Categorias Biologia

Champignon

Também denominado de “Champignon de Paris” – já que é originário da França – o champignon é um tipo de cogumelo comestível proveniente da família das “Agaricáceas”, pertencente a espécie “Agaricus Bisporus” ou “A bitorquis”, entre outras.

Esta iguaria é extensamente apreciada em diversos locais da Europa e também do Oriente, contudo, nos últimos tempos o gosto pelo champignon tem atravessado tais fronteiras e chegado a outras culturas, talvez um dos motivos para isso seja o alto valor protéico que o mesmo apresenta, e por vezes, chega a ser considerado como alternativa em dietas e incremento de proteínas.

Algumas informações nutricionais

O champignon tem baixo teor de gordura, contudo, é muito rico em proteínas, por isso é considerado extremamente saudável. Basicamente, a composição desta iguaria é formada por 90% de água e 10% de proteínas, apresenta cerca de 18 aminoácidos, além de cálcio, ferro, cobre, vitamina C e folato.

Devido a todas essas características é considerado por muitos nutricionistas como “a carne vegetal”, principalmente na Ásia e Europa.

Falando a respeito de alguns hábitos podemos citar o Japão, local onde o consumo de cogumelos é quase diário, devido a isso, muitos especialistas em nutrição acreditam que o champignon pode ser considerado sinônimo de longevidade, afinal a expectativa de vida dos japoneses passa dos 80 anos. Para, além disso, há pesquisas que apontam este cogumelo como um alimento que combate o câncer.

No Brasil, em contrapartida, esta iguaria não era muito apreciada, mas de algum tempo para cá o cenário tem mudado e hoje já são quase 10 mil toneladas de cogumelos consumidos ao ano no Brasil.

Cultivo

O cultivo dos champignons é realizado a partir de compostos orgânicos à base de bagaço de cana, capins e palhas de arroz e trigo.

A produção de tal iguaria começa pela hidratação de toda essa mistura, e também, pela correção do PH a partir do calcário. Na sequência, é realizado o processo de compostagem a fim de transformar lignocelulose em proteínas e outros nutrientes que devem ser digeridos pelo fungo.

Na sequência acontece a pasteurização do composto, o qual deve ficar incubado por um período, e após esse tempo é lançado em cima do mesmo uma camada de terra vegetal. Depois de passado o período denominado “incubação da turfa” inicia-se um processo que deve dar início ao desenvolvimento dos cogumelos.

Alguns fatores são considerados de extrema importância para o cultivo de champignons, podemos citar como condições ideais a temperatura constante de 23 graus e 92% de umidade relativa. Já na fase de crescimento 16 graus são o ideal, além de 85% de umidade relativa do ar. Outro fator de extrema importância que contribui no desenvolvimento do cogumelo é a vapo transpiração que auxilia no crescimento de fungos, essenciais ao desenvolvimento do champignon.

Falando agora sobre o momento ideal de se colher o cogumelo, pode-se dizer que isso depende do destino final que o mesmo vai ter. Por exemplo, para vendas em indústrias, ou mesmo para processamentos que irão resultar em conservas a preferência é por champignons pequenos ou médios.

Já o mercado de desidratação, crescente no Brasil, prefere cogumelos maiores. É bom ressaltar que a colheita de champignons deve ser realizada com muito cuidado, além disso, logo após serem colhidos devem ser levados diretamente a fase de higienização.

Reprodução e controle de pragas

O champignon é um fungo que se reproduz de maneira sexuada, ele é um tipo de cogumelo que produz esporângios em um formato semelhante a uma raquete de tênis, os quais são denominados “basídios”. Os basidiósporos se desenvolvem a partir de todos os cuidados que aqui já foram mencionados, são estes os responsáveis por organizar um “micélio haplóide”, a junção das hifas haplóides origina um “micélio diplóide” o qual cresce e se torna um cogumelo.

É bom lembrar que apesar de serem fungos, os champignons não estão livres de serem atacados por pragas, as quais podem prejudicar o destino final da produção. Contudo, os produtores deste cogumelo sabem que a aplicação de agrotóxicos não é indicada, portanto, a melhor forma de combater pragas em champignons é muita higienização até a completa destruição da colônia intrusa.

Conservando e consumindo o alimento

Os champignons são alimentos sensíveis, e porque não dizer muito voláteis, portanto seu período de conservação é reduzido. Esses cogumelos podem ser conservados por até 10 dias em refrigerador em uma média de 4º C, mas uma orientação é importante, para que este tipo de conservação funcione a iguaria não pode ser lavada.

Mas é claro que tal cogumelo “in natura” é muito mais saudável, afinal não é exposto a nenhum tipo de agente para conservação, o que faz com que seu sabor também seja o mais original possível.

O cogumelo é muito utilizado no preparo de sopas, molhos, e também é utilizado no acompanhamento de saladas e peixes. Além disso, esta iguaria pode ser assada, ou mesmo, cozida a vapor.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024