Categorias Geografia do Brasil

Ilha de Santa Catarina

A ilha de Santa Catarina é uma ilha localizada bem ao centro do litoral do estado de mesmo nome. Ela é a maior ilha da região e abriga quase 97% da capital do estado, Florianópolis. A localização geográfica está entre 27°22 e 27°50 com base na latitude sul e entre 48°25’ e 48°35 no que se refere à longitude oeste.

A ilha de Santa Catarina conta com uma área total de mais de 425 quilômetros quadrados, que é comparável com outras ilhas de países independentes, como é o caso do Caribe, por exemplo.

A Ilha de Santa Catarina é uma das três entre as ilhas de capitais de estado presentes ao longo de todo o litoral brasileiro. Cerca de 300 mil indivíduos moram nesta ilha e em demais bairros próximos ao continente.

Com base no arquipélago que ganha o mesmo nome, a Ilha de Santa Catarina é a maior da região, que ainda é composta por um total de 47 ilhas vizinhas e menores. Esse tipo de formação é extremamente comum em toda a costa do estado, e a Ilha de Santa Catarina é uma das mais importantes em toda a América do Sul.

Mais características da Ilha de Santa Catarina

A ilha de Santa Catarina tem um recorte bem específico e, dessa forma, deu origem a uma série de espaços como pontas, enseadas, praias e baías, sendo cada uma delas bem característica da região.

Algumas das mais famosas praias do estado de Santa Catarina também estão localizadas na ilha, como é o caso da Praia Mole, Praia de Joaquina, Lagoa da Conceição, Canasvieiras, Jurerê Internacional e muitas outras. Nesse sentido, vale destacar uma curiosidade interessante: por mais que a ilha seja homogênea, ela é formada por características bem diferenciadas no que se refere ao terreno, temperatura da água, clima e outros aspectos da vegetação dessas praias, por exemplo.

Algumas das praias estão em balneários bem calmos, ideais principalmente para os passeios em família. Elas são habitadas especialmente por pescadores, como é o caso da famosa Lagoa da Conceição, por exemplo. Mas, por outro lado, existem também os balneários mais agitados, com muitos restaurantes, bares e outros complexos nos seus arredores. Um exemplo nesse sentido é a praia da Joaquina.

E é essa diversidade presente na ilha de Santa Catarina, assim como o desenvolvimento de diferentes tipos de ecossistemas, que faz com que o turismo seja extremamente estimulado nesta região.

Composição da ilha de Santa Catarina

No que se refere à composição da ilha, você já sabe que parte do seu território é ocupada pela capital do estado, ou melhor, a cidade de Florianópolis. Mas a verdade é que a ilha é também formada por vários outros distritos e bairros que estão distribuídos em seus arredores. Vamos conhecer então quais são as áreas específicas da ilha?

• Na região central da ilha estão os bairros de Córrego Grande, Carvoeira, Itacorubi, Santa Mônica, Pantanal e Trindade;

• Já na região Noroeste estão a Barra do Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e a Praia da Daniela;

• Ao Norte estão as praias de Canasvieiras, Jurerê Internacional e Ingleses, que por sua vez são as mais disputadas da capital Florianópolis;

• No Centro-Norte, a ilha é composta pelas regiões de Ratones, Vargem Pequena e Vargem Grande;

• No Nordeste, predomina o Rio Vermelho;

• A Leste, estão as regiões mais tranquilas: Barra da Lagoa, Rio Tavares, Lagoa da Conceição e praia do Campeche;

• A Sudeste, os turistas que visitam a ilha irão encontrar a Armação do Pântano do Sul e o próprio Morro das Pedras;

• Ao Sul, estão a Costa de Dentro e o próprio Pântano do Sul;

• No Sudoeste, a região é composta pelo Ribeirão da Ilha e pela Caieira da Barra do Sul;

• Por fim, a região centro-sul é dominada pela Costa de Cima.

Para ligação com o continente, a ilha de Santa Catarina é dotada de três diferentes pontes, sendo elas:

1. Ponte Pedro Ivo Campos;

2. Ponte Hercílio Luz;

3. Ponte Colombo Salles.

As pontes passam por um canal com cerca de 500m de largura e 28m de profundidade para chegar ao continente.

Algumas curiosidades da Ilha de Santa Catarina

• Por mais que o relevo seja diferente em cada região, certamente o predominante é em relação à área do Morro do Ribeirão da Ilha, que tem pouco mais de 530m de altitude. Além disso, muitos são também os complexos montanhosos que se estendem por essa região.

• Existem duas lagoas na região: a Lagoa da Conceição, composta por água salobra, e a Lagoa do Peri, que está ao sudoeste e tem água doce. Algumas pequenas lagoas também estão dispostas no território.

• Por fim, a região também está cheia de cavernas espalhadas principalmente em meio as suas costas e seus morros. Vale a pena visitar a região!

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023