Categorias Biologia

As especiarias indianas

As pessoas que já foram visitar a Índia provavelmente devem em ter em sua mente memórias que demonstram a beleza das paisagens e a rica cultura que o povo indiano propaga. Sua população ultrapassa a marca de 2 bilhões e, de acordo com pesquisas, a tendência é que a população indiana continue crescendo, obtendo uma marca interessante até o ano de 2035, quando os pesquisadores acreditam na possibilidade de a Índia ultrapassar a China.

A Índia é um país que sempre foi considerado um lugar propício para se encontrar uma quantidade vasta de especiarias. Com temperos bem marcantes, quem costuma experimentar a culinária indiana classifica-a como algo diversificado e com sabores interessantes, que podem ser “sentidos” a partir da degustação dos alimentos, que geralmente recebem toques especiais de temperos fortes, mas em uma quantidade sutil para não estragar o sabor original.

O que são Especiarias?

Pode-se entender como especiarias alguns temperos ou condimentos que são usados em qualquer culinária. Essas especiarias são criadas a partir de produtos de origem distinta, sendo que a origem vegetal é a mais comum, além de terem um aroma que pode atribuir um toque especial para a especiaria. É pelo aroma e principalmente, pelo gosto, que muitas pessoas buscam as mais variadas especiarias para cozinhar comidas típicas ou dar um toque diferente na culinária.

O interessante é que cada local pode ser conhecido por possuir uma especiaria que é típica da região. Um exemplo são os países da Europa, que buscavam antigamente alternativas para sair em busca de especiarias consideradas fundamentais para a sua culinária. Entre uma rota e outra, os países europeus iam em busca de diferentes materiais como a seda e claro, as especiarias da Índia, que desde sempre foi considerada pelos países a rota das especiarias.

Com o tempo, as especiarias tornaram-se ainda mais acessíveis à população, sem a necessidade de ir até um país ou cidade específica para consumir o tempero que deseja. Nas feiras e nos mais variados mercados é possível encontrar especiarias incríveis, até mesmo da própria Índia, que de fato ainda é considerada um dos principais países a oferecer uma vasta quantidade de especiarias que atribuem mais sabor e aroma a todas as culinárias espalhadas por todo o mundo.

As especiarias da Índia

Antes de citar quais são as especiarias da Índia, é interessante saber que a culinária indiana é conhecida em todo o mundo por valorizar três elementos em sua cozinha. Ao preparar os seus pratos típicos, os indianos costumam priorizar a saúde, além da preservação de alimentos e o sabor que eles possuem. A saúde dos pratos é garantida através de suas especiarias, que são propagadas para funções diferentes, seja para prevenir doenças ou outros fatores.

Como a população indiana valoriza as suas especiarias e entende o quanto elas são importantes para o seu dia a dia, é comum encontrar hortas caseiras que são criadas com o intuito de ajudar na produção de alimentos e até de remédios que buscam aliviar dores e evitar certas doenças. As especiarias da Índia podem ter gostos diferentes, mas geralmente são conhecidas por ter sabores fortes e um aroma reconhecido de longe que deixa a culinária mais cheirosa.

– Especiarias da Índia, a Canela: Também conhecida como Dalchini na Índia, a canela é de fato uma especiaria famosa no país. O interessante é que seu sabor pode ser reconhecido logo na primeira ingestão, pois a especiaria de fato tem um aroma e sabor forte. A canela pode ser consumida tanto ralada como também em pau e pode ser utilizada no tempero de pães, ou até mesmo para criar doces variados.

– Especiarias da Índia, o Coentro: O coentro é conhecido entre os indianos como Dhaniya e a especiaria é utilizada, e muito, na Índia, como um remédio que permite aliviar alergias, náuseas, febre e outras enfermidades. Caso a pessoa tenha criatividade, é possível apostar nas suas folhas na culinária como um tempero que muda por completo o gosto da refeição devido ao seu sabor com toques cítricos.

– Especiarias da Índia, o Cravo-da-Índia: Ele é conhecido como Loung, e é uma das especiarias mais famosas da Índia. É extraído a partir dos botões de uma flor, sendo que para ser utilizado, precisa ficar em exposição ao sol. Pode ser introduzido em perfumes e claro, em alimentos. O Loung é conhecido entre os indianos a partir das suas propriedades de ser moderadamente afrodisíaco e também um pouco medicinal.

– Há diversas outras especiarias que são naturais da Índia, como é o caso do Cominho (Jira), o Curcumã ou açafrão da terra (Haldi), o Currypatta (Meetha neem), a Noz-moscada (Jaifal), a tradicional Pimenta do reino (Kali mirch), e muitas outras especiarias que podem ser encontradas no país e atribuem um aroma e sabor distinto para as mais variadas culinárias.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023