Categorias Física

O que é e Aplicação da Energia Mecânica

Energia é um termo que, para nós, pode significar várias coisas. A energia elétrica, a energia do corpo, energia eólica, mas, enfim, o conceito de energia é muito mais abrangente e é estudado por muito mais gente do que você imagina. O próprio Albert Einstein, um dos maiores físicos de todos os tempos, possui sua própria explicação para a energia dos corpos. A famosa equação E=mc² é uma prova disso e mostra que há muito a aprender sobre energia do que você já sabe sobre ela.

Em primeiro lugar, é importante saber que há vários tipos de energia: energia potencial, energia cinética, energia gravitacional, energia elástica, entre outras. Mas o assunto agora é a energia mecânica que, inclusive, depende muito da energia cinética e da energia potencial para existir.

Imagine uma situação onde um jogador de futebol dá um chute na bola em direção ao gol. E quando a bola chega próxima ao gol ela bate na trave e volta para o jogador. Uma situação tão simples e corriqueira para quem gosta do esporte, mas um grande conjunto de ações, reações, forças e… Energia. Em primeiro lugar é necessário entender que para realizar um movimento é preciso empregar uma força e esta força terá uma potência. Mas é a quantidade de energia empregada no movimento e também a energia dissipada por tal movimento que vai definir como ele será.

Agora é preciso entender tudo isso de forma teórica e colocar em equações para que a Física seja contemplada e a teoria seja comprovada. A energia mecânica é composta por duas outras forças:

Energia potencial (pode ser elástica ou gravitacional): é a energia empregada no movimento na exata hora do contato do jogador com a bola e também na hora do contato da bola com a trave. Neste caso, como o movimento é horizontal, a energia potencial será elástica e a fórmula é a seguinte: E = 1/2 kx². Neste caso “k” é a constante elástica e “x” é a deformação da mola.

Energia cinética: esta é a energia relacionada ao movimento da bola propriamente dito. Sua fórmula é a seguinte: E = 1/2 mv² + 1/2 Iω², onde “m” é a massa, “v” é a velocidade, “I” é o momento de inércia e “ω” é a velocidade angular (representada pela letra grega ômega).

Para entender como funciona a relação entre as duas energias e, em seguida, determinar a fórmula da energia mecânica é necessário compreender algumas coisas em relação ao movimento. A primeira é que a tendência é de que a energia seja conservada (salvo em algumas exceções que modificam toda a estrutura de equações). Logo, quando não há energia cinética, há energia potencial e vice-versa.

Segundo: é preciso entender e saber os momentos dentro do movimento. A energia cinética é aplicada na prática durante a trajetória da bola até a trave e depois da trave até o jogador novamente. Já a energia potencial é, basicamente, a energia aplicada na hora do contato da bola com os pés do jogador e com a trave.

Para determinar a fórmula da energia mecânica, então, é preciso juntar estes dois conceitos. Partindo da ideia de que a energia mecânica é conservada durante o movimento, então temos a seguinte fórmula: Em = Ec +Ep. Ou seja, enquanto a energia cinética não existe (no momento em que a bola está parada) a energia potencial corresponde a todo o valor da energia mecânica. Durante o movimento e com o aumento da velocidade da bola, a energia cinética vai aumentando e a energia potencial diminuindo até atingir o oposto: a energia cinética corresponderá a todo o valor da energia mecânica, enquanto a energia potencial estará zerada. Neste caso, diz-se que a energia cinética e a energia potencial são inversamente proporcionais.

Aplicação da energia mecânica e sua relação com os movimentos

É um coro dentro da comunidade científica de que a energia mecânica é a energia do movimento e isso fica evidente a cada exemplo de sua aplicação. O chute do jogador na bola é só um dos inúmeros exemplos da aplicação da energia mecânica no dia a dia das pessoas. Fábricas, máquinas, trabalhos braçais, enfim, em todo e qualquer movimento executado, a energia mecânica estará presente.

É preciso destacar, no entanto, que só a energia mecânica não corresponde a todo o movimento. Existem outras variáveis que podem alterar o movimento, aumentar a sua intensidade, mudar a trajetória e interagir de infinitas formas com o movimento. Logo, as informações e equações mostradas aqui sobre a energia mecânica não demonstram todas as situações que podem ocorrer no meio ambiente e no universo. No entanto, tais conhecimentos constituem a base das informações para a interpretação e o estudo de todas as demais situações envolvendo os movimentos e a realização de Trabalho, que é outro conceito físico e que deve ser estudado posteriormente.

This post was last modified on 7 de abril de 2015 09:23

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023