Categorias Biologia

Partes da Raiz

O que é a raiz?

A raiz nada mais é do que um órgão de uma planta, o qual localiza-se abaixo da superfície do solo. Como você pode imaginar este órgão tem importantes funções, por isso é considerado essencial para a vida do vegetal.

Entre as competências desta estrutura estão: auxiliar na fixação da vegetal, o que por sua vez contribui com a absorção de nutrientes e água. Além disso, a raiz também é responsável pelo armazenamento e o transporte de algumas substâncias, como os sais minerais, por exemplo.

Mas, para que a raiz realize tudo isso ela precisa da ajuda de alguns componentes bem específicos em sua formação. Abaixo veremos todas as partes básicas da raiz detalhadamente:

Partes básicas da raiz

Zona de maturação celular: Localizada em uma área logo abaixo da porção de alongamento, como o próprio nome sugere, é na zona de maturação que as células da raiz amadurecem, além disso, é neste local que elas irão participar da formação de diversos tecidos da raiz. Neste mesmo local pode-se notar a presença dos “pelos absorventes”, os quais auxiliam na função de absorção de água e nutrientes.

Estes tais “pelos absorventes” têm a capacidade de aumentar o contato da planta com o solo, o que auxilia nos processos de absorção, como já mencionado. Também podem ser denominados “pilíferas”, são unicelulares e se renovam de tempos em tempos.

Zona de multiplicação celular: localizada na extremidade da raiz é onde se encontra a região denominada “meristema apical”. Neste local estão células que tem grande capacidade de separação, ou, divisão. A zona de multiplicação é revestida pela “coifa”, mas você sabe o que é a coifa? Não? Calma, falaremos dela a seguir.

Coifa: Pode ser classificada como uma camada de células parenquimáticas – ou seja, células vivas com grande capacidade de divisão. Apresentam formato cilíndrico e são ocas por dentro, fatores que auxiliam a raiz a conseguir penetrar o solo por meio de substâncias denominadas “mucilaginosas” (substâncias que tem origem vegetal e a capacidade de aumentar o volume de determinadas espécies de vegetais). Outra importante função das coifas é proteger, a chamada, região “meristemática” de problemas que possam ser ocasionados pelo constante atrito com o solo.

Zona de alongamento celular: como o próprio nome sugere é onde acontece o alongamento das células, o que permite o aumento do comprimento da raiz. A zona de alongamento celular não tem a proteção da coifa, assim como a zona de multiplicação. Neste local é possível verificar a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio, locais que unidos, dão origem ao cilindro vascular, também ao córtex e a epiderme, outras partes essenciais a planta.

Ramos secundários ou laterais: podemos classificar ainda como parte básica da raiz os ramos secundários, região onde ocorre o brotamento de novas raízes, as quais tem origem na raiz principal do vegetal. Esta região é conhecida ainda como zona de ramificação.

As três zonas mais importantes da raiz

Pode-se dizer que a raiz consegue ser dividida em três zonas, ou, locais de crescimento. Sendo elas: a coifa, posteriormente a zona de alongamento, a qual se prolonga até a zona, ou, região pilífera.

Como já mencionado, a coifa é responsável pela proteção do chamado “ápice meristemático radicular”. Acima deste local encontramos a zona de alongamento, e, na região onde termina o crescimento da raiz concentra-se a zona pilífera.

Tipos de raízes

Em todo e qualquer tipo de raiz as partes acima citadas desempenham um importante papel tanto para formação, quanto para o crescimento da planta. Agora que já vislumbramos as partes básicas de uma raiz cabe a este artigo demonstrar ainda os diferentes tipos de raízes existentes. Então vamos lá.

Desde o início deste artigo temos elencado as funções de uma raiz: fixação do vegetal, absorção de nutrientes e água, além de transporte e armazenamento de alguns minerais. Contudo, é válido lembrar que algumas raízes também têm a capacidade de desempenhar outras funções que não estas.

Raiz tuberosa: esta classe de raiz armazena o que podemos chamar de “reservas alimentares”, tais raízes devem ser colhidas antes que a planta consuma as reservas que foram armazenadas pela raiz, afinal, tais reservas servem para alimentação de animais e também humanos. Exemplos: Nabo, mandioca e batata-doce.

Raiz respiratória: como o nome sugere sua adaptação é em razão de trocas de gases entre o vegetal e o ambiente. Por tal motivo, esta classe de raiz é geralmente encontrada em plantas de solos pobres em oxigênio, como por exemplo, vegetais de manguezais.

Raiz suporte: tem a função de aumentar a fixação de determinados tipos de planta ao solo, além disso, são capazes de dar mais estabilidade e também melhorar a respiração do sistema denominado “radicular”.

Pneumatóforos: Por diversos especialistas também é considerada uma raiz respiratória, em geral cresce no sentido vertical, a fim de proporcionar troca de gases com a atmosfera.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023