Categorias Biologia

A influência da vegetação sobre o clima

Os tipos de vegetação e o clima brasileiro

Desde cedo ouvimos falar que a vegetação existente no ambiente tem influência no clima que o local possui. Isso realmente é um fato comprovado por meio de diversos estudos. Chuvas, tempo seco e calor são potencializados pelo tipo de vegetação predominante da região. Contudo, mais do que isso, entender a importância da vegetação para o clima é saber que se torna essencial à preservação de florestas e demais áreas verdes para o equilíbrio ambiental e a consequente qualidade de todo ser vivo.

Temperatura

A vegetação faz um trabalho essencial de absorver parte da energia solar presente na superfície terrestre. Em regiões abertas e que possuem pouca vegetação e áreas verdes a tendência é de que a temperatura seja mais elevadas, com tempo seco e sem muita chuva. É o caso das cidades na região Norte e Nordeste do Brasil.

Do outro lado, com uma grande presença de áreas com vegetação, a região fica com temperaturas mais amenas. Isso acontece devido ao fato da vegetação influenciar na elevação de umidade presente no ar. Portanto, é certo dizer que a vegetação tem uma ação positiva na qualidade de vida da população, proporcionando um ar mais limpo e uma umidade que é propícia para atividades ao ar livre.

Também vale dizer que a presença de vegetação em determinada região faz com que a média de temperatura seja constante, não tendo uma variação decorrente e sem atingir picos mais extremos, seja em um grau térmico maior ou menor.

Presença de chuvas

Se a presença de vegetação no local proporciona maior umidade na atmosfera isso implica, consequentemente, em uma maior incidência de chuvas. Um claro exemplo disso é a região sudeste do Brasil.

Um fato curioso no nosso país é que a presença da Floresta Amazônica é responsável por chuvas em várias partes do Brasil, não apenas na região Norte. Isso ocorre porque as massas de ar se descolam por toda a região, chegando até o sul do país.

Tipos de vegetação e o clima

O Brasil possui uma grande variedade de paisagens vegetais ao longo de toda a sua extensão. Elas trazem um perfil característico do clima em cada uma das áreas do país. A seguir, vamos mostrar a relação entre algumas delas para facilitar a sua compreensão:

Floresta amazônica

A região da floresta amazônica é dominada pelo clima equatorial, ou seja, quente, úmido e com uma baixa amplitude térmica. Isso ocorre devido às formações de árvores de médio e grande porte.

Mata Atlântica e mangues

O clima tropical úmido da Mata Atlântica acompanha uma estreita faixa costeira, que se estende por São Paulo até o Rio Grande do Norte. A principal característica é a temperatura elevada no decorrer do ano, principalmente na região Nordeste. No Sudeste, as temperaturas podem cair nas estações mais frias do ano, como outono e inverno, porém na parte de cima do País, o calor é predominante.

A Mata Atlântica tem uma enorme biodiversidade de vegetação, formada por árvores de tamanhos médios e grandes. Isso torna a floresta fechada e mais densa e apresenta ecossistemas como manguezais e restingas. Os mangues podem ser vistos especialmente na região Nordeste, uma vez que são formados por plantas de raízes aéreas, ou seja, aquelas que se projetam acima do nível das águas.

Cerrado e pantanal

A região Centro-Oeste brasileira possui um clima tipicamente tropical. É um clima predominantemente quente, mas que é marcado por duas estações diferentes ao longo do ano, o verão úmido e o inverso seco.

A vegetação com características do cerrado é formada por arbustos e campos, em sua maioria. Geralmente possuem árvores com raízes profundas e cascas grossas. No verão as temperaturas são altas, com um grau de umidade que ajuda a manter a qualidade do ar.

Esse tipo de vegetação também é muito comum nas cidades do interior das grandes capitais do Nordeste. São regiões que apresentam um clima árida e menos úmido, o que chamamos de sertão nordestino.

O Pantanal da região Centro-Oeste apresenta uma área de baixa altitude e plana, que durante o verão tem grandes chances de inundação devido a grande quantidade de chuvas.

Floresta e campos

Já a região Sul do país é conhecida pelo clima subtropical. As temperaturas predominantes são baixas durante o ano todo, porém no verão, as temperaturas podem subir bastante. Isso proporciona a maior amplitude térmica do país, ou seja, a variação de temperatura é mais constante, ao contrário da região Sudeste, por exemplo.

A principal vegetação é a mata de Araucária, ou também mata dos Pinhais, com espécies como ipê e erva-mate. A característica destas áreas é de folhagem pontiaguda. Já o Pampa é restrito ao Rio Grande do Sul, com muita variedade de serras, planícies e morros. É bastante comum na Argentina e Uruguai também, devido a proximidade das regiões.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024