Categorias Filosofia

Resumo do Catolicismo

De acordo com informações do Vaticano, no mundo todo já há cerca de 1,23 bilhão de católicos (dado divulgado em 2014), sendo que a maior parte deles se concentra no continente americano, onde estão mais de 60% das pessoas que seguem essa religião. Já na Ásia, por outro lado, essa mesma contagem apontava que viviam menos de 3,5% de todos os católicos. O Brasil e o México são os países com maior número de indivíduos que se declaram católicos.

Observe a seguir um resumo do catolicismo, que é uma das ramificações mais consistentes e representativas do cristianismo no mundo todo.

Resumo do catolicismo – história da Igreja Católica

Vamos começar compreendendo o significado do termo “catolicismo”: ele vem do grego arcaico e pode ser traduzido como “universal”. A primeira pessoa a usar essa palavra, de acordo com a história, foi o bispo de Antioquia, Santo Inácio, no ano de 105 d.C. No entanto, a Igreja Católica mesma diz que foi instituída no ano 33 d.C., pelo próprio Jesus Cristo.

O início da trajetória da Igreja Católica foi marcado pela perseguição em Roma por parte dos imperadores, que de certo modo, temiam a reunião de uma grande quantidade de pessoas compartilhando dos mesmos ideais e dogmas. Nos anos 60 do século I, Nero deu início a essa perseguição mais intensa, que continuou até o ano 313, quando o culto a Deus foi aceito pelo então imperador, Constantino.

Nesses primeiros 300 anos, o catolicismo ganhou um grande número de mártires, ou seja, pessoas que preferiram morrer a negar a sua religião e a crença em seu Deus. Estevão foi um dos exemplos mais representativos.

Em 476, quando ocorre a passagem da Idade Antiga para a Idade Média, o catolicismo já estava fortalecido, afinal, tinha sido permitido a mais de 100 anos. Durante esse tempo, os fiéis puderam começar a celebrar seus cultos publicamente inclusive aproveitando “restos” de palácios doados por Constantino.

Durante a Idade Média, a igreja católica ganhou a adesão de boa parte da burguesia e assim se tornou a instituição mais poderosa, inclusive, impondo-se sobre o próprio poder real, muitas vezes. Aquelas pessoas que eram consideradas hereges (iam contra os dogmas pregados pela igreja) eram perseguidas e muitas foram jogadas em fogueiras. Livros também eram destruídos.

No ano de 1054, um episódio marcante para o catolicismo: foi o chamado Cisma, ou seja, uma separação entre o Papa e o Bispo de Constantinopla (ambos representavam a Igreja Católica). Dessa divisão resultaram a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa Grega.

No século XVI, a corrupção dentro da Igreja Católica atingiu o seu auge. Uma prática muito comum era a venda de indulgências aos fiéis, inclusive aos menos favorecidos financeiramente. Era uma espécie de comercialização de lugares no céu. Havia também a venda de relíquias apócrifas, ou seja, relíquias falsas que eram oferecidas como se fossem verdadeiras.

Muitos cientistas também foram perseguidos, um deles foi Galileu Galilei por ter defendido a teoria heliocêntrica, que afirmava que o Sol era o centro do sistema solar e que a Terra não podia ser o centro do universo. Como esse pensamento contrariava a igreja, ele foi condenado pelos tribunais do Santo Ofício.

A Igreja Católica só começou a perder o seu poder por volta do século XVIII, quando os regimes absolutistas entraram em vigor e colocavam o poder do monarca como superior a todas as outras instituições, inclusive à Igreja.

Resumo do catolicismo – estrutura da Igreja

A Igreja Católica é uma instituição bem organizada e hierarquizada, subdividida em três unidades diferentes: as arquidioceses, as dioceses e as paróquias, é como se fossem os três pilares que sustentam o catolicismo e estão submetidos ao Vaticano.

O Vaticano (menor país do mundo) é onde todo o poder do catolicismo hoje é centralizado. O Papa é o pontífice máximo, a maior autoridade católica na Terra, de modo que as suas ordens e as suas recomendações são seguidas pela Igreja no mundo todo. Abaixo do Papa estão os cardeais, os arcebispos, bispos e padres.

Entre as principais crenças pregadas pelo catolicismo estão a existência de um único Deus que faz parte da Santíssima Trindade, formada por Pai (Deus), Filho e Espírito Santo. Também acredita-se que existe vida após a morte e que postumamente a pessoa pode se encontrar no céu, no inferno ou no purgatório, sendo que isso vai depender das suas atitudes durante a vida. No dia do Juízo Final, é decidido para onde se vai.

Os Sete Sacramentos que fazem parte do catolicismo representam a comunhão do cristão com Deus.

A Bíblia do catolicismo é dividida no Antigo e no Novo Testamento, sendo que o que separa um do outro é o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus, que foi enviado para salvar a humanidade libertando-a dos seus pecados.

A Missa é o principal culto celebrado pelos católicos.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023