Categorias Biologia

Resumo sobre Afasia

A afasia consiste em um distúrbio na expressão e percepção da linguagem, o que implica na perda das habilidades e capacidades de comunicação escrita e falada. Cabe destacar que essa deterioração da linguagem não tem qualquer relação com déficit intelectual. A afasia é caracterizada, principalmente, pela dificuldade do indivíduo em dar nomes a objetos, coisas, lugares, pessoas e outros – o que é o básico para a comunicação. O indivíduo afásico, neste caso, apresenta dificuldades para emitir e também para compreender o que é falado.

Sua linguagem e capacidade de expressão é reduzida, e geralmente, tenta ser também simplificada. Para que seja possível fazer com que um afásico compreenda o que está sendo dito, é preciso dar a ele dicas, apoios, suportes e repetições –preferencialmente objetivas e curtas, para que sejam assimiladas de modo mais natural.

Alguns indivíduos com a perturbação podem ter um discurso vazio, incompreensível e totalmente vago, com uso de muitas palavras sem sentido e referências constantes a palavras como ‘aquilo’ ou ‘coisa’. Isso ocorre uma vez que ele não consegue lembrar o nome de todos os objetos, coisas, lugares ou pessoas.

A patologia é, nos dias de hoje, considerada a que traz a maior limitação/sequela ao indivíduo após um dano de origem cerebral. Isso porque a afasia afeta o indivíduo de várias perspectivas diferentes: na vida social, econômica, pessoal e assim por diante.

As principais causas para o desenvolvimento desta condição são:

  • Doenças do tipo infecciosas não tratadas – como é o caso da meningite, por exemplo;
  • Tumores malignos no cérebro;
  • Epilepsia;
  • Acidentes que atinjam o cranioencefálico;
  • Uso constante de medicamentos anti-dopaminérgicos;
  • Ocorrência de derrames (Acidentes Vasculares Cerebrais). Os AVCs são os principais causadores da afasia.

Tipos de afasia e tratamentos

Os principais tipos de manifestação da afasia são:

• Afasia de broca

Nesta condição, o paciente consegue preservar o entendimento/compreensão acerca da linguagem. A sua dificuldade no caso está concentrada no uso das palavras – que lhe faltam constantemente. Muitas pessoas acometidas pela condição acabam escolhendo expressões, jargões ou outros termos sem nenhum sentido para falar sobre diferentes situações. Eles mantêm a crença de que estão se comunicando perfeitamente com o uso destes.

Logo após o diagnóstico o paciente pode ter dificuldades com a compreensão, o que na grande maioria dos casos, melhora com o passar do tempo. Tendência à repetição, estruturas de frases desordenadas e a falta de uso de gramática e sintaxe são marcantes neste tipo de afasia.

• Afasia de Wernecke

A afasia de Wernecke, por sua vez, permite que o indivíduo tenha a fala fluente – mas de modo que não faça qualquer sentido para o receptor da mensagem. O paciente acha que está falando perfeitamente e com a devida entonação. Mas, na realidade, não está. Sua articulação de palavras é boa.

Essa condição também é denominada ‘logorréia’, e neste caso, o indivíduo também tem dificuldades para se expressar e para compreender o que lhe é dito. Mas por outro lado, quando ele não é entendido, costuma ficar irritado.

Neste tipo de afasia é comum que o paciente articule palavras que realmente existam e de modo impecável. Mas, quando juntas em uma construção de frase ou oração, elas se tornam incompreensíveis.

• Afrasia de condução

Neste tipo de manifestação da afasia a fala do paciente é fluente e a sua capacidade de compreender o que lhe é dito é razoavelmente boa. Porém, ele é incapaz de repetir termos, expressões e palavras de modo correto.

• Afasia global

Por fim, a afasia global acontece quando o indivíduo perde totalmente a sua capacidade de expressão, compreensão, escrita, fala e leitura.

Diagnóstico e tratamento da afasia

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico da afasia é feito após as habilidades de expressão e compreensão do indivíduo serem avaliadas.

O mais indicado é começar com uma avaliação do tipo sensorial, uma vez que a deficiência auditiva, quando presente, pode naturalmente interferir na capacidade de comunicação.

Em casos de AVCs, é preciso ter a certeza de que só um lado do cérebro foi prejudicado pela doença.

Há a possibilidade de tratamento de afasia, por mais que ele seja longo. É indicado, ainda, que ele seja realizado com a maior frequência possível.

O tratamento é baseado na prática de exercícios capazes de estimular tanto a linguagem escrita como oral. Por conta disso, é fundamental que todas as sessões sejam planejadas levando-se em consideração o grau de instrução do indivíduo, sua idade e é claro, as suas principais preferências.

O tratamento tem duração variável, dependendo do diagnóstico, do tipo de afasia e do próprio grau de perda do indivíduo. É possível recuperar-se parcialmente ou totalmente: algumas pessoas levam um tempo curto para chegaram aonde desejam, enquanto outras, podem demorar um pouco mais.

Os pacientes podem aliar o tratamento do tipo médico com terapias fisioterápicas, sessões ocupacionais, fonoaudiológicas e psicológicas.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023