Categorias Curiosidades

Maior reserva de hidrocarbonetos não está na Terra, mas em Titã, a lua de Saturno

As maiores fontes de petróleo não estão em nenhum lugar do nosso planeta, mas sim em Titã, a lua de Saturno que possui as maiores reservas de hidrocarbonetos já descobertas em todo o universo – literalmente. Esqueçamos, portanto, a reserva venezuelana ou da Arábia Saudita e o pré-sal brasileiro: segundo cientistas do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, o material, que funciona como o principal constituinte do petróleo, é tão abundante por lá que literalmente chove na lua de Saturno, onde os lagos na superfície são maiores que todas as reservas de óleo e gás natural da Terra.

Formados a partir dos depósitos de matéria orgânica no fundo dos mares e lagos e da sedimentação afetada por pressões e temperaturas extremas, os hidrocarbonetos são compostos químicos com somente átomos de hidrogênio e carbono. São, portanto, substâncias da família de combustíveis como diesel, gasolina e gás natural, e servem como base essencial para tais produções: pois, em Titã, os muitos lagos e mares de sua superfície não são formados por água, mas sim por hidrocarbonetos na forma principalmente de metano e etano.

Registro Dos Lagos Na Superfície De Titã

Nos últimos anos, a sonda Cassini mapeou parcialmente a superfície da lua de Saturno, e encontrou centenas lagos e mares formados por tais materiais orgânicos – de acordo com a Nasa, cada um desses pontos possui mais hidrocarbonetos que a soma de todas as reservas de gás e petróleo conhecidas na Terra. E o mesmo vale para as dunas no local comparadas ao nosso carvão: cada uma contém um volume de material orgânico centenas de vezes maiores que as reservas terrestres.

 

O estudo recente de dados coletados pela extinta Cassini sugere que a formação de tais bacias em Titã possa ter se dado a partir de explosões subterrâneas – e vale lembrar que uma boa parte da lua não foi mapeada, e pode conter ainda mais formações surpreendentes. Trata-se, afinal, do único satélite natural no sistema solar que possui uma atmosfera espessa, bem como o único objeto conhecido fora da Terra a apresentar lagos e mares – preenchidos, no caso, por metano e etano líquido a 179 graus Celsius abaixo de zero.

This post was last modified on 5 de maio de 2024 09:22

Charles

Oi! Sou um profissional de marketing que ama a liberdade do estilo de vida nômade digital. Além disso, sou sócio de um cursinho online . Cresci em uma família de professores, o que me deu uma paixão enorme pela educação e me ajuda bastante no meu trabalho.

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024