Categorias Biologia

Onça pintada

A onça-pintada, também chamada de jaguar e onça-preta, é uma linhagem de mamífero carnívoro da espécie Felidae achada nas Américas. É o terceiro maior felino do planeta, depois do tigre e do leão, e o maior do continente americano. Mesmo muito semelhante ao leopardo é evolutivamente mais parecida ao leão. Aparece desde o sul dos Estados Unidos até o norte argentino, porém está desaparecida em várias partes dessa área atualmente. Nos Estados Unidos, a onça-pintada está extinta desde o começo do século XX, porém provavelmente ainda apareça no Arizona.

É achada especialmente em áreas de florestas tropicais, e normalmente não aparece em altitudes maiores que 1.200 m. A onça-pitada está vigorosamente ligada com a existência de água e é conhecida como um felino que aprecia nadar. É um animal de grande porte, com peso indo dos 56 aos 92 kg, podendo chegar até a 158 kg, e comprimento de 1,12 a 1,85 m sem contar a cauda, que é moderadamente curta.

É parecida fisicamente com o leopardo; distingui-se dele, contudo, pelo modelo de manchas na pele e pelo comprimento maior. Há animais completamente pretos. Tem uma mordida excessivamente poderosa, mesmo com relação aos demais felinos grandes. Isso possibilita que ela atravesse a casca dura dos répteis, como por exemplo a tartaruga, e de usar um método de matar diferente: ela morde diretamente por meio do crânio da presa no meio dos ouvidos, uma mordida letal no cérebro.

É um animal solitário e crepuscular. É um notável predador e pode comer qualquer tipo de animal que tenha a capacidade de aprisionar, executando uma função de equilíbrio dos ecossistemas e no ajuste das sociedades de espécies de presas. Contudo, tem simpatia por herbívoros grandes, podendo golpear o gado doméstico.

Geralmente coexiste com a onça-parda, intervindo os comportamentos e hábitos desse outro felino. Caça construindo emboscadas. O território de vida pode passar de 100 km², com os machos tendo áreas compreendendo de duas a três fêmeas.

A onça-pintada tem a capacidade de rugir e utilizada esse modelo de vocalização em situações de territorialidade. Atinge a maturidade sexual com aproximadamente dois anos de idades, e as fêmeas parem normalmente dois filhotes de cada vez, com peso entre 700 e 900 gramas. Em clausura, a onça-pintada pode sobreviver por 23 anos, mais do que quando está em ambientes selvagens.

A International Union for Conservation of Nature (IUCN) julga a espécie como “em ameaça”, dado sua grande disposição geográfica, porém suas sociedades estão diminuindo, especial devido a fragmentação e perda do seu habitat. Contudo, localmente ela pode estar em grave perigo de extinção, como em regiões da América do Norte e da Central e na Mata Atlântica brasileira.

O mercado internacional de onças ou de seus pedaços não é permitido, porém o felino ainda é usualmente caçado por agricultores e fazendeiros na América do Sul. Apesar de ter diminuído, sua disposição geográfica ainda é grande, e existe grandes chances de sobrevivência da linhagem a longo prazo no Pantanal e na Amazônia.

Ela está presente na mitologia de várias culturas indígenas americanas, abrangendo a dos astecas, maias e guaranis e a perseguição a onça-pintada é um exercício cheio de simbolismo, especialmente entre os pantaneiros.

Distribuição geográfica e habitat

A onça-pintada é encontrada desde o México, percorrendo da América Central até a América do Sul, abrangendo toda a bacia Amazônica. As nações onde a onça-pintada pode ser achada são: Belize, Argentina, Brasil, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Guiana Francesa, Equador, Guatemala, Honduras, Guiana, México, Panamá, Nicarágua, Paraguai, Suriname, Peru, Venezuela e Estados Unidos. Não é mais encontrada em El Salvador, no Uruguai e em praticamente toda a Argentina.

A inserção dos Estados Unidos na relação é apoiada em situações frequentes no sudoeste do país, nos estados do Texas, Arizona e Novo México. No começo do século XX, a onça-pintada encontrava-se do norte até o Grand Canyon, e de oeste até o sul da Califórnia.

É possível que em períodos pré-históricos, a onça-pintada tivesse uma grande disposição pela América do Norte, como fica claro pela presença de fósseis e manifestações culturais de uma subespécie da área, Panthera onça augusta. Vestígios de onça-pintada, datados entre os anos de 40.000 e 15.000 anos atrás, evidenciam episódios dessa espécie na época do Gelo até o Missouri.

O episódio em períodos históricos da espécie abrande a metade sul dos Estados Unidos na divisa norte, e quase completamente o continente sul-americano, na divisa sul. Hoje em dia, sua disposição ao norte diminuiu 1.000 km, e no sul, aproximadamente 1.500 km.

A onça-pintada vive nas florestas tropicais na América Central e na América do Sul, regiões abertas, e com cheias frequentes, como o Pantanal. Na história, estava presente nas florestas de carvalho dos Estados Unidos. Pesquisas com rádio colar e armadilhas fotográficas evidenciam que elas tem preferência por regiões com intensa vegetação, evitando regiões abertas, o que se revela em uma simpatia por regiões de floresta chuvosa e densa, sendo deficiente em áreas mais secas, como nos pampas da Argentina, nas savanas secas do México, e centro-sul dos Estados Unidos.

A onça-pintada é subalterna a cursos d’água infinitos, vivendo especialmente perto de pântanos e rios, e é uma excelente nadadora, apreciando passar boa parte do tempo dentro d’água.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023