O Renascimento foi um dos períodos mais importantes da História da Europa. Aconteceram mudanças culturais muito significantes, que refletem até os dias de hoje. A região italiana de Toscana foi o primeiro local onde o movimento se manifestou, sendo as cidades de Florença e Siena os palcos principais dessa nova tendência artística. Mais tarde, o Renascimento se difundiu por toda a Itália, e, após alguns anos, por toda a Europa Ocidental. Isso se deveu muito pela ajuda da recém-criada imprensa gráfica, pelo alemão Johannes Gutenberg.
Foi nesse ambiente que nasceu o escultor Donato di Niccoló di Betto Bardi, conhecido por Donatello. Ele se tornou um dos nomes mais importantes do Renascimento Cultural desde o começo de sua carreira artística em Florença, sua cidade natal. As obras mais conhecidas de Donatello são:
Leia abaixo um resumo sobre Donatello, dos seus primeiros momentos artísticos à sua morte.
No ano de 1386, em Florença, nasceu Donatello, filho de Nicollo di Betto Bardi, um modesto tecelão de lã. Logo cedo teve contato com o trabalho artístico. Sua primeira escola foi uma oficia de ourives, na qual trabalhou e obteve o conhecimento necessário para o início de sua técnica.
Donatello também teve um professor ilustre, o famoso escultor Lorenzo Ghiberti. O jovem foi assistente de Ghiberti na época em que ele construiu as monumentais portas de bronze do Batistério de San Giovanni, em Florença.
Em 1408, Donatello criou a obra “Davi”, para a catedral de Duomo. Para especialistas, essa escultura é um resumo sobre Donatello estudante. Feita em mármore, a escultura já apresenta uma técnica que demostra um estudo aprofundado de anatomia humana. Produziu muitas outras obras nesse mesmo período para a catedral de Florença. Fez uma série de esculturas para a Porta dela Mandorla, estátuas de profetas e um “São João Evangelista”, entre 1409 e 1411.
Também em 1411 ele começou a trabalhar a pedra para ornamentar a igreja de Orsanmichele, também de Florença. Construiu um “São Marcos” entre 1411 e 1412 e um “São Jorge” em 1417. Essa última obra, que representa o santo lutando com o dragão, é uma das primeiras a apresentar uma perspectiva que utiliza um único ponto de fuga. Se “Davi” demonstra o estudante, essas outras obras iniciais demostram um belo resumo sobre Donatello jovem.
Passou a trabalhar com outro famoso escultor, Michelozzo di Bartolommeo, que havia sido seu aprendiz. Ele ajudou Donatello na construção de túmulos de Baldassare Cossa e também do cardeal Rainaldo Brancacci, localizados em Nápoles, na igreja de Sant’Angelo. Nesse período, Donatello dividia seu atelier com Michelozzo.
Trabalhou também para o batistério de Siena, entre 1425 e 1427, onde criou as estátuas “Fé” e “Esperança”, além de elaborar relevos com “O Banquete de Herodes”. O escultor viajou então para Roma, onde realizou outras esculturas célebres. Num período de 3 anos, entre 1430 e 1433, ele criou o Tabernáculo do Sacramento para a Basílica de São Pedro e o famoso “Davi” de bronze. Essa obra foi feita por comissão de Cosme de Médici, e buscava unir numa só escultura o Davi bíblico, representando as virtudes cívicas, e o deus Mercúrio, representando a razão que triunfa perante a irracionalidade da força bruta.
Ao retornar a sua cidade natal, Donatello voltou a trabalhar no Duomo. Criou a obra “Anunciação” para a igreja de Santa Cruz, em 1435. Trabalhou para a Igreja de São Lourenço entre 1437 a 1443, onde construiu muitas obras famosas, como a “Apóstolos”, os santos “Cosme e Damião” e “Estevão e Lourenço”, patronos dos Médici.
A famosa estátua “São João Batista” foi esculpida em 1438, para a igreja de Santa Maria Gloriosa, localizada em Veneza. Em 1440, Donatello criou o “Busto de um Jovem com Camafeu”, uma obra que trouxe de volta um conceito de busto da Antiguidade.
Entre 1443 e 1450 ele trabalhou numa de suas obras mais famosas, a estátua “Gattamelata”. Inspirado por obras clássicas como a “Estatua de Marco Aurélio” e os “Cavalos de São Marcos”, Donatello criou um modelo ideal para esculturas equestres feitas no mundo todo até o século XIX.
Ao retornar a Florença, em 1453, criou outra estátua famosa: a “Madalena”. A obra feita em madeira para o Duomo vai contra a beleza física, levando em conta a expressão de tristeza e dor. A força expressiva nessa obra é um resumo sobre Donatello.
Depois de terminado o “São João Batista”, também para o Duomo, o escultor trabalhou em suas duas últimas obras, com ajuda de outros artistas: “O Púlpito da Ressurreição” e “O Púlpito da Paixão”. Em 1466, Donatello morreu em Florença.
This post was last modified on 12 de abril de 2016 18:15
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