Categorias Física

Direção e sentido

Quando falamos em direção e sentido, normalmente pensamos ser a mesma coisa, mas não são. Em um movimento, o conceito dessas duas palavras é bastante relevante, já que, para compreender a divergência entre direção e sentido, é preciso entrar no estudo dos vetores. Vale lembrar que, a união entre direção e sentido forma a orientação.

Em estudos relacionados ao cálculo vetorial e a geometria, ambos os termos são representados por setas, em que a direção é significada pelo ângulo entre uma determinada seta e o seu plano de referência. O sentido, que tem ligação com esta, é representado através da extremidade de uma seta.

Uma forma bastante fácil e prática de entender estes dois conceitos é visualizar uma avenida que seja de mão dupla. Nesse caso, ela é constituída por uma direção e dois sentidos.

Direção: definição e exemplo

Podemos explicar, de forma bem análoga, que direção é determinada por uma reta. Esta tem a possibilidade de encontrar-se na vertical, na horizontal, no oeste, no leste, no sul, no norte e por aí vai. Considerando uma circunstância de movimento retilíneo, o significado de direção e sentido não é avaliado como essencial. No entanto, em se tratando de um movimento curvilíneo, a importância torna-se primordial.

Por ser tão parecido, o julgamento de direção é confundido, com certa frequência, com o de sentido. Dessa forma, a direção pode ser classificada por dois sentidos contrapostos. Por exemplo: se analisarmos uma direção na vertical, é possível concebermos dois sentidos: o de cima para baixo e o de baixo para cima. Agora, se pensarmos em uma direção na horizontal, teremos um sentido que pode variar da esquerda para a direita ou vice e versa.

No momento em que mencionamos à verticalidade ou à horizontalidade de um determinado objeto, estamos nos referindo especificamente a sua direção, ou seja, a direção horizontal e a direção vertical. Logo, o significado de direção pode ser classificado por duas retas paralelas, uma vez que o ponto em comum está justamente nesta característica.

• Direção horizontal: é caracterizada por englobar infinitas direções, ao passo que corresponde a um único plano;

• Direção vertical: é especificada por definir apenas uma única direção.

Sentido: definição e exemplo

É correto afirmar que o significado de sentido está diretamente ligado com a orientação. Ou seja, sugere se o movimento ou força aplicado está indo para baixo, para cima, para frente ou para trás. Dessa forma, como foi dito, podemos representar uma direção através de uma reta, e esta, por sua vez, pode ser constituída por dois sentidos. Logo, esses sentidos apontam cada possível trajetória a respeito desta direção, mais especificamente a sua orientação. Quer dizer, se uma direção é vertical, os dois sentidos imagináveis e cabíveis vão ser para baixo e para cima.

Como já vimos, o sentido indica o lugar em que determinado corpo está saindo para o local em que ele está indo, em uma direção determinada. Então, para ser mais explícito, veja o exemplo: imaginamos um veículo que saiu de Porto Alegre e vai andando pela Free Way, no sentido das praias gaúchas. Essa movimentação sugere que ele esteja na direção indicada por meio do traçado da rodovia e, obviamente, o seu sentido é indo da capital para a praia.

Ainda, em se tratando de Matemática e de Física, podemos definir o termo sentido como sendo um atributo ligado a uma direção definida.

• Matemática: o sentido é caracterizado como um dos elementos de um vetor, que é determinado pela sua direção e pelo seu módulo;

• Física: a especificação do sentido, tendo como base um vetor, precisa de uma quarta particularidade, denominada unidade de medida.

Direção e sentido na Física

Em muitas situações do dia a dia, por motivos definidos ou não, tivemos que diferenciar direção e sentido. Na Física, isso se explica através dos estudos a respeito da cinemática vetorial, isto é, através das chamadas grandezas. Elas são responsáveis por facilitar a localização de certo objeto ou pessoa. Entenda melhor a partir desse acontecimento:

Você está viajando pela BR rumo o litoral carioca. Se os seus amigos perguntarem por você, dirão que você foi para a praia.

Analisando essa informação e aplicando-a na Física, podemos afirmar que está incompleta porque, na verdade, os seus amigos querem saber a sua localização exata. Por isso, a resposta mais acertada a ser dada é a de que você foi por certa direção (com o braço na horizontal, apontado o local), naquele sentido (indicando com o dedo) a tantos quilômetros (1500 km).

Ao caso citado acima, a grandeza utilizada foi a vetorial, já que envolveram, além da distância, também a direção e o sentido. A oura grandeza, a escalar é caracterizada por ser representada apenas por um número. Confira abaixo alguns exemplos específicos para cada grandeza.

• Grandeza vetorial: temperatura energia, massa, tempo, etc.;

• Grandeza escalar: quantidade de movimento, aceleração, força, impulso, etc.

This post was last modified on 16 de julho de 2015 11:34

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024