Categorias Física

Conceito e como calcular a Potência na Física

De todas as matérias vistas durante o colégio, nenhuma causa mais pânico e insegurança na maioria dos alunos do que a física. Mas, com um pouco de atenção e dedicação, os alunos começam a gostar da matéria. A física está relacionada com tudo: força, tempo, potência, e esta última é uma grande curiosidade desvendada pela física.

O que é Potência?

Podemos dizer que potência é a tamanho ou quantidade de trabalho, que na física significa a força e energia, realizada por uma unidade de tempo e que, na verdade, é o tempo despendido ou a velocidade realizada na mudança da energia em um sistema quando ele realiza um trabalho. Isso nos leva, então, a dizer que é, na verdade, a energia total gasta dividida pelo tempo em que essa energia foi realizada.

Mas se falarmos em Potência mecânica, teremos, então, o trabalho feito por uma máquina ou, até mesmo, indivíduo, por um período de tempo determinado, que nada mais é do que toda e qualquer força realizada por elemento mecânicos como engrenagens e alavancas, ou o contato com elas que é transmitido na hora de realizar.

Existe, ainda, a potência elétrica, que é o resultado entre a diferença de potencial com a corrente que circula nas extremidades de uma carga, que é a que mais vemos quando estudamos a matéria.

Nós ainda podemos calcular a potência do som, na qual é feito o cálculo na relação de um ponto em um círculo, marcado pelas distâncias entre esse ponto e a função da superfície e intensidade dela. Por exemplo, se A é um ponto e C a circunferência do círculo, a potência que vamos representar pela letra P nada mais é do que o resultado das suas distâncias em qualquer um dos pontos que sejam alienados ao A e, por isso, ela é constante.

A potências podem ser classificadas em suas unidades de acordo com 4 sistemas, o internacional é o watt que tem em seus múltiplos o megawatt, quilowatt, e por aí vai. Além disso, o voltampere, o CGS ou o sistema técnico de unidades. O CGS calcula por segundo o erg, que é o centímetro/grama/segundo. Já o sistema técnico usa como base a caloria internacional, também calculada por segundo.

Vale lembrar ainda que o watt pode se subdividir em outras unidades de medida como, por exemplo, o Nm/s ou Newton metro por segundo. A potência também pode ser medida em uma unidade de velocidade, ou seja, em metros por segundo que nesse caso deve ser combinada com uma unidade de força que na física é sempre medida em Newton. Essa unida é equiparada de 1 para 1.

Como calcular a potência

O cálculo da potência é feito por fórmulas nas quais a tensão elétrica é simbolizada pela letra E, e tem unidade de medida em Volt ou V. A corrente elétrica é representada por I e medida em ampere ou A. Já a potência de unidade watt ou W é representada pela letra P. A resistência elétrica é, então, representada por R e medida em ohm ou Ω e a energia elétrica Ee tem como unidade o joule J.

Para medir a energia elétrica, temos que levar em conta que os aparelhos recebem uma carga de energia que pode ser transformada em outras fontes de energia, como a energia do chuveiro que vem elétrica, mas é transformada em energia térmica. Por isso, a potência nada mais e do que a energia transformada em um período curto de tempo e que faz a potência do aparelho ser maior ou menor. Por isso, ela é retirada do cálculo entre a divisão da energia elétrica pelo intervalo de tempo da transformação em outra energia, mas, para isso, usamos a fórmula Pot = Ee / Δt. Podemos ainda encontrar a potência dissipada pelo aparelho, que é feita pela fórmula PD = r.i2.

Quando falamos de potência mecânica, podemos ver que ela pode ser instantânea ou média. A instantânea é a que calcula a potência em uma média de intervalo de tempo que é zero. Nesse caso, temos que considerar o ângulo formado entre a força e o deslocamento de uma partícula pelo seu cos.

Já a potência mecânica média é descoberta de acordo com o cálculo de uma força que é feita em um intervalo de tempo, e que acaba por resultando em um trabalho. Na física, a força é representada pelo símbolo da letra F com uma seta em cima, o trabalho é representado pela letra t, e o tempo pelo símbolo ∆t. A potência mecânica é ainda representada pelo Potm, e sua fórmula é a Potm= t/∆t.

A potência, portanto, é uma unidade física que consegue revelar a força que uma máquina pode realizar em um movimento, com ou sem ajuda mecânica e, ainda, nos dizer como é realizado o trabalho de transformação de energia elétrica em térmica, por exemplo.

This post was last modified on 24 de junho de 2019 19:23

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023