Categorias Filosofia

Idealismo

O Idealismo é uma das mais importantes correntes filosóficas da modernidade. Muitos estudiosos afirmam que as origens dessa escola de pensamento estão na Grécia Antiga, sobretudo na filosofia de Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.). Esse pensador afirmava que o mundo tal qual vemos é apenas uma extensão imperfeita do mundo das ideias, cujo estudo é matéria da metafísica.

Embora presente na Antiguidade Clássica, o idealismo recebeu influência direta do pensamento do período moderno. Para que possa existir, o idealismo exige necessariamente um ponto de vista central ancorado no subjetivismo, o que não acontecia na filosofia escolástica medieval. Foi através da revolução filosófica iniciada por René Descartes (1596 – 1650) que a mudança de perspectiva se deu. É notável que a grande maioria de pensadores dessa escola é alemã. Entre os nomes mais importantes estão Immanuel Kant (1724 – 1804) e Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770 – 1831).

Definição de Idealismo

O idealismo parte da ideia de que o mundo não é cognoscível, ou seja, não pode ser compreendido. Isso porque os sentidos humanos deformam o objeto de análise impedindo que ele seja conhecido em si mesmo. O único caminho para descobrir o mundo é através de ideias e conceitos, como diz a teoria das ideias de Platão. O filósofo grego acreditava que a parte da realidade que vemos (a matéria) é tangível, mas imperfeita, enquanto o mundo ideal é intangível e perfeito.

Apesar dessa definição que remonta a Grécia Antiga, é difícil definir o conceito devido às muitas divergências entre os pensadores idealistas. Mas, ao vermos a partir de um aspecto geral, podemos definir o idealismo como o centralismo do Eu subjetivo. Podemos entender essa forma de pensar em três sentidos:

Sentido Ontológico: A realidade, em sua natureza, é essencialmente espiritual, sendo a matéria apenas uma ilusão inacabada da matriz perfeita, que se constitui de formas ideais inteligíveis. A filosofia de Platão está inserida no ideal ontológico.

Sentido Gnosiológico: O objeto é inteligível pelo ser humano devido às muitas diferenças entre cada indivíduo, o que faz com que cada um compreenda a realidade de uma forma. O mundo material é, então, carente de autossuficiência, estando sempre dependente de ideias subjetivas para ser interpretado. O kantianismo é um exemplo.

Sentido Prático: Trata-se de uma fundamentação de ideias de conduta como uma espécie de guia para o agir humano no mundo. Dessa forma, mesmo que seja impossível uma verificação empírica dos ideais, o idealismo propõe um sentido de ação. É o caso da ética kantiana, exemplo mais notável do idealismo de âmbito prático.

A dualidade existente entre Eu e objeto é modificada com a forma de pensar dos idealistas, pois esses acreditam que o Eu é o próprio objeto do Eu. Sendo impossível conhecer o objeto devido às deformações do sentido, conclui-se que o Eu é o centro da análise idealista. Uma filosofia ligada a essa escola tende a explicar o mundo material e objetivo através de uma verdade espiritual, mental ou subjetiva. Desse modo, o idealismo se opõe ao materialismo.

Essa outra corrente filosófica afirma que não existe nada além da matéria, e não aceita nenhuma explicação viável da natureza que não advenha do tangível e experimentável. Entre famosos materialistas estão os modernos Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Nietzsche (1844 – 1900) e os antigos Epicuro (341 a.C. – 271/270 a.C.) e Demócrito (460 a.C. – 370 a.C.).

Embora idealismo e materialismo sejam opostos, muitos filósofos de ambas as correntes recebem influências da outra. Platão criou sua teoria idealista dos elementos com base na ideia de Demócrito, segundo a qual o mundo é feito de minúsculos blocos de matéria chamados de átomos. Marx, que escreveu uma crítica aos contemporâneos no seu livro A Ideologia Alemã, inicialmente foi muito influenciado pela filosofia de Hegel.

As filosofias idealistas tendem a aumentar a importância da idealização da realidade e diminuir as considerações práticas. Devido a isso, a Escola Realista é outra divergente do idealismo, porque pressupõe que a realidade da natureza deve ser o ponto de partida, e não a imaginação humana.

Ramificações

Idealismo absoluto: Ligada à filosofia hegeliana, a doutrina absolutista do idealismo afirma que a única realidade existente é a espiritual. A compreensão materialista é pobre, sendo necessário um desenvolvimento gradual da consciência humana para conhecer o mundo verdadeiro.

Idealismo dogmático: O termo foi cunhado por Immanuel Kant para se referir à filosofia de George Berkeley (1685 – 1753), segundo a qual o mundo exterior à subjetividade humana é inexistente. Kant, opositor do berkelianismo, afirma que essa concepção é dogmática, e propõe um idealismo transcendental.

Idealismo imaterialista: Berkeley utiliza o empirismo para definir a realidade como uma mistura do que se percebe com o que é de fato. Para ele, os objetos que observamos são apenas ideias compartilhadas pelos humanos e Deus.

Idealismo transcendental: Por vezes chamado de idealismo formal ou crítico, essa doutrina kantiana afirma que o mundo exterior à mente humana é imperceptível porque a subjetividade deforma seu sentido natural. Ou seja, elas não aparecem para nós como coisas em si, mas como representações imperfeitas criadas pela subjetividade da mente.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023

A Origem do Termo “Denegrir” na Língua Portuguesa

A palavra "denegrir" provém do latim "denigrare". Desmembrando esse termo, temos: "de-", um prefixo que…

1 de novembro de 2023