Categorias Biologia

Bio-óleo

De acordo com o relatório divulgado no último ano pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), a ação humana é a grande responsável pelo aquecimento global. A emissão de gás carbônico, metano, óxido nitroso e dióxido de carbono, causada pela utilização de combustíveis fósseis, pelo desmatamento e pela poluição em massa ao meio ambiente, tem aumentado significativamente a emissão de gases de efeito estufa. Nos últimos cento e trinta anos, a temperatura do planeta aumentou em uma média de 0,85°C e a previsão para um futuro não muito distante é que a temperatura aumente ainda mais.

Diante deste cenário assustador, especialistas e pesquisadores têm procurado cada vez mais fontes alternativas de energia de origem renovável que causem menos ou nenhum impacto ao meio ambiente e que possam substituir as antigas fontes não renováveis, como o petróleo, o carvão e o gás natural.

O Bio-óleo surge como uma grande esperança para a humanidade, ainda não tão conhecida e explorada por cientistas por apresentar alguns contrapontos. Mas você deve estar se perguntando o que é bio-óleo e muito provavelmente deve sequer imaginar a importância dele para o meio ambiente.

Um combustível renovável em potencial

O bio-óleo é um combustível renovável proveniente da biomassa, uma fonte renovável composta por substâncias de origem orgânica abrangendo tanto vegetal quanto animal. Por ser bem menos poluente à natureza, utilizável em qualquer lugar e, principalmente, produzir uma energia” limpa”, a biomassa e seus derivados são o centro das atenções nos dias atuais.

Para “extrair” ou produzir o bio-óleo, é necessária a realização de uma série de processos bioquímicos e termoquímicos, também chamados de pirólise (primeiro estágio de combustão e gaseificação), no qual a biomassa é submetida a temperaturas extremas. O interessante do bio-óleo é que sua matéria-prima é formada por resíduos que normalmente seriam descartados como a casca de arroz, o bagaço da cana-de açúcar, os restos das plantações agrícolas, etc. Esses produtos são colocados em um reator a uma temperatura de 500°C, sem nenhum oxigênio. Durante a produção do bio-óleo, ao contrário dos outros combustíveis que transmitem o gás carbônico para o meio-ambiente, aumentando, assim, o efeito estufa e o gás liberado é absorvido pelas plantas no seu crescimento.

Este combustível basicamente tem a estrutura de um óleo de coloração escura com um cheiro bem semelhante ao da fumaça. Também é chamado de outras formas, como óleo de madeira, óleo de pirólise, alcatrão pirolítico, licor pirolenhoso, bio-óleo bruto, alcatrão pirolenhoso, destilado da madeira e líquido da madeira.

Para que serve

O Bio-óleo pode ser aplicado de diversas formas e em várias áreas de atuação industrial, como, por exemplo, na formação de resinas fenólicas e na indústria alimentícia para composição do sabor de defumação nos alimentos. Eles também podem substituir os combustíveis fósseis e o diesel para geração de energia elétrica em turbinas, caldeiras e motores. Da mesma forma, podem ser transformados em produtos químicos, gasolina e querosene usado na aviação.

Por se tratar de uma substância formada por vários compostos físicos e químicos, o refinamento permite a geração de diversos outros produtos, como adesivos, fertilizantes e saborizantes.

Desvantagens

As maiores dificuldades encontradas para utilização do bio-óleo como combustível em motores a diesel são causadas devido à sua composição físico-química que provocam a corrosividade, coqueifação e difícil ignição.

Apesar de ser mostrar altamente benéfico como combustível de motores, turbinas e caldeiras, como citado anteriormente, sua utilização em aplicações estáticas ainda é pouco limitada por apresentar algumas barreiras como a alta viscosidade, a coqueifação, a baixa volatilidade e a corrosividade.

O desafio dos pesquisadores tem sido o de adequar grande parte destes equipamentos ao bio-óleo e à própria composição do produto de forma que este seja devidamente utilizável.

Bio-óleo no Brasil

Existem muitos estudos promissores, principalmente no Brasil, voltados a aperfeiçoar a utilização do bio-óleo como combustível automotivo, mas todos ainda muito recentes e sem resultados a curto prazo. No entanto, instituições estatais, empresas e entidades não governamentais, além da própria comunidade científica têm investido recursos financeiros para a concretização e o avanço destes resultados.

O objetivo é obter um combustível renovável que possa substituir as fontes de energia não renováveis como o petróleo, por exemplo, principalmente diante da perspectiva do esgotamento dele em um futuro bem próximo. Algumas refinarias de petróleo têm aplicado recursos em novas tecnologias que estimulam a produção de biocombustíveis, como a Petrobras e outras companhias internacionais como a Shell e a Chevron.

Além disso, o bio-óleo produz energia “limpa” e pode ser derivado de resíduos agrícolas, como o bagaço da cana-de-açúcar, tão comum e abundante no território brasileiro. O bagaço tem sido usado para coprodução de energia térmica e elétrica.

Existem também as vantagens econômicas operacionais do produto, pois sua matéria-prima existe em grande escala em quase todos os ligares do mundo, e é facilmente armazenada e transportada.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023