Categorias Biologia

Resumo sobre Linfoma

Um dos sistemas que compõem o organismo humano é o linfático, que consiste em uma rede de vasos, capilares, tecidos e ductos linfáticos, além de linfonodos, órgãos linfoides que produzem e transportam a linfa, conduzindo-a dos órgãos para o sistema circulatório.

É uma rede presente no corpo todo que recolhe o chamado líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtra-o e o conduz para a circulação novamente. Entre as funções do sistema linfático estão a absorção e transporte dos ácidos graxos para o sistema circulatório e a remoção de fluidos em excesso nos órgãos corporais. Ele faz uma espécie de limpeza no organismo.

Toda essa introdução é necessária antes de partir para o conceito de linfoma, que é o câncer, ou seja, o tumor maligno que surge no sistema linfático, podendo se espalhar para o restante do organismo, como você verá.

Diz-se que uma pessoa tem linfoma quando ela é vítima de um conjunto de neoplasias (que caracterizam o câncer) que começa a partir de uma célula do sistema linfático. Essa célula, que antes era normal, acaba crescendo sem parar e se propaga pelo organismo.

Existem dois grandes grupos de linfoma:

• Linfoma de Hodgkin: acometem um tipo específico de célula linfoide, chamado célula de Reed-Sternberge.
• Linfoma de Não-Hodgkin: são os que aparecem nas outras células do sistema linfático, por isso, mais comuns.

Muitos se perguntam o que acontece para que uma célula acabe se proliferando além do normal: trata-se de uma anomalia no próprio DNA da célula neoplástica, que acaba tendo uma “vantagem” multiplicativa. E, dessa reprodução exagerada, forma-se os tumores nos linfonodos ou em outras partes do organismo.

Linfoma de Hodgkin

Conforme já mencionado, esse é um tipo mais raro, quando o linfócito B se transforma na célula maligna que vai se reproduzir excessivamente e se espalhar pelo organismo. Nesse caso, a proliferação de células acontece dentro dos linfonodos e a disseminação dos tumores acontece de um linfonodo para o outro, por meio da circulação linfática.

Quando não é tratado rapidamente, esse linfoma começa a atingir os tecidos adjacentes aos linfonodos, podendo chegar a outras partes do organismo também.

Alguns fatores de risco para esse tipo de linfoma:

• Sistema imunológico deficiente
• Vírus HIV
• Doenças genéticas transmitidas hereditariamente
• Uso de medicação imunossupressora

A identificação dos sintomas depende muito da região do corpo onde estiverem os linfonodos atingidos pelos tumores. Caso estejam próximos do pescoço, axilas e virilha, por exemplo, o paciente vai notar o aumento dos linfonodos e, provavelmente, não sentirá dores. O diagnóstico e feito por biópsia e o tratamento vai depender do caso, podendo incluir imunoterapia, sessões de quimioterapia e radioterapia.

Linfoma de Não-Hodgkin

Esse é um grande grupo que abrange mais de 40 tipos de tumores diferentes. Quando a multiplicação exagerada começa a partir de qualquer outra célula do sistema linfático, que não seja o linfócito B, a doença estará nessa categoria.

Para esse caso, os fatores de risco que criam um cenário mais favorável para o desenvolvimento da neoplasia são os seguintes:

• Exposição a certos produtos químicos como pesticidas, fertilizantes e solventes;
• Exposição a grandes quantidades de radiação;
• Algum tipo de comprometimento no sistema imunológico.

Em relação aos sintomas do Linfoma de Não-Hodgkin, existe uma variedade maior, que pode facilitar a primeira identificação: perda de peso repentina e sem nenhum motivo aparente; febre; prurido (coceiras intensas); sudorese noturna além do normal e linfadonepatia na região do pescoço, axilas e virilha.

O diagnóstico preciso desse tipo de linfoma pode incluir biópsias, punção e também exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética, por exemplo.

Assim como no tipo de linfoma anterior, o tratamento vai depender muito de cada caso: onde o tumor (ou os tumores) está localizado, qual é o seu grau de agressividade, se já se disseminou para outras partes do organismo ou não.

Independentemente do tipo de linfoma, quanto antes for diagnosticado, mais chances o paciente tem de cura. Quando mais o tumor se alastra, mais difícil fica acabar com ele.

Algumas recomendações podem ajudar a prevenir os linfomas ou a identificá-los precocemente. É importante evitar se expor a produtos químicos, especialmente aqueles de uso agrícola; fazer o autoexame frequentemente no pescoço, axila e virilha, pois, conhecendo o próprio corpo, é mais fácil detectar algo errado; idosos devem ter uma atenção redobrada, porque os riscos de sofrer com um linfoma aumentam com a idade.

Há estudos que apontam que as pessoas de descendência europeia também podem ter mais chances de sofrer com essa doença. E aqueles que possuem qualquer problema que prejudique o sistema imune, devem ter uma atenção redobrada.

Os principais sintomas foram descritos acima, ao perceber um ou mais, é importante procurar o médico o mais rápido possível, seja para descartar a possibilidade de se ter um linfoma ou para começar o tratamento logo, evitando que os tumores cheguem a outras partes do corpo.

This post was last modified on 28 de julho de 2015 11:05

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023