Categorias Biologia

Ciências exatas e biológicas

Escolher uma profissão é algo extremamente complexo e certamente uma das principais dificuldades que temos. Até porque, temos que fazer uma escolha muito cedo, para algo que levaremos para o resto da vida. Mesmo na fase adulta, tomar uma decisão desse porte nunca é algo fácil.

E a primeira questão que você deve decidir é acerca da área: qual delas devo seguir? A área de ciências exatas? Ciências biológicas? Humanas, ou sociais? Para lhe auxiliar nessa escolha, neste artigo iremos falar um pouco mais sobre as ciências exatas e biológicas, explicando a origem, o tipo de estudo e as áreas que você pode seguir a partir dessa escolha inicial.

Em primeiro plano, há uma certa confusão entre as ciências exatas e biológicas, uma vez que alguns de seus ramos podem ser similares. Mas, a verdade é que existem grandes diferenças que dividem e, neste artigo, elas serão ressaltadas para facilitar o seu entendimento e a sua escolha.

Conheça um pouco mais sobre cada uma delas!

Ciências exatas

As ciências exatas são aquelas especializadas em lidar com problemas e situações, porém, por meio da matemática. Para fazer isso, seus profissionais têm como base recursos precisos e lógicos, que cheguem a um resultado exato – o que motiva também o próprio nome dessa ciência.

E é exatamente por isso que as ciências exatas se diferenciam das outras – especialmente das ciências biológicas, uma vez que um de seus principais recursos são os raciocínios matemáticos.

Nessa área, a prática perde um pouco seu espaço para a teoria, que é predominante. A sua parte mais prática fica destinada para a física e química, que também fazem parte das exatas – mesmo que em menores proporções.

Além das três áreas básicas para o estudo das ciências exatas, algumas subdivisões também podem ser consideradas, como é o caso da físico-química, física quântica, estatística, ciência da computação e outras.

A principal característica que os profissionais dessa área devem ter, uma vez que ela também é necessária para seguir carreira no segmento é o próprio raciocínio lógico.

As ciências exatas ainda estão entre as mais antigas divisões, já que ela surgiu já no começo do século XVII, na Europa Ocidental. O campo é mais restrito uma vez que é direcionado para a capacidade de entender expressões quantitativas, utiliza-se de métodos rigorosos para testar e qualificar hipóteses, envolvendo predições e medições quantitativas e extremamente precisas.

Alguns estudiosos afirmam que as ciências exatas podem ser divididas entre básica e aplicada. A básica se restringe à física, química e matemática, enquanto a área aplicada abrange algumas engenharias, a ciência da computação, estatística e outros. Os profissionais dessa área atuam em centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, além de muitos segmentos nas áreas comerciais e/ou industriais.

Quais são os cursos mais comuns?

• Análise de sistema, engenharias, informática, astronomia, física, oceanografia, design de games, biotecnologia, arquitetura, desenho industrial, sistemas de informação, meteorologista e outros.

Ciências biológicas

Fugindo um pouco da matemática estão as ciências biológicas, que tem como principal objeto de estudo a própria vida – em suas mais variadas formas, espécies e evoluções.

Ao contrário do que acontece com as exatas, as ciências biológicas são construídas principalmente por meio dos conceitos que envolvam a evolução, o que torna possível rever os próprios conceitos físicos e químicos, caso sejam utilizados.

Nas ciências biológicas, o estudo da vida dá o seu início na escala atômica da biologia molecular. Depois, ela passa pela biologia celular, pela bioquímica (que faz uma fronteira com as exatas), genética (o que envolve características de evolução e hereditariedade), pela anatomia, fisiologia e, até mesmo, pela classificação das espécies, representada pela taxonomia.

O campo das ciências biológicas é extremamente amplo. Ele pode envolver o estudo genético para promover a produção de alimentos e plantas e também pode ser voltada para a melhora da área de saúde, quando se enquadra, até mesmo, na medicina. Melhorar a qualidade de vida da população – em suas mais variadas espécies de vida – é um dos grandes objetivos das ciências biológicas.

Por isso, é certo concluir que as ciências biológicas podem envolver todo tipo de desenvolvimento humano, além de formas de vida como a fauna e/ou flora.

Os estudos nessa área englobam tanto as pesquisas de origem, como também de estrutura, evolução e, até mesmo, funcionamento de cada ser vivo. Além disso, a análise também pode envolver as relações que ocorrem entre esses seres e o meio ambiente em que se encontram, convivem e moram.

A área ainda é muito vasta e esses profissionais são fundamentais para novas descobertas na área de saúde e medicina, no desenvolvimento de pesquisas e medicamentos, fabricação de alimentos e até mesmo na indústria.

Quais carreiras posso seguir?

Se você decidir optar pelas ciências biológicas, algumas áreas que pode seguir são as de:

• Biologia, enfermagem, ciências ambientais, fisioterapia, medicina, nutrição, zootecnia, psicologia, farmácia, educação física, biomedicina, medicina veterinária, odontologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e outras.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024