Categorias Biologia

Cenoura e seus benefícios para a saúde

A cenoura é um dos alimentos mais populares, sendo comumente consumida pela população brasileira. Saber as propriedades e os benefícios daquilo que ingerimos é fundamental para que possamos manter uma dieta mais saudável, aproveitando da melhor maneira possível os benefícios que cada alimento traz.

A cenoura é um vegetal que possui inúmeros desses benefícios, quando consumida cotidianamente, começando por suas informações nutricionais. Usaremos aqui o referencial a uma quantidade de 100g de cenoura:
Energia – 19 calorias
Água – 92 gramas
Proteínas – 0,6 gramas
Gorduras – 0 gramas
Carboidratos – 4,4 gramas
Fibras – 2,6 gramas
Vitamina A – 933 microgramas
Carotenoides – 56000 microgramas

A cenoura pode ser consumida crua, cozida ou em forma de sucos e vitaminas, e cada uma dessas formas apresenta vantagens diferentes para a saúde.

Benefícios da cenoura crua

A ingestão de cenoura crua traz ótimas melhorias para os fios de cabelo, fazendo com que eles fiquem mais fortes, hidratados e brilhantes, isso por causa dos carotenoides e da vitamina A presentes no vegetal. A cenoura crua também ajuda a fortalecer a saúde da boca e dos dentes, isso acontece porque ao morder a cenoura, ela desempenha a função de raspar a placa bacteriana presente na boca e faz a retirada de partículas de alimentos que ficam presas aos dentes. Além disso, a cenoura crua funciona como um estímulo para as gengivas, provocando com isso muita salivação, salivação essa que é alcalina e equilibram as bactérias presentes na boca, fazendo também o papel de proteger os dentes contras as temidas cáries.

Muitas pesquisas são feitas relacionadas à cenoura e seus benefícios para a saúde. Dentre os resultados encontrados, podemos apontar inúmeras vantagens para incluir esse vegetal no cardápio diário, entre eles o fato de que a cenoura é diurética e laxativa, ou seja, ela auxilia o corpo humano a regular o funcionamento do intestino, ajudando dessa forma na melhor cicatrização da pele e fazendo com que haja a desinfecção da mucosa presente no intestino e estômago, evitando assim a retenção de líquidos e ajudando a prevenir o aumento de peso.

A cenoura também é uma forte aliada na redução dos níveis de colesterol, além de funcionar como tônico e favorecendo a hemoglobina, uma metaloproteína que desempenha a função de transportar o oxigênio pelo sangue. Os sais minerais que estão presentes na cenoura são de extrema importância para nossa saúde, como por exemplo, o iodo, importantíssimo no estímulo da glândula tireoide, glândula essa que é responsável pelo crescimento e nutrição do corpo humano, estimulando também o cérebro e equilibrando o funcionamento de outras glândulas.

Vegetal rico em betacaroteno, substância responsável por ativar a melanina, a cenoura e seus benefícios podem ser usados também para a estética corporal. Devido à presença de betacaroteno, esse vegetal é ótimo para ser consumido no verão por aqueles que querem ficar com a pele bronzeada. Outro fator importante relacionado à aparência física é que o consumo da cenoura tem efeito antioxidante, ajudando a evitar rugas e linhas de expressão.

O fato de a cenoura ser rica em carotenoides também faz com que ela seja uma excelente aliada na hora de prevenir doenças cardiovasculares. São os carotenoides que formam a vitamina A no organismo, sendo essenciais no desempenho das funções de defesa e reprodução do corpo.

Problemas que podem ser evitados pelo consumo de cenoura

Alguns problemas podem ser evitados ao fazer uso da cenoura e seus benefícios para a saúde, incluindo o vegetal na dieta diária. Doenças como anemia, problemas relacionados ao crescimento e convalescença, astenia, problemas de fígado, sinusite, tosse, catarro nasal e acidez estomacal são alguns exemplos.

A vitamina A, já citada acima, é convertida diretamente para o fígado ao ingerir esse vegetal, fazendo com que a cenoura torne-se a melhor opção para quem quer cuidar da saúde dos olhos, pois essa vitamina é transformada em rodopsina na retina, pigmento essencial para manter uma boa visão noturna.

Estudos realizados acerca do potencial da cenoura têm mostrado que ela possui o poder de ajudar a reduzir o risco de câncer em diversas partes do corpo, como no pulmão, mamas e cólon. Isso se dá pelo fato de que a cenoura possui falcarinol e falcarindiol, substâncias que são consideras pesticidas naturais e possuem propriedades anticâncer.

Outros estudos apontam que as pessoas que consomem pelo menos seis cenouras por semana têm menos riscos de sofrerem com acidentes vasculares cerebrais.

A cenoura possui também certa quantidade de vitamina C, fazendo com que o sistema imunológico do corpo humano seja fortalecido. A vitamina A presente na cenoura e tão citada acima faz com que o fígado funcione de maneira mais adequada, eliminando com mais frequência as toxinas do corpo e gerando excelentes resultados tanto internos quanto externos.

Especialistas recomendam que, se ingerida na forma de suco, a quantidade ideal é de três a cinco copos por semana, pois se ingerido em excesso, o suco de cenoura pode fazer com que a pele fique com tons alaranjados.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023