Categorias Física

Estática de um ponto material

Hoje o assunto sobre o qual iremos discutir pertence à disciplina de Física – especificamente à Estática – falaremos sobre a estática de um ponto material. Você sabe o que é isso? Vamos por partes:

O que é um ponto material?

Matematicamente falando, um ponto nada mais é do que aquele sinal que rotineiramente utilizamos: (.)

Entretanto, é válido relembrar que essa é apenas a representação do que é um ponto. Uma das características do ponto é que o mesmo não tem tamanho, correto? Ou, você sabe mensurar o real tamanho de um ponto?

Mas então como definimos o que é um ponto material? Pode-se defini-lo dizendo que é um objeto com massa, onde o tamanho não exerce influência sobre os seus comportamentos. Conceitualmente, é todo objeto em que as dimensões são totalmente ignoradas em relação aos movimentos que se está estudando.

A ideia é que por ser um ponto não há a mínima chance de que tal objeto seja rotacionado, portanto, se movimente.

Logo, logo entraremos em um assunto bem específico e que fará toda a diferença dentro desse conteúdo, mas antes disso vamos nos ater a outro conceito bem importante da estática:

Estática = estar parado

Quando você, caro estudante, pensa na palavra estática já vem a sua cabeça a ideia de que nenhum movimento, ou, força atua sobre determinado objeto? Pois bem, lamento informar que estática não significa que um corpo está parado.

Podemos definir a estática como um ramo da mecânica responsável por estudar um conjunto de forças que se equilibra em um determinado sistema. Logo, sugiro que ao invés de utilizarmos a expressão estática utilizemos equilíbrio, combinado?

Dizemos que um corpo / sistema está em equilíbrio quando a soma de todas as forças que atuam sobre ele for zero.

SForças = 0

Seguimos para o próximo tópico.

Descobrindo o equilíbrio de um ponto material

Se nosso objetivo for descobrir o equilíbrio precisaremos de algo denominado “decomposição dos vetores”, tal decomposição é realizada por meio do já conhecido plano cartesiano, considerado um referencial para orientação.

Vamos exemplificar:

Imagine um objeto sobre o qual atuam diferentes forças F1 , F2 … F1000 , e assim por diante.

Cada uma dessas forças representa um vetor, e, na hora de decompô-los dividimos cada vetor em dois eixos, os famosos x e y. Na sequência, para que um objeto possa estar em equilíbrio a soma de todas as forças do eixo y devem ser igual a zero, da mesma maneira ocorre com o x. Dessa forma o objeto não sobe, ou desce (eixo y), e também, não vai para frente, ou, para trás (eixo x).

Caso a soma das forças não seja igual a zero, pode-se dizer que o objeto não está em equilíbrio.

No que isso é utilizado?

Talvez você possa estar se perguntando em que tarefas do cotidiano tais conceitos podem ser aplicados. A realidade, é que apesar da dificuldade em se compreender tais conceitos eles estão presentes em nosso dia a dia mais do que imaginamos, quer ver?

Quando um prédio, ou, edifício é planejado, o mesmo deve ser construído de maneira que o conjunto de todas as forças – leia-se peso – que age sobre o objeto em construção deve ter como resultado um valor nulo, ou seja, zero. Se isso não ocorrer há sérios riscos de que o prédio possa vir a desabar.

Da mesma forma, se um lustre colocado no teto de determinado espaço não tiver como resultado da soma de suas forças o número zero, há a possibilidade de que o objeto possa “despencar”.

Como você deve ter percebido, as áreas da construção civil e arquitetura são grandes usuárias dos conceitos em torno da estática – ou equilíbrio – do ponto material.

Recapitulando

É muito importante, que você memorize, e também, revise alguns conteúdos específicos, como por exemplo:

– Sugerimos que não se esqueça do conceito de ponto material citado no início do artigo;

– Além disso, é importante ficar atento a ideia de que estática não significa que um corpo está parado. Também, é importante manter em mente que a palavra equilíbrio designa melhor os conceitos que aqui apresentamos;

– Não se esqueça da decomposição dos vetores, e também dos eixos x e y, afinal, eles podem fazer a diferença na hora de resolver exercícios nas provas.

No mais é isso, desde já agradecemos sua visita ao nosso site, pedimos ainda que leia outros de nossos artigos, principalmente àqueles referentes à estática. Obrigado e até a próxima!

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024