Categorias Geografia do Brasil

Resumo do Clima do Brasil

O Brasil é um país de dimensões territoriais continentais, e isso faz com que a diversidade seja uma das nossas principais características, climática, inclusive.

Falando especificamente sobre o clima, aqui no Brasil, tem para todos os gostos! Acompanhe um resumo do clima do Brasil e conheça quais são os vários tipos encontrados por aqui e as características de cada um.

Resumo do clima do Brasil – o que é clima?

Antes de falar sobre os tipos, precisamos conceituar, porque ainda é comum confundir clima com “tempo” ou com “temperatura”, quando na verdade são ideias bem diferentes.

O termo clima é usado para designar o conjunto de características de umidade, chuvas, temperaturas e ventos de uma determinada região ao longo do tempo. Enquanto isso, a temperatura é um número absoluto e o tempo é uma condição atmosférica momentânea. O clima é constante e estável.

Entre os fatores que interferem no clima, encontram-se os seguintes:

• Latitude: por causa do formato do nosso planeta e da inclinação do seu eixo, o sol incide de maneira diferente em cada local e isso interfere nas condições climáticas;

• Continentalidade: a maior ou menor proximidade entre o continente e o oceano é um dos fatores determinantes para o clima;

• Correntes marítimas;

• Vegetação;

• Altitude;

Resumo do clima do Brasil – os tipos existentes

Existem várias formas diferentes de classificar os tipos de clima e é preciso sempre eleger uma delas e seguir seus padrões. A seguir, você verá um resumo do clima do Brasil levando em consideração a origem e as movimentações das massas de ar que interferem no Brasil (massas equatoriais, polares e tropicais).

A maior porção do território brasileiro fica localizada na Zona Intertropical, ou seja, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, o que faz com que os climas tendam a ser mais quentes e úmidos. A amplitude térmica grande também se verifica na maior parte das regiões, ou seja, uma boa diferença entre as médias de temperatura mais altas e mais baixas. Quanto maior a proximidade com a Linha do Equador, menor é essa amplitude.

No Brasil, podemos detectar seis tipos de clima: Equatorial, Tropical, Tropical de Altitude, Tropical Atlântico, Subtropical e Semiárido. Vamos ver mais detalhes sobre cada um deles!

• Equatorial

Como o próprio nome diz, é observado na região da Linha do Equador e predomina na Amazônia, na região norte do estado do Mato Grosso e no oeste do Maranhão. É caracterizado por ter uma amplitude térmica baixa, a diferença entre média máxima e mínima não costuma ultrapassar os 3°C. As temperaturas são altas e a média anual sempre fica entre 25°C e 27°C. As chuvas costumam ser abundantes o ano todo, com predomínio das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, que são quentes e úmidas.

• Tropical

Predomina na região central do Brasil e em algumas partes da Bahia, Piauí e Maranhão. Também é o clima do extremo norte brasileiro, em Roraima. Aqui, a amplitude térmica é mais elevada, chegando a 7°C e a temperatura média também, entre 18°C e 28°C. As quatro estações são bem definidas, o verão é chuvoso e o inverno costuma ser mais seco. Índice pluviométrico médio: 1,5 mil milímetros ao ano.

• Tropical de Altitude

Encontrado em São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo, em locais de altitude acima de 800m. A massa de ar tropical atlântica é a que mais atua nesse clima, provocando muitas chuvas no verão. A média de temperatura fica entre 18°C e 22°C e a amplitude térmica, considerada em um ano, chega a 9°C. Durante o inverno, é normal a formação de geadas.

• Tropical Atlântico

Corresponde a toda a faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o Paraná, sendo marcado pela presença da massa tropical atlântica, que é quente e úmida que proporciona muitas chuvas, a média é de 2 mil milímetros por ano. A temperatura normalmente varia entre 18°C e 26°C, sendo que a amplitude aumenta à medida em que se aproxima do sul.

• Subtropical

Fica abaixo do Trópico de Capricórnio, no sul de São Paulo e nos três estados do sul. A massa de ar polar atlântica é a mais presente e a média anual de temperatura é de 18°C. A amplitude térmica é alta, chegando aos 10°C! No verão, a temperatura fica na faixa de 30°C, e no inverno pode cair para menos de zero! As chuvas são intensas e bem distribuídas e as geadas e até nevadas são comuns.

• Semiárido

É o clima predominante no sertão nordestino, com temperaturas muito altas: a média anual aproximada é de 27°C, além de chuvas escassas (cerca de 700 milímetros por ano) e mal distribuídas, o que faz com que seja uma região de seca.
Algumas vezes, a massa de ar equatorial atlântica consegue chegar ao sertão, provocando chuvas intensas no início do ano, sobretudo entre fevereiro e abril.

This post was last modified on 12 de junho de 2015 09:54

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

Vaquita: conheça o mamífero mais raro e um dos mais ameaçados do mundo

A face simpática – mostrando quase um sorriso – não traduz a dimensão da ameaça…

3 de maio de 2024

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024