Categorias Biologia

Sistema Reprodutor dos Moluscos

O filo Mollusca é um dos mais conhecidos, no qual se inserem animais como caracóis, caramujos, ostras, lesmas e polvos. O nome do filo vem do latim “Mollis”, que significa “mole”, uma característica presente nos animais desse grupo. Outra característica compartilhada entre eles é uma concha calcária que recobre seu corpo. Mas, nem todos possuem essa concha, como se verá a seguir.
Cientistas afirmam que os moluscos são o segundo ou o terceiro filo de animais com maior número de espécies. O ranking da escala zoológica é liderado pelo Filo Arthropoda e, provavelmente, o Filo Nematoda é o segundo colocado.

Os moluscos vivem em ambientes terrestres e aquáticos, de água doce ou salgada, sendo animais de vida livre. As características principais dos animais que compõem esse filo são:

* Corpo mole (com ou sem concha);
* Triblástico;
* Portadores de celoma;
* Simetria bilateral;
* Corpo dividido em 3 partes básicas: cabeça, pé e massa visceral.

Os órgãos sensoriais e a maior concentração de gânglios cerebrais estão localizados na cabeça das espécies. Na massa visceral é possível encontrar os principais órgãos, que são revestidos por uma dobra da epiderme denominada de manto ou pálio – onde é produzida a concha.

Nessa localidade há uma abertura do sistema digestivo e excretor. As brânquias (em espécies marinhas) ou pulmões (em espécies terrestres) também se localizam na massa visceral. Em relação aos pés, eles variam de função de acordo com o grupo de animais. Alguns utilizam para rastejar, outros na natação e captura de presas quando modificados em tentáculos.

Como ocorre a reprodução dos moluscos

Entre os moluscos há espécies hermafroditas, como os bivalves (ostras) e os nudibrânquios (aplisia), mas elas são, em sua maioria, dioicas, ou seja, possuem sexos separados.

Então se pode dizer que toda a forma de reprodução dos moluscos acontece exclusivamente de maneira sexuada. A fecundação ocorre internamente, com a fêmea recebendo o espermatozoide dentro do seu corpo. Mas isso não é regra. Em algumas espécies, acontece externamente, com o macho liberando o espermatozoide e a fêmea o óvulo.

O caramujo-de-jardim, por exemplo, é uma espécie monoica. A reprodução dos moluscos dessa espécie acontece quando dois exemplares de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais.

Depois que acontece a fecundação, uma larva livre-natante é formada. Isso ocorre até mesmo em animais sésseis, tais como as ostras e os mexilhões. A larva surgida da reprodução dos moluscos passa a integrar o plâncton e depois de certo tempo ele se fixa definitivamente.

Normalmente, o desenvolvimento acontece indiretamente, ou seja, por meio de larvas. Mas há casos em que ocorre diretamente, com o animal jovem saindo do ovo. A trocófora é um estágio larval semelhante à dos anelídeos marinhos, sendo uma das mais conhecidas, assim como a véliger.

Outras características dos moluscos

Em relação à anatomia e fisiologia, essas são as principais características dos moluscos:

* O sistema digestivo possui o intestino em regiões diferenciadas e glândulas digestivas associadas. Sendo de tal forma, é possível afirmar que seu sistema digestivo é completo. A digestão ocorre de maneira extracelular na maioria das vezes, mas também podendo ser intracelular.

* Possuem um sistema circulatório em que o sangue passa pelos vasos e vai até os espaços entre as células, o que é chamado “lacunar” ou “aberto”, também podendo ser “fechado”, no qual o sangue circula no interior dos vasos.

* Possuem sistema respiratório, que ocorre em órgãos especializados, podendo ser nas brânquias ou nos pulmões. Como os gases são transportados pelo líquido sanguíneo, o sistema respiratório é acoplado ao sistema circulatório.

* Possuem estruturas próprias para a remoção de resíduos nitrogenados, que são chamadas de nefrídeos. É a característica essencial do sistema excretor.

* Também possuem sistema nervoso, sendo composto por gânglios nervosos, formados em pares de três ou quatro, que são ligados diretamente a nervos estendidos ao longo de todo o corpo.

Abaixo as características das conchas do Filo Mollusca:
* Aplacophora (aplacóforos): A aparência dos aplacóforos é semelhante aos vermes de tamanho pequeno. Algumas espécies possuem espículas calcárias, mas a grande maioria não possui concha.

* Monoplacophora (monoplacóforos): Sua concha se dispõe na estrutura corpórea em formato de capuz. Ela reveste totalmente a massa visceral do animal.

* Amphineura ou Polyplacophora (anfineuros): Oito placas articuladas formam a concha dos animais. Elas também possuem a características de serem revestidas de um cinturão carnoso.

* Scaphopoda (escafópodos): A concha se constitui em uma peça única. Ela é aberta nas extremidades e bastante consistente.

* Pelecypoda ou Bivalvia (bivalves): Duas valvas articuladas formam a concha, o que é possível ver em representantes como o mexilhão e a ostra.

* Gastropoda (gastrópodes): Podem ter conchas ou não. Entre os exemplares dos gastrópodes estão o caracol, no qual é possível ver uma concha espiralada, e a lesma do mar, que não possui nenhuma.

* Cephalopoda (cefalópodes): Pode ou não possuir concha. Se tiver, ela pode ser interna ou externa, de forma espiralada ou não.

Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023