Categorias Biologia

Meninges

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso central é formado pela medula espinhal e pelo encéfalo, estruturas importantes para o andamento do organismo. Devido à complexidade desse sistema, é importante a presença de estruturas de proteção como, a caixa craniana, as vértebras e a meninges.

As meninges são um sistema de três camadas que envolvem o sistema nervoso central, assegurando a proteção de colisões e normalização da pressão interna do sistema.

Essas camadas são nomeadas como: dura-máter, aracnóide e pia-máter, de fora para dentro respectivamente.

Dura-máter

É a membrana superficial, formada por um tecido conjuntivo espesso e resistente cheio de fibras colágenas com nervos e vasos. A dura-máter é composta por dois folhetos, um interno e outro externo. O folheto externo se fixa aos ossos do crânio e assume a função de um periósteo, mas não possui a capacidade de formas tecidos ósseos. Já o folheto interno está direcionado para a meninge aracnóide.

Em virtude da imensa quantidade de terminações nervosas sensitivas, essa membrana é encarregada da sensibilidade intracraniana. No encéfalo, a artéria responsável pela irrigação da dura-máter é a artéria meníngea média, uma divisão da artéria maxilar.

A dura-máter diferente das demais meninges é abundantemente inervada. Por isso, ela é incumbida da maior parte das dores de cabeça. Além disso, ela envolve a membrana aracnóide e presta assistência para funções diferentes como agir no combate de doenças graves.

A dura-máter sustenta as veias que transportam o sangue do cérebro para o coração.

Aracnóide

É a membrana mais delicada formada por um tecido fibroso, sobreposta a dura-máter, separada apenas por um espaço teórico, denominado espaço subdural, que comporta uma quantidade modesta de líquido indispensável para a lubrificação das áreas externas de toque entre as membranas.

Essa membrana também protege o sistema nervoso central de traumatismos.

A membrana aracnóide se afasta da pia-máter através do espaço subaracnóideo que abriga o líquor, existindo uma comunicação por meio dos espaços da medula e do encéfalo. Além disso, as trabéculas também fazem parte da membrana aracnóide, elas unem a pia-máter a aracnóide e ganham o nome de trabéculas aracnóides.

Essas trabéculas apresentam um formato de teia de aranha, o que origina o nome da membrana.

Nessa membrana há a presença de saliências produzidas pela ampliação da aracnóide que fura a dura-máter, chamada de vilosidade. Essas armações transferem o líquido cefalorraquidiano para a corrente sanguínea, passando pela parede da vilosidade e o seio venoso.

Pia-máter

È a meninge mais interna, fixada a parte externa do encéfalo e da medula, do qual a elevação e a cavidade percorrem até o fim dos sulcos cerebrais. Sua parte mais funda apresenta várias extensões dos astrócitos presentes no tecido nervoso, formando assim a membrana pio-glial.

A pia-máter da sustentação aos órgãos nervosos, uma vez que o tecido nervoso é muito fraco. Além disso, essa meninge segue os vasos que entram no tecido nervoso pelo espaço suabracnóide, constituindo a parede de fora dos espaços perivasculares. Nesse espaço encontram-se extensões do espaço suabracnóide, que apresenta líquor, importante protetor para neutralizar o resultado da pulsação das artérias acima do tecido circunvizinho.

Confirmou-se que o espaço perivascular segue os vasos mais grossos até uma distância e chegam ao fim por uma união da pia com a adventícia do vaso.

O espaço epidural normalmente não existe, apena é um espaço teórico encontrado entre os ossos do crânio e a camada superficial da dura-máter.

A pia-máter é muito fina, formada por um tecido fibroso repleto de células achatadas impermeável a líquidos. Ela corta os vasos sanguíneos que saem do cérebro e vão até a medula espinhal e, possui capilares encarregados de nutrir o cérebro.

Meningite

A meningite consiste na inflamação das meninges. Essa inflamação pode ser gerada por bactérias, fungos ou vírus. Em situações raras há informações que células tumorais e agentes químicos também podem provocar uma meningite. Quando certos elementos chegam as meninges o corpo resiste gerando células de defesa, chamadas de leucócitos. Essa reação de leucócitos e micro organismos é o que causa o processo de inflamação. Normalmente, a meningite atinge crianças recém-nascidas e lactentes.

Os sintomas mais comuns são: vômitos, dor de cabeça forte, febre alta e constante, delírio, manchas vermelhas na pele, confusão, irritabilidade e tensão na nuca.

O diagnóstico é realizado através de um exame de sangue e pesquisa do líquido cefaloraquidiano, retirado por meio de uma punção lombar, com o objetivo de identificar qual o agente causador da infecção. No caso de ocorrência de crises convulsivas ou hipertensão intracraniana, o médio pode pedir uma tomografia computadorizada.

O tratamento deve começar o mais rápido possível, pois a meningite é um problema grave que pode provocar sequelas no sistema nervoso como, por exemplo, epilepsia, surdez ou, mais comum em crianças, o retardo mental.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023