Categorias Física

Resumo do Big Bang

Imagine que, em um ponto tão pequeno que não tenha volume considerável, o calor e a densidade vão se acumulando, durante muito tempo, até um dia esse ponto explodir em infinitos pedaços e espalhá-los por um gigantesco e infinito espaço. Bom, essa é basicamente a definição do Big Bang.

A teoria, que busca explicar a origem do Universo como o conhecemos, parte do pressuposto de que não havia nada antes. Mas que, um dia, esse nada se concentrou no menor espaço possível, aumentando sua temperatura e pressão de forma infinitas, até gerar uma grande expansão, que é a tradução literal de “big bang”.

Claro que há muito mais que essa pequena descrição sintética; há detalhes, estudos e evidências científicas das quais vamos falar nesse resumo do Big Bang.

No início era o nada, denso e quente

Para algo explodir, é preciso admitir que previamente esse “algo” existia. Com a teoria do Big Bang explicando a origem do universo, é interessante considerar que nada havia antes, senão não seria o início.

Georges Lemaître, um padre belga católico que também era cosmólogo, astrônomo e físico formulou uma teoria chamada “Hipótese do Átomo Primordial”. Posteriormente, o físico George Gamow desenvolveu-a e deu a ela renovada atenção.

Em 1927 ele baseou-se em trabalhos antes realizados e, baseado nas observações feitas, concluiu que o universo estava em constante expansão. Ele supôs que a evolução seria baseada em um “átomo primordial” que, fundamentado no que ele chamou de lei da proporcionalidade entre distância e velocidade, iniciou a expansão que deu origem ao afastamento das galáxias. Sua teoria foi a precursora dessa que ora estudamos nesse resumo do Big Bang.

Tal teoria de proporcionalidade que foi observada na prática posteriormente por Edwin Hubble (sim, o astrônomo que deu nome ao famoso telescópio. Esse, por sinal, ajudou a evidenciar a expansão do universo, permitindo calcular seu ritmo e idade exata de 13,8 bilhões de anos), demonstrava que as galáxias mais distantes tinham uma velocidade que aparentava afastá-las do nosso ponto de vista, como se estivessem se distanciando e que, quanto mais distante estavam, maior era sua velocidade aparente.

Logo, se atualmente as distâncias estão aumentando, pois as galáxias estão se afastando, presume-se que no passado estiveram mais próximas.

A teoria do Big Bang

A teoria, então, não explica a origem do universo em si, mas sua trajetória de um estado inicial até o momento atual em que vivemos.

Posteriormente, estudos científicos trouxeram mais evidências que comprovam a veracidade dessa teoria de evolução do universo. O principal deles, provavelmente, é o uso de aceleradores de partícula que experimentam e testam as condições estabelecidas para o Big Bang. Outrossim, sua capacidade de investigação é limitada, pois não permite ainda observar níveis extremos de energia.

Sugere-se, também, que houve resfriamento após o Big Bang e que os fragmentos oriundos da explosão deram origem aos planetas e corpos celestes que compõem o universo. Estes, inicialmente em altas temperaturas, foram se resfriando e mantendo suas crostas sólidas na passagem de milhares de anos.

São consideradas evidências do Big Bang:

• A radiação cósmica;
• A expansão que ainda ocorre hoje no Universo;
• O núcleo da terra que ainda é líquido ou viscoso e extremamente quente, um vestígio de seu aquecimento inicial;
• A abundância de elementos leves de Hidrogênio e Hélio encontrados no Universo observável, coincidente com o modelo de origem do universo proposto pelo Big Bang.

A radiação cósmica

A radiação cósmica de fundo em micro-ondas é uma forma de radiação eletromagnética que teve sua existência sugerida em 1948 por George Gamov, Ralph Alpher e Robert Herman e posteriormente, mais exatamente em 1965, foi descoberta e comprovada por Arno Penzias e Robert Wilson. Ela é chamada de “o fóssil da luz” e resulta de um momento muito antigo da existência do universo, quando ele ainda possuía altos níveis de densidade e temperatura, embora já houvesse passado 380 mil anos do Big Bang.

Essa radiação cósmica é um dos argumentos mais fortes a favor da teoria e, por essa descoberta, seus descobridores receberam o Nobel de Física, em 1978.

O Big Bang x A teoria Criacionistas

Religiosos em todo o mundo defendem a tese de que o universo não iniciou-se a partir de uma explosão, mas foi criado – com pouca diferença do que atualmente é – diretamente por Deus e num período de uma semana, conforme a bíblia cristã.

Entretanto, agnósticos e cientistas religiosos concordam em compreender essa descrição como uma versão lúdica da criação do Universo que resume o processo de criação ocorrido por meio do Big Bang, mas que não configura uma versão oposta, apenas uma interpretação diferente.

De toda forma, o resumo do Big Bang nos mostra que há diversas e crescentes evidências científicas de que ele realmente ocorreu em algum momento de um passado muito antigo e que contribuiu de forma gigantesca para a formação do universo como hoje o conhecemos.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023