Categorias Física

Relação entre Trabalho e Energia Cinética

Nesse artigo você compreenderá melhor qual a relação entre o trabalho e a energia cinética. Mas a princípio iremos compreender o que cada contexto nos apresenta de maneira individual.

O que é trabalho na física?

O trabalho é considerado a energia transferida ao aplicar-se uma força ao longo de determinado deslocamento. Ou seja: é a força de um trabalho F aplicado em um caminho C. O trabalho pode resultar um valor real negativo ou positivo. Quando é no sentido do deslocamento é positivo, pois tem mais energia acrescentada no sistema ou corpo. Já quando a força tem o sentido oposto ao deslocamento reduz a quantidade de energia do sistema ou corpo. Quanto ao tipo de energia, se é cinética o potencial, dependerá do sistema considerado.

O trabalho pode ser:

• Nulo quando é igual a 0.
• Potente ou motor quando a força e deslocamento estão em mesmo sentido.
• Resistente quando tanto força como deslocamento tem sentidos contrários.

Força não é igual ao trabalho, pois para que ele aconteça é preciso ter um deslocamento a partir do ponto de aplicação dessa força bem como um componente não nulo de força em direção ao deslocamento.

As condições de realização do trabalho, portanto, são:

• Existência de força ou componente dela em direção ao deslocamento.
• Existência do deslocamento.

O que é a energia cinética?

A energia cinética se trata do movimento que os corpos têm. É proporcional à massa e à velocidade da partícula em movimento.

A energia cinética está ao ligar uma lâmpada, usar um automóvel ou por meio da alimentação, que nos fornece energia para viver.

É considerada a capacidade de realizar um trabalho e ela pode se encontrar em diversos tipos: energia potencial elétrica, energia química, energia potencial elástica, energia química, etc. A energia nunca pode ser destruída ou criada, mas sim transformada em outras.

A fórmula correspondente à energia cinética leva em consideração um corpo de massa m se movendo a uma velocidade v e que tem energia cinética Ec:

Ec = m.v²/2

A energia cinética depende da velocidade da massa e, caso a velocidade seja nula, não existe energia cinética. Ela é, portanto, sempre positiva afinal massa também o é bem como a velocidade.

A energia cinética tem unidade expressa pelo joule, no Sistema Internacional de Unidades. A unidade é representada pelo J e se origina pelo cientista inglês James Prescott Joule.

Trabalho e energia cinética

Ao imaginar um corpo em movimento, que passa pelo ponto A, ele tem energia cinética Eca. Agora imagine que existe uma força exercida nesse corpo com a velocidade alterada.

Dessa maneira ele passa por um ponto B que tem energia Ecb. Agora quando a força F é posta sobre o objeto, existe um trabalho Tab. Ele corresponde à variação de energia cinética entre o ponto A e o ponto B. O trabalho Tab tem a seguinte equação, ou teorema do trabalho – energia cinética.

TAB = ECB . ECA.

Dessa maneira o trabalho total feito em um corpo que se desloca entre A e B é o mesmo valor que a variação de energia cinética entre dois pontos.

Nesse caso não importa a dimensão do corpo. Dessa maneira a ação da força F concede aos corpos uma aceleração que modifica a velocidade, o que faz a energia cinética do corpo variar. A quantia de energia transferida com a força F (o trabalho realizada) é igual a variação da energia cinética:

Ec = Ec2 – Ec1

Ec = m . v2²/2 – m . v1²/2

O teorema da energia cinética exposto acima pode ser aplicado mesmo que a intensidade da força não seja constante. O teorema expõe que o trabalho que vem das forças agentes em um corpo, em certo deslocamento, trata-se da variação de energia cinética nesse deslocamento.

Quando a resultante tem um trabalho motor a energia cinética aumenta. Quando a resultante tem um trabalho resistente, a energia cinética diminui. Quando a energia cinética não varia entre duas posições, a resultante de forças agentes no corpo tem trabalho nulo.

Destaca-se que é a força que faz o trabalho e não o corpo, por isso é certo falar que se trata do trabalho feito pela força. Este é constante e produto da força pelo deslocamento:

T = F. d

T = Trabalho realizado
f = Força
d = deslocamento.

A relação do trabalho com a energia cinética é algo muito cobrado nos vestibulares e provas em todo o Brasil. Não apenas os conceitos, mas também a resolução de exercícios relacionados à fórmula. Na maioria das vezes as fórmulas não são expostas no enunciando, por isso é preciso deduzi-las ou decorá-las. De forma geral bastar treinar e resolver exercícios, bem como refazer provas anteriores às quais você deseja passar.

De maneira geral a relação da energia cinética com o trabalho não é uma área difícil da física, basta conhecer bem cada um dos conceitos e a conexão entre eles.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023