Categorias Biologia

Lisossomos, Digestão intracelular, Peroxissomos, Glioxissomos; Código Genético e Síntese de Proteínas

O organismo humano é formado por trilhões de células e cada uma delas, mesmo sendo invisível a olho nu, tem o seu próprio sistema para manter a sobrevivência e se multiplicar. Por isso, no interior dessas células, acontecem processos que são análogos aos do nosso corpo, como por exemplo, a digestão.

Digestão intracelular

A digestão intracelular acontece dentro das células, por meio da atuação de organelas especializadas nessa função. Os lisossomos, por exemplo, produzidos pelo Complexo de Golgi, são organelas que funcionam como uma espécie de bolsa dentro da qual ficam enzimas digestivas. Por meio deles, partículas exteriores à célula passam pelo processo de fagocitose e são digeridas.

Outras organelas também participam da digestão intracelular. Os peroxissomos, por exemplo, funcionam de maneira bem similar aos lisossomos, mas contêm enzimas diferentes, capazes de degradar gorduras e aminoácidos e converter peróxido de hidrogênio em água e oxigênio.

Já os glioxissomos são os peroxissomos especiais das células vegetais, presentes nas folhas (participando também do processo de fotossíntese, especialmente da fixação de gás carbônico) e nas sementes (onde convertem os ácidos graxos em partículas menores).

Código genético e síntese de proteínas

As proteínas têm inúmeras funções no organismo, mas como elas são sintetizadas? Nosso DNA contém 4 diferentes nucleotídeos: A, T, C e G. Essas “letras” podem ser combinadas de diferentes maneiras e cada “palavra” formada corresponde a um aminoácido. A combinação de 3 dessas letras é chamada de códon e, portanto, corresponde ao aminoácido. E um conjunto de aminoácidos forma uma proteína.

É chamada de código genético a relação que se estabelece entre a sequência de “letras” no DNA e a sequência que corresponde a ela já no aminoácido. E é esse código que permite que um códon seja interpretado e convertido em um dos 20 aminoácidos possíveis. É como se fosse uma linguagem universal dentro do organismo.

This post was last modified on 31 de março de 2015 17:22

Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023