Categorias Biologia

Resumo da Reprodução Humana

A reprodução humana é um processo que depende do trabalho em conjunto do sistema genital do homem e da mulher. As diferenças anatômicas entre o corpo masculino e o feminino garantem a sua reprodução e continuidade da espécie. Cada um possui a sua própria célula reprodutora – a do homem é o espermatozoide e a da mulher é o óvulo.

Tanto a célula reprodutora masculina quanto a feminina possui apenas 23 cromossomos, metade da quantidade encontrada em outras células do organismo. Por isso o óvulo e o espermatozoide precisam se unir para formar uma célula básica com 46 cromossomos, chamada de ovo. A combinação do material genético do homem e da mulher dará origem a uma terceira combinação, que resultará na formação do bebê.

O tema é amplo e para facilitar o entendimento, será apresentado um resumo da reprodução humana. O sistema reprodutor pode ser definido como um conjunto de órgãos dentro de um corpo que tem como alvo a reprodução. O sistema reprodutor não depende apenas dos órgãos, mas também de outros elementos, como os hormônios, fluídos e feromônios.

Resumo da Reprodução Humana: Sistema reprodutor masculino

Os órgãos reprodutivos masculinos são o pênis, testículos, sistema de ductos, vesícula seminal, próstata, glândula bulbouretral e escroto.

– Testículos

Os testículos estão localizados dentro do escroto, espécie de bolsa músculo-cutânea que protege os órgãos e fica em uma área antes do períneo. Os testículos tem formato oval e é no seu interior, em minúsculos túbulos longos e contorcidos que se formam os espermatozoides.

– Epidídimo

O epidídimo faz a conexão entre os testículos por meio da união dos ductos. Os espermatozoides ficam armazenados na curva da cauda do epidídimo, perto do início do ducto deferente, até o momento da relação sexual.

– Ducto Deferente

O ducto deferente é uma estrutura que possui dois tubos longos, finos e com paredes grossas. É por ele que os espermatozoides passam para chegar ao ducto ejaculador.

– Ducto Ejaculador

O ducto ejaculador também possui dois tubos finos, que passam pela próstata até chegar à uretra.

– Vesícula Seminal

A vesícula seminal é uma bolsa na qual é produzido o líquido que fará parte de 60% do sêmen que será liberado pelos testículos. Este líquido alcalino ajuda a neutralizar a acidez da uretra e da vagina, impedindo que os espermatozoides morram.

– Próstata

A próstata é uma glândula que produz outra secreção que também será adicionada ao sêmen. Ela fica encostada na bexiga e a uretra passa por dentro do seu centro de maneira longitudinal.

– Glândula Bulbouretral

A glândula bulbouretral é formada por duas partes, possui o formato de uma ervilha e coloração amarelada. Sua função é drenar as secreções da próstata e conduzi-las para a região esponjosa da uretra durante a excitação sexual. Estas secreções lubrificam o pênis e a uretra para reduzir a quantidade de espermatozoides mortos durante a ejaculação.

– Pênis

O pênis é o órgão muscular que transfere os espermatozoides para a vagina. Elev possui um formato cilíndrico, com a extremidade arredondada. A sua parte final é dilatada, formando a glande. O seu tecido é capaz de se encher de sangue e se esvaziar, o que garante que o pênis fique ereto e depois relaxado.

– Escroto

O escroto é uma espécie de bolsa onde ficam os testículos. Seu tecido é músculo-cutâneo e sua função é proteger os testículos. A temperatura regulada da região assegura a sobrevivência dos espermatozoides.

Resumo da Reprodução Humana: Sistema reprodutor feminino

Os órgãos reprodutivos femininos são vagina, ovários, tubas uterinas, útero, vulva, clitóris, monte do púbis, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares. As mamas também fazem parte do sistema genital da mulher.

– Vagina

A vagina é o canal onde o esperma é recebido. Este canal possui de seis a 10 centímetros, paredes elásticas e é ligado ao útero através do colo do útero. Na mulher virgem, a vagina é coberta por uma mucosa chamada de hímen.

– Glândulas Vestibulares

São duas glândulas pequenas, sendo que cada uma fica de um lado da vagina. Sua função é secretar uma substância mucosa para umedecer e lubrificar o canal.

– Vulva

A vulva é o órgão genital externo e é constituído pela vagina, grandes e pequenos lábios, clitóris e uretra. Os lábios servem para proteger a vagina, a uretra é o orifício urinário e o clitóris é um corpo esponjoso cheio de vasos sanguíneos.

– Útero

Protege o desenvolvimento feto e está ligada aos ovários por meio da tuba uterina. A membrana interna do útero é chamada de endométrio.

– Tuba Uterina

A tuba uterina possui extremidades ciliadas, responsáveis por transportar os óvulos até o útero.

– Ovários

Os ovários têm o tamanho de uma amêndoa e produzem um óvulo por mês. Quando o óvulo não é fertilizado, ocorre sua eliminação através da menstruação. O endométrio também é eliminado neste processo.

Resumo da Reprodução Humana – Relação Sexual e Fertilização

A reprodução humana acontece através da relação sexual, quando ocorre a fertilização interna. O pênis ereto é inserido na vagina e o homem ejacula o sêmen, líquido onde os espermatozoides são transportados. As células reprodutoras masculinas percorrem a vagina e o colo do útero até chegar à tuba uterina e acontecer a fecundação, encontro entre o espermatozoide e o óvulo.

Quando a fertilização é satisfatória, é dado início ao processo de gestação do feto dentro do útero da mulher. A gravidez dura cerca de nove meses e é encerrada no parto. Quando o bebê está pronto para nascer, os músculos do útero se contraem, o colo do útero se dilata e a criança passa pela vagina. O chamado trabalho de parto pode durar várias horas, ser cansativo e doloroso. Apesar disso, as mulheres que conseguem ter o bebê por via vaginal se recuperam mais rápido em comparação com as que se submeteram à cesariana.

This post was last modified on 24 de junho de 2019 18:48

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023