Categorias Biologia

Demências com corpos de Lewy

A Demência dos corpos de Lewy, também chamada de DCL, é uma doença progressiva neurodegenerativa que é causada pela acumulação nas células cerebrais, que são conhecidas de corpos de Lewy, de proteínas consideradas anormais. Essa doença é caracterizada como sendo o terceiro tipo de demência mais comum, com cerca de 10% de todos os diagnósticos, logo atrás de demência vascular, com 25% dos casos, e o mal de Alzheimer, com 55% dos casos.

Ela foi descoberta no ano de 1912, pelo doutor Frederick H. Lewy, e seu sobrenome acabou por nomear este tipo de doença. Apesar de ser uma doença diferente, os sintomas da demência dos corpos de Lewy são bem parecidos com a do mal de Alzheimer e ao mal de Parkinson, e por este motivo, muitas vezes o diagnóstico pode ser confundindo com algum deles antes que sejam feitos exames mais específicos de confirmação.

As causas da demência com corpos de Lewy, os estágios da doença e os principais sintomas

Atualmente, a demência com corpos de Lewy acabou se tornando uma distinta entidade nosológica, a qual muitos pesquisadores consideram por ser a principal causa de demência degenerativa, ficando atrás apenas do mal de Alzheimer.

Em geral, esse tipo de demência inclui a ocorrência de recorrentes alucinações visuais, sinais de Parkinsonianismo, progressivo declínio das capacidades cognitivas, ocorrência de alucinações na audição, delírios, etc.

A neuropatologia desta doença é causada pela presenta desses corpos em áreas subcorticais e regiões corticais do encéfalo.

Os principais sintomas da demência com corpos de Lewy variam, e se agravam com o passar dos anos. Entre eles estão: problemas na interpretação de informações visuais, alucinações auditivas, alucinações visuais, declínio da capacidade de raciocínio e de memória, delírios, distúrbios do sono, confusões mentais, aumento significativo de desorientação e Parkinsonismo. Esta última é caracterizada por problemas no equilíbrio, mudanças na força, lentidão, perdas de expressão facial, mudanças na tonalidade da voz, ocorrência de tremores, postura mais arqueada, músculos rígidos e rigidez corporal.

A demência com corpos de Lewy apresenta três estágios. O primeiro dele dura entre 3 e 7 anos. Ele se caracteriza por alguns episódios de tremor, por esquecimento leve, falta de iniciativa durante o dia a dia e rápidos períodos de delírios.

O segundo estágio da demência se caracteriza pelo aparecimento de delírios, tais como pessimismo exagerado e paranoia, pelo declínio de funções cognitivas, como linguagem, memória e orientação de espaço e de tempo e ainda por alucinações visuais e auditivas. Outro aspecto da demência com corpos de Lewy é o aumento de acidentes pequenos e casa, como quedas.

O terceiro estágio da demência com corpos de Lewy é considerada a fase mais avançada da doença, com um aumento da intensidade das alucinações, dos delírios, de confusões mentais e de agitação, bem como aumento da frequência de ocorrência.

Como é feito o diagnóstico e como são administrados os tratamentos para a demência com corpos de Lewy

A identificação da doença de demência com corpos de Lewy é feita através de um exame psicotécnico e clínico. A confirmação total é feita pela realização de uma biópsia cerebral, na maioria dos casos identificadas depois da morte do indivíduo.

Não existe um tratamento específico e muito menos uma cura da demência com corpos de Lewy, e também não há como impedir o avanço dessa maneira de degeneração. Um medicamento pode ajudar na diminuição dos problemas de sono, dos episódios de alucinações e na baixa de atenção e de memória.

Parte do tratamento é a estimulação do idoso, com exercícios mentais e físicos diariamente. Além disso, é essencial se alimentar de forma saudável, incluindo muitos legumes e frutas na alimentação. Deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.

Vale ressaltar que deve-se utilizar com moderação os neurolépticos, já que este tipo de medicamento aumenta os sintomas cognitivos e motores.

Um dos casos mais recentes conhecidos é do autor Robin Williams, que foi diagnosticado com a demência de corpos de Lewy logo após a sua morte. O ator foi encontrado em sua casa inconsciente, no dia 11 de agosto do ano de 2014. A causa da morte foi asfixia causada por enforcamento. Médicos acreditam que as alucinações e as paranoias causadas pela demência teriam influenciado fortemente sua ansiedade, depressão e suicídio. O ator vinha lutando contra uma severa depressão.

É muito importante se estudar mais profundamente sobre a demência com corpos de Lewy, para que haja uma compreensão melhor da doença, para a diferenciação da mesma com a doença do mal de Alzheimer e para uma divulgação maior do conceito dela.

Sabe-se que os indivíduos que possuem esse tipo de demência com corpos de Lewy apresentam um significativo processo de inflamação em seus cérebros. E é justamente essa inflamação no cérebro que está envolvida na degeneração dos neurônios e na perda de funções do mesmo.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024