Sala Enedina Ufpr
Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a primeira mulher a se formar em engenharia no Paraná, em 1945, e a primeira engenheira negra do Brasil.
Enedina nasceu em Curitiba, no Paraná, em 13 de janeiro de 1913. Era a única filha entre dez filhos de Paulo Marques e Virgília Alves Marques. Seu pai era lavrador e sua mãe era empregada doméstica.
Enedina teve uma infância humilde, mas recebeu uma boa educação. Ela estudou no Colégio Estadual do Paraná, onde se destacou nos estudos.
Enedina sempre sonhou em ser engenheira. Em 1933, ela ingressou na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na primeira turma de Engenharia Civil do estado.
Os anos de faculdade foram difíceis para Enedina. Ela enfrentou preconceito por ser mulher e por ser negra. No entanto, ela se manteve firme em seus objetivos e concluiu o curso em 1945, com a média final de 9,7.
Após se formar, Enedina trabalhou como engenheira no Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná. Ela também lecionou na UFPR, onde foi a primeira professora negra.
Enedina se aposentou em 1976, mas continuou a trabalhar como engenheira consultora até sua morte, em 1981.
Enedina Alves Marques foi uma mulher visionária que quebrou barreiras e inspirou gerações. Ela é um exemplo de que tudo é possível com determinação e força de vontade.
A sua trajetória é importante por vários motivos:
Enedina Alves Marques é uma figura importante da história brasileira. Sua história é um exemplo de como é possível superar as adversidades e alcançar grandes objetivos.
Enedina Primeira Engenheira
Enedina Alves Marques foi uma mulher extraordinária que deixou um legado importante para a sociedade brasileira. Sua história é um exemplo de como é possível superar os desafios e alcançar grandes objetivos.
exemplo de que tudo é possível com determinação e força de vontade.
This post was last modified on 16 de março de 2024 18:56
Confira o link de inscrição da EspCEx 2025 e mais informações sobre o processo seletivo.
A UFRGS informou que as provas do Vestibular 2026 serão aplicadas nos dias 29 e…
Tema de maio da ferramenta Corrige Aqui do Brasil Escola aborda os impactos das mudanças…
Neste Dia da Literatura Brasileira, professores listam 7 livros que podem cair nas provas do…
A 2ª fase do Vestibular 2025/2 da UECE acontece em dois dias, 25 e 26…
Confira o link para ver os locais de prova do vestibular 2025 da UFVJM e…