Categorias Biografias

Resumo sobre Tarsila do Amaral

A vida e obra de Tarsila do Amaral se misturam – a artista expressava em suas telas os momentos vividos e era influenciada pelos acontecimentos em sua volta. Saiba mais sobre a pintora neste resumo sobre Tarsila do Amaral.

Resumo sobre Tarsila do Amaral – Início da carreira

A pintora Tarsila do Amaral nasceu no dia 1º de setembro de 1886, no interior do estado de São Paulo. Seus pais, Lydia Dias de Aguiar do Amaral e José Estanislau do Amaral, eram fazendeiros e a artista passou sua infância na fazenda. Foi educada no Colégio Sion, em São Paulo, e estudou em Barcelona, na Espanha.

Quando voltou ao Brasil, casou-se com André Teixeira Pinto e teve uma filha, chamada Dulce. Alguns anos depois, o casal se separou e Tarsila passou a estudar a arte com aulas de escultura, desenho e pintura. Conheceu a pintora Anita Malfatti no ateliê de Pedro Alexandrino, em 1918, durante suas aulas. Dois anos depois, foi para Paris, estudar na Académie Julien.

A volta ao Brasil foi em 1922 e entrou, com a ajuda de Anita Malfatti, para o grupo modernista, onde conheceu seu próximo marido, o escritor Oswald de Andrade. Após muitas conferências, festas e reuniões, Tarsila foi para Paris e teve aulas com vários mestres cubistas, como Fernand Léger, para quem mostrou sua tela “A Negra”. Esta obra marcou a entrada da pintora para a história da arte moderna do Brasil.

Sua estada em Paris ainda rendeu o contato com personalidades importantes da arte e da literatura, como Picasso, Delaunay, Brancusi e Jean Cocteau, e amigos brasileiros, como Villa Lobos, Di Cavalcanti, Paulo Prado e Olívia Guedes Penteado. Sua beleza e elegância fazia sucesso, por isso pintou o autorretrato “Manteau Rouge”, em 1923.

Um ano depois, Tarsila veio ao Brasil e visitou Minas Gerais. Lá, encontrou as cores que gostava desde a infância, como azul, rosa violáceo, amarelo vivo e verde, mas não usava porque seus professores diziam que eram feias. A partir disso, passou a usá-las, tornando-as uma de suas marcas. Além das cores, as obras da artista retratavam as paisagens urbanas e rurais do Brasil, a fauna, a flora, o povo e o folclore brasileiro. A técnica do cubismo se uniu a estas temáticas e esta fase de suas pinturas ficou conhecida como Pau Brasil.

Resumo sobre Tarsila do Amaral – Primeiras exposições

Em 1926, Tarsila fez um tour por diversos países, como Grécia, Turquia, Palestina, Egito e Armênia e fez sua primeira Exposição Individual em Paris, com uma crítica positiva. Dois anos depois, a pintora fez uma de suas mais conhecidas obras, “Abaporu”, para presentear o esposo, Oswald de Andrade. Este quadro deu início a fase Antropofágica, na qual os artistas que se uniram a pintora queriam transformar a cultura europeia vigente na época em algo brasileiro.

Em 1929, foi realizada a sua primeira Exposição Individual no Brasil, na qual a crítica ficou dividida por não compreender a arte apresentada. Neste mesmo ano, com a crise de Nova Iorque e a crise de café no Brasil, a família de Tarsila perdeu muito dinheiro e a pintora teve que trabalhar. Além disso, Tarsila se separou de Oswald, que a traiu com uma estudante.

Em 1931, Tarsila fez uma exposição em Moscou, acompanhada do novo namorado, o médico comunista Osório Cesar. Foi na Rússia que a pintora ficou sensibilizada com a causa operária. Depois de voltar ao Brasil, a artista foi presa por um mês por participar de reuniões do Partido Comunista Brasileiro e terminou seu relacionamento com o médico.

Em 1933, Tarsila fez a pintura “Operários” e por causa desta obra é considerada pioneira no uso de temas sociais no Brasil. Foi nesta década que a pintora passou a se relacionar com o escritor Luís Martins, pelo menos 20 anos mais novo que ela. O romance teve duração de 18 anos.

De 1936 até meados de 1950, Tarsila trabalhou no jornal Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Na década de 50, a artista voltou a fazer obras sobre o tema Pau Brasil. Tarsila participou da I Bienal de São Paulo, em 1951, da VII Bienal de São Paulo e da Bienal de Veneza, em 1964. Em 1969, foi realizada a exposição “Tarsila 50 anos de pintura”, pela curadora Aracy Amaral. A artista faleceu em janeiro de 1973.

Resumo sobre Tarsila do Amaral – Fases da pintora

Tarsila do Amaral pintou mais de 270 quadros, entre obras finalizadas e inacabadas.

– Primeiros anos: De 1904 a 1922. As principais obras são “Sagrado Coração de Jesus”, o autorretrato “Manteau Rouge”, o retrato “Oswald Andrade” e “As Margaridas de Mário de Andrade”.

– Cubismo: Em 1923. Os destaques são “A Negra” e “Caipirinha”.

– Pau Brasil: De 1924 a 1928. Destacam-se os quadros “Carnaval em Madureira”, “Morro da Favela”, “O Mamoeiro”, “São Paulo”, “EFCB” e “O Pescador”.

– Antropofágica: De 1928 a 1930. O quadro mais famoso desta fase é “Abaporu”, assegurada atualmente em mais de 40 milhões de dólares e exposta no Museu de Arte Latino Americano de Buenos Aires (Malba). Outras obras importantes foram “A Lua”, “Sol Poente”, “O Lago”, “Cartão Postal” e “Antropofagia”.

– Social: Em 1933. A tela mais famosa desta época é “Operários”. “Costureiras” e “Orfanato” foram outros quadros pintados nesta fase.

– Dos anos 30 aos 50: As obras mais famosas desta época são “Primavera”, “Retrato de Beatriz”, “Bandeira do Divino”, “Maternidade I” e o retrato de “Luís Martins I”.

– Neo Pau Brasil: Em 1950. As principais telas são “Fazenda”, “Vilarejo com ponte e mamoeiro”, “Porto I” e “Povoação I”.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024