe Kollwitz, Ernst Ludwig Kirchner, Marc Chagall, Paul Klee, Georges Rouault, Kurt Hilher, Georg Büchner, Frank Wedekind, Bertolt Brecht, Arnold Schönberg e Friedrich Wilhelm Murnau fizeram parte do Expressionismo.

Resumo das Vanguardas Europeias – Dadaísmo

O Dadaísmo foi um movimento que apareceu em 1916, em meio a Primeira Guerra Mundial. Os artistas, que estavam refugiados, queriam chocar a sociedade burguesa. Agressividade, indignação e revolta foram sentimentos provocados pela guerra e que foram representados nas obras do Dadaísmo.

A falta de ordem, coerência e lógica na composição das palavras e a renúncia das normas formais da poética caracterizaram a literatura. A improvisação e o pessimismo eram valorizados, assim como a técnica de utilização de formas prontas. Marcel Duchamp, Tristan Tzara, Francis Picabia, Max Ernst, Man Ray e Raoul Hausmann foram os principais artistas do Dadaísmo.

Resumo das Vanguardas Europeias – Surrealismo

O Surrealismo nasceu na França, após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1924. Os artistas trouxeram referências da psicanálise para suas obras. A ideologia surrealista defendia que a arte não poderia sofrer interferências da razão, ela tinha que surgir do inconsciente e ser retratada da forma como fosse concebida.

A loucura, a fantasia, a imaginação, os sonhos e o delírio faziam parte das obras. Os artistas criavam metáforas surreais com a finalidade de fugir da lógica e da razão. Entre os grandes nomes do Surrealismo estão André Breton, Salvador Dalí, Joan Miró, Max Ernst, René Magritte, Frida Kahlo, Jacques Prévert, Benjamin Péret, Leonora Carrington, Antonin Artaud e Luis Buñuel.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023