Categorias Filosofia

Surgimento da Filosofia

A atividade filosófica, ou seja, o ato de pensar o mundo de forma crítica e racional, acompanha a humanidade durante milênios. Porém o termo filosofia como o atualmente conhecemos deu as caras na Grécia antes de Cristo.

O termo filosofia provém da raiz grega “filos” que denota conceitos como “amizade” e amor”, aliado ao complemento “sofia”, que designa “sabedoria” e “conhecimento”.

O surgimento da filosofia como a conhecemos hoje é designado pelo gradual afastamento de uma visão estritamente religiosa do mundo e voltada para um viés de caráter mais racional. Apesar de que no norte da África e em outras civilizações foram detectados indícios que a visão mais racional já dava sinais de ascensão, é comum atribuir a Grécia como o berço para para o surgimento da filosofia.

Pesquisas apontam que os filósofos Cícero e Diógenes conferiram ao matemático Pitágoras a criação do termo “filosofia”.
Algumas características da antiga filosofia grega são:

– Pensamento racional

– Distanciamento dos mitos religiosos, ou seja, os fenômenos naturais são investigados sob o viés da razão e não religioso.

– É dividida em período pré-socrático, período socrático e período helenístico.

O lugar exato na hora certa

Atualmente já são considerados alguns fatores essenciais que tornaram possível o surgimento da filosofia em território grego.

Tais fatores compreendem:

– A presença de crenças não dogmáticas que permitiam conciliar ideais de caráter racional.

– A divisão em cidades-estados independentes entre si e formadas por diferentes culturas, tais características permitiram formas distintas de pensar.

– Viagens expansionistas que possibilitaram vários marujos constatar o perfil fantasioso dos antigos mitos.

– A utilização do calendário como contagem do tempo, fato esse que possibilitou aos antigos gregos concluírem que o tempo não depende de desígnios divinos, mas sim, de um fluxo constante.

– O desenvolvimento urbano que favoreceu a proliferação de distintas formas de ver o mundo graças ao contato com outras cidades.

– A expansão política e a concepção da democracia, que permitiram o florescimento de debates e troca de ideias. Nesse caso, é importante destacar também a presença dos sofistas, professores itinerantes que viajavam entre as inúmeras cidades vendendo os seus conhecimentos para os mais jovens.

Os filósofos gregos e os diferentes períodos filosóficos

O surgimento da filosofia na antiga Grécia pela atuação de um grupo de filósofos conhecidos como pensadores pré-socráticos.

Os pré-socráticos eram os pensadores que antecederam um importante filósofo: Sócrates.
O que caracteriza a filosofia dos pré-socráticos é a visão racional acerca dos fenômenos concernentes à natureza. Não por acaso, tais filósofos também eram chamados de naturalistas. De uma forma geral, o foco principal de investigação desses intelectuais era compreender o surgimento primário dos elementos da natureza sem o escopo divino oferecido pelos antigos mitos.

Entre os filósofos pré-socráticos, é possível destacar:

– Tales de Mileto – Defendia a ideia de que tudo que existe é constituído por um elemento conhecido como “arché”. Esse elemento, segundo as acepções do filósofo, era a água.

– Heráclito de Éfeso – Recebeu o apelido de “o pai da dialética”, pois defendia a ideia de que a existência é o resultado do constante movimento das coisas. A essa de movimento damos o nome de “panta rei”, que significa “tudo flui”. Além disso, Heráclito atribui o princípio de tudo ao elemento fogo.
Esse movimento e fluição das coisas, segundo as considerações de Heráclito, gerava o conflito entre opostos (noite e dia, frio e calor, vida e morte). Esse conflito é que torna o fluxo da existência possível.

– Leucipo de Abdera – Esse filósofo é considerado um dos precursores do atomismo, pois defendeu que todas as coisas são constituídas por ínfimas partículas de matéria indivisíveis. Dessa afirmação foi possível, futuramente, a ciência chegar a estudar as teorias referentes ao átomo.

– Pitágoras de Samos – Foi o fundador de uma escola que ficou conhecida como Escola Pitagórica. Esse filósofo foi um dedicado estudioso da matemática e da geometria, inclusive, aliou o pensamento numérico ao estudo musical.
Pitágoras defendia que os números, ou seja, a relação matemática, era o princípio fundador de tudo.

Entre outros filósofos pré-socráticos, é possível citar também Anaximenes de Mileto, Anaximandro de Mileto, entre outros.

Já o período socrático corresponde a fase em que a filosofia grega desviou o seu olhar da natureza e do cosmos para questões mais humanas, tais como o conceito de justiça, do bem, do mal e afins.

Sócrates, como bem anuncia o nome, foi o grande responsável e difusor desse período.
As razões para essa mudança de enfoque na filosofia são:

– O desenvolvimento econômico e militar de Atenas e outras cidades.

– A atuação dos Sofistas, que desagradavam Sócrates.

– A democracia, que suscitava debates políticos e questionamentos acerca do que era moral, justo, ético e demais questões.

Entre os filósofos desse período convém destacar Sócrates, bem como alguns outros, tais como Platão e Aristóteles.
O período helenístico é marcado pelo tempo compreendido entre a morte do conquistador Alexandre Magno e anexação de parte do território grego em Roma.

Essa fase registrou um intenso florescimento científico marcados por cientistas como Euclides e Arquimedes.
Em termos filosóficos, esse período foi marcado por algumas doutrinas. As principais são:

– Estoicismo – Doutrina que valorizava o controle sobre as emoções.

– Epicurismo – Representada por Epícuro de Samos, essa doutrina defendia a busca equilibrada do prazer para sanar os males que afligem a existência.

Como é possível aferir, o período helenístico é caracterizado por uma filosofia mais prática que teórica.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024