Categorias Biologia

Escorpiões peçonhentos

Caracterizados pelo seu par de pinças na parte anterior, por seu corpo comprido e alongado, pelos quatro pares de patas e por um ferrão poderoso que possui, na ponta de sua cauda articulada (denominada télson), glândulas de veneno, os escorpiões peçonhentos são considerados um dos principais animais venenosos a causarem acidentes nas pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, no período entre 2004 até 2010, o crescimento desse tipo de acontecimento ficou em torno de 32,7% em todo o Brasil. E tem mais! Dados apontam que há um registro de aproximadamente 9000 acidentes com escorpiões peçonhentos por ano pelo país a fora.

Esse tipo de animal tem o hábito de procurar por comida no período da noite e, na maioria das vezes, entra nas casas e aloja-se sem ser percebido. Já durante o dia, eles praticamente somem uma vez que ficam escondidos em lugares bastante úmidos e escuros. O ferrão do escorpião é liberado no momento em que ele captura o seu alimento ou para defender-se de alguma situação de perigo. Quando se sentem incomodados, a picada ocorre com grande facilidade. Além de muita dor, a ferroada pode levar uma pessoa que esteja debilitada à morte.

Segundo o Instituto Butantã, a época mais comum para acidente com animais peçonhentos é no verão, mais especificamente entre os meses de novembro a março. Em função a uma maior quantidade de chuva que é registrada nesse período, os seus esconderijos podem alagar, obrigando-os a saírem e, consequentemente, entrar em contato com as pessoas.

Espécies, sintomas e danos causados à saúde

Dentre as várias espécies de escorpiões peçonhentos encontrados no Brasil, todas as que possuem grande importância para a medicina são as representantes do gênero Tityus. No entanto, podemos destacar as principais: Tityus stigmurus (escorpião-amarelo-do-nordeste), Tityus serrulatus (escorpião-amarelo), Tityus obscurus (escorpião-preto-da-amazônia) e Tityus bahiensis (escorpião-marrom). Confira abaixo as principais características de cada uma.

• Escorpião-amarelo-do-nordeste (Tityus stigmurus): exibe coloração amarelo-claro e apresenta uma mancha na forma de um triângulo na cabeça, considerada mais escura. As regiões mais fáceis para encontra-lo são as mais secas e quentes;
• Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus): possui uma coloração amarelo-claro e certas manchas um pouco mais carregadas na parte da cauda e do tronco. Considerado como o tipo mais perigoso e venenoso de toda a América do Sul, essa espécie é encontrada em locais secos e quentes;
• Escorpião-marrom (Tityus bahiensis): caracterizado por possuir patas manchadas e mais claras que o resto do corpo, que tem coloração marrom-avermelhado. Encontra-se com maior facilidade em áreas mais úmidas;
• Escorpião-preto-da-amazônia (Tityus obscurus): apresenta coloração marrom-avermelhado, possui patas com manchas escuras e não é constituído da serrilha na cauda.

Dependendo da espécie do escorpião peçonhento, a ferroada pode causar muita dor, enjoo, aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, produção excessiva de suor, vômitos, agitação, dificuldade para respirar, salivação, tremores e, em casos mais graves, pode levar à morte. Por isso, em caso de acidente, é importante lavar bem o local com água e sabão ou com compressas de água morna e, se possível, capturar o animal e levá-lo junto até um posto de saúde ou hospital mais próximo.

Da mesma forma que o da picada de cobra venenosa, o tratamento das ferroadas dos escorpiões peçonhentos é realizado por meio de anestésicos e, em determinadas situações, é utilizado o soro antiescorpiônico.

Locais em que eles se proliferam e como evitar o contato

Os escorpiões peçonhentos se criam principalmente em locais úmidos e quentes como em aberturas ou embaixo de pedras, em ribanceiras, sob as cascas das árvores, materiais de construção, forros, caixas de gordura, madeira empilhada, em muros e paredes mal rebocados, ralos e por aí vai. Esses lugares possuem pouca luz, mas muitos insetos, em especial baratas. Logo, para que eles não invadam a sua casa, limpe bem a residência tanto na parte interna quanto na externa, principalmente o quintal e evite o acúmulo de lixo e entulhos. Aí vão mais algumas ações que você deve evitar para que a sua proliferação não ocorra.

• Acúmulo de folhas secas;
• Secar as suas roupas em cercas, muros ou no chão;
• Fuja das plantas densas como arbusto, bananeiras, plantas ornamentais, trepadeiras entre outras;
• Limpe constantemente os terrenos baldios que estejam a uma distância de aproximadamente um a dois metros da sua casa;
• Combata a criação de outros tipos de insetos, para que os escorpiões peçonhentos não apareçam para se alimentar;
• Verifique se há a presença desses animais em produtos como verduras, frutas e legumes;
• Vede aberturas e buracos em assoalhos, ralos, paredes e fendas entre as paredes e o forro para que não haja a circulação de escorpiões pela casa.

Em alguns casos, todavia, dependendo da região que você mora, não tem como evitar a presença desses animais. Nesse sentido, é preciso ter atenção redobrada na hora de vestir-se ou arrumar a cama. Sempre se lembrar de sacudir calçados, roupas e lençóis antes de usá-los, uma vez que os escorpiões podem ficar escondidos e, quando comprimidos ao corpo, podem picar.

Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024