Categorias Geografia do Brasil

Resumo da Economia Brasileira

O Brasil é um país de dimensões continentais. São mais de oito milhões de quilômetros quadrados de um território que passa por savanas, florestas tropicais, desertos, montanhas, planícies alagáveis, mangues e muitas áreas cultiváveis. Tudo isso faz com que a economia do Brasil seja extremamente diversificada, mas essencialmente produtora de matérias-primas. Mesmo tendo este território enorme o país possui um PIB (que é a soma de tudo que é produzido no país) comparável ao de alguns estados norte-americanos, como a Califórnia, por exemplo. Isso porque o Brasil não é um país que desenvolve novas técnicas de produção e acaba importando os produtos finais, ou seja, os bens de consumo que são feitos com as matérias primas que produzimos aqui.

Mesmo assim, em 2014 o PIB – Produto Interno Bruto – nacional foi de aproximadamente cinco trilhões e meio de reais, o que credencia nosso país a ocupar a oitava posição no ranking das maiores economias do mundo. No entanto existe algo de errado com o Brasil: 2015 está sendo um ano péssimo para a nossa economia e isso reflete em vários setores dela. Por conta de vários problemas a expectativa dos economistas nacionais e internacionais é de que nossa economia sofra um encolhimento de quase um por cento em 2015. Conheça agora a economia do Brasil de forma mais específica e tire suas próprias conclusões.

A Agropecuária

O Brasil é um país essencialmente agrícola. Grande parte do PIB nacional é composto principalmente pela atividade no campo. Somos líderes na produção de café, soja, milho, mate e laranja, entre outros produtos. Carne bovina, suína e de frango também são especialidades nossas. E nosso país sabe como ninguém exportar sua produção. Em 2014 o Brasil exportou mais de 225 bilhões de dólares em todos os setores. Muito disso por conta da agropecuária.

O Petróleo

Aqui está um exemplo de grande produção de uma matéria-prima bruta e a não transformação desta matéria em produtos finais para a população: temos uma das maiores reservas de petróleo do mundo em nossas águas marítimas. E produzimos bastante petróleo. No entanto, temos de importar a maior parte da gasolina que consumimos. E este é só um exemplo. Ainda no ramo de indústrias químicas nosso país se destaca: temos a Petrobras e a Vale, que são duas das maiores empresas do mundo em suas áreas de atuação.

Produção industrial

Neste aspecto o Brasil é democrático: existem milhares de indústrias dos mais diversos tipos no país. No entanto, por conta da grande crise que vivemos, 2014 não foi um bom ano para o setor: houve retração de 3,4% na produção industrial no país. E as expectativas dos economistas para 2015 não é muito boa. É possível que a taxa de retração seja ainda maior por conta de erros no planejamento do governo e de medidas desestimulantes para a produção industrial, como aumento de alguns impostos e retirada de incentivos fiscais.

Setor de serviços

Com a diminuição da desigualdade social e com o aumento da renda média dos trabalhadores, o poder de compra da população aumentou. Com isso, quem ganhou foi o setor de serviços e comércio: com mais dinheiro as pessoas compram mais bens de consumo, viajam mais e colocam mais recursos na economia. O setor de turismo é forte no país e vem demonstrando certa imunidade em relação às crises.

Produção de energia e autossuficiência

O Brasil possui a maior rede hídrica do planeta. Tanto o transporte fluvial quanto a produção de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas é uma das maiores do mundo. Ainda temos a principal usina hidrelétrica do mundo quando falamos em produção de energia: Itaipu. No entanto, ainda temos que pagar altas quantias pela energia que consumimos. Tudo porque o acordo entre os governos de Brasil e Paraguai (onde parte da usina se encontra) beneficia os nossos vizinhos. O resultado é uma conta gigante que o nosso país precisa pagar por uma energia basicamente produzida em terras tupiniquins.

Impostos e aplicação do dinheiro para a população

Este é um assunto delicado da economia do Brasil. A carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo e o dinheiro vindo dos impostos ajuda e muito as finanças do país. No entanto, o repasse deste dinheiro para a população em forma de benefícios e serviços públicos é feita da pior forma possível: estamos na última posição de um ranking de 30 países no que diz respeito a conversão de impostos em serviços de qualidade e bem-estar.
Economistas afirmam que a situação econômica do país é terrível e que isso pode piorar se o governo não tomar medidas realmente efetivas para mudar o panorama. No entanto, mesmo com uma grave crise econômica ainda ocupamos uma posição de destaque na economia mundial. Resta saber se isso afeta positiva ou negativamente nossa economia a ponto de se tornar uma ajuda para crescer ou para piorar ainda mais.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024