Categorias Biologia

Síndrome de Amok

O que é a síndrome de Amok.

A síndrome de Amok é um transtorno mental, reconhecido pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM- V).

A síndrome se apresenta como um súbito rompante de fúria por parte do indivíduo, com energia excessiva e espontânea, sem justificativa aparente, onde este tem por objetivo ferir e/ou matar quaisquer indivíduos ou animais que encontre em seu caminho.

O indivíduo sempre irá utilizar algum artefato para ferir e/ou matar suas vítimas, que pode ser uma arma branca (facas e lâminas em geral), armas de fogo, granadas ou outros tipos de explosivos.

Na síndrome de Amok, o indivíduo ataca indiscriminadamente quem estiver em seu caminho, sem que sejam necessárias motivações particulares para com o sujeito ou animal vitimado.

Em geral, o indivíduo que é acometido por esta síndrome, ao final do episódio, apresenta um quadro de grande exaustão física e mental. Este quadro de exaustão pode levar a uma amnésia total dos atos cometidos e, com maior frequência, ao suicídio.

Geralmente, antes de apresentar a síndrome de Amok, o indivíduo irá apresentar pensamentos obsessivos, focados em um único tema, que passa a ser o centro da atenção do portador da síndrome.

Histórico da Síndrome de Amok.

A síndrome de Amok foi identificada e definida em 1972, pelo psiquiatra norte-americano Joseph Westermeyer.

O termo “Amok” tem origem no idioma malaio, a partir do termo mêng-amok, cujo significado é possível traduzir como “atacar e matar com fúria cega” ou, ainda como “engajar-se cegamente e furiosamente em uma guerra ou batalha”.

Até a década de 70, acreditava-se que a existência deste comportamento (ainda não classificado como síndrome) era possível apenas nos povos malaios. Para estes povos, a explicação para tal rompante de fúria era a crença de que era possível uma pessoa ser possuída por maus espíritos.

Entretanto, foram encontrados outros relatos nas culturas das Filipinas e de Porto Rico, sendo que, nesta última, tal comportamento era denominado como “luta louca”. Em todas estas culturas, o comportamento violento iria se manifestar em um homem jovem, utilizando-se de uma faca para matar.

A síndrome de Amok possui também uma analogia com o comportamento de um elefante que se separa da manada. Ao encontrar-se sozinho, o animal irá destruir, indiscriminadamente, tudo o que encontrar, até a total exaustão ou ser impedido por uma força maior que a dele. Esta analogia é usada para compreensão de que o indivíduo que apresenta esta síndrome possui um sentimento de não pertencer a uma grupo/ sociedade (sentimento de despertença), o que colabora para que não siga as regras de convivência pré-estabelecidas.

Causas e perfis frequentes.

A psiquiatria ainda não conseguiu estabelecer quais as causas que levam um indivíduo, aparentemente pacato, a cometer crimes de extrema violência, sem motivação pessoal e posterior suicídio.

Porém, algumas características em comum foram identificadas entre os indivíduos que apresentaram a síndrome de Amok. Segue, abaixo, algumas características em comum:

– Acomete homens, a maior parte adolescentes ou jovens adultos, com idade até 25 anos.

– Apresentam traços de esquizofrenia.

– São jovens que não se destacam em nenhuma área. Em inglês, usa-se o termo “losers”(perdedores) para pessoas com este perfil.

– Sofreram ou sofrem bullying durante toda a vida escolar e, às vezes, até mesmo na vida profissional.

– São solitários.

– Gostam de jogos e filmes violentos, sendo incapazes de discernir entre fantasia e realidade. Muitas vezes, no momento da síndrome, agem como se fossem o personagem principal de algum jogo ou filme.

– Antes do surto, apresentam pensamentos obsessivos ou relatam ouvir vozes.

– Deixam mensagens premonitórias sobre o que irão fazer em espaços como fóruns na internet ou vídeos.

A síndrome de Amok está relacionada, dentro da psiquiatria, ao Quadro de Síndromes Ligadas à Cultura. É classificado como um episódio de personalidade dissociativa, onde o indivíduo experimenta um período de profundo retraimento para, em seguida, experimentar uma explosão de raiva acima do normal.

Visão jurídica e casos famosos da síndrome de Amok.

Um dos casos mais famosos da Síndrome de Amok foi provocado por dois jovens, que abriram fogo contra colegas e professores em Columbine (Colorado,EUA, 1999).

Na Alemanha, em Winnendenn, um adolescente assassinou 15 colegas e, em seguida, cometeu suicídio.

Na Escócia, um aluno matou 16 crianças e um adulto, no ano de 1996.

Do ponto de vista jurídico, é imprescindível que o julgamento destes indivíduos seja acompanhado por especialistas em psicologia jurídica e forense. Somente assim será possível avaliar a validade ou não da amnésia posterior, a legitimidade do surto e o nível das consequências dos atos do indivíduo que apresentou a síndrome de Amok na sociedade.

Para saber mais sobre a síndrome de Amok do ponto de vista jurídico, você pode consultar o site “Justificando”, que apresenta vários textos com uma visão mais técnica e rica em termos jurídicos.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023