A agricultura no Sudeste Asiático

Geografia,

A agricultura no Sudeste Asiático

O Sudeste da Ásia, conhecido também como Sudeste Asiático, é caracterizado por ser um subcontinente da Ásia, ocupando uma área total de 4,5 milhões de km2. Em todo este território, encontramos onze países, a saber: Camboja, Brunei, Cingapura, Indonésia, Filipinas, Laos, Mianmar, Malásia, Tailândia, Vietnã e Timor Leste.

O Sudeste Asiático está cercado por dois importantes oceanos, o Pacífico e o índico. Além disso, ele se diferencia em países que estão situados em áreas conhecidas como insulares (podemos citar como exemplo dois grandes arquipélagos: as Filipinas e a Indonésia) e os países que se localizam em áreas continentais.

Sudeste Asiático

Essa região é o lar de cerca de 536 milhões e de pessoas, na qual a maioria reside na zona rural e vive principalmente da agricultura. O destaque na cultura agrícola fica a cargo do plantio de arroz, que também é chamado de rizicultura, já que esta é a base da dieta da maioria de toda a população dos países asiáticos. Ela é desenvolvida de maneira tradicional, sendo realizado através da ajuda de animais, pela família. Vale ressaltar ainda, que desde o momento de plantio até a colheita, o trabalho é feito de maneira manual.

O maior produtor de arroz de todo o Sudeste Asiático é a Indonésia, sendo superada apenas pela Índia e pela China, que são conhecidos por serem os maiores produtores do planeta. Para se ter uma ideia de toda essa produção, nessa região a rizicultura corresponde a pouco mais de 25% de toda a produção em escala global.

Mas, vale ressaltar que os países do Sudeste Asiático não produzem apenas arroz, mas também cultivam outras culturas da agricultura, como borracha, como, banana, cana de açúcar e ainda se dedicam à criação de animais, em especial os suínos e os bovinos.

O Sudeste Asiático

O continente da Ásia é caracterizado por ser o maior de todo o mundo, sendo regionalizada por várias partes. O Sudeste da Ásia por sua vez, se compõe de maneira geográfica por territórios que possuem litorais recortados e nações formadas de modo físico por arquipélagos e ilhas, os chamados países insulares.

O Sudeste Asiático é uma das seis regiões de toda a Ásia, englobando grande parte do continente, uma grande quantidade de ilhas e também a Indochina, onde se localizam países como Camboja, Mianmar, Laos, Tailândia e Vietnã. Por isso, fazem parte dessa região os seguintes países: Camboja, Brunei, Cingapura, Indonésia, Laos, Filipinas, Malásia, Tailândia, Timor Leste, Mianmar e Vietnã. Vale ressaltar que Cingapura é o único país do Sudeste Asiático que é caracterizado como sendo um dos tigres asiáticos dessa região, do ponto de vista econômico.

O relevo e a hidrografia do Sudeste da Ásia

Quanto ao relevo e a hidrografia, o Sudeste Asiático é caracterizado pela predominância de planícies e de planaltos baixos. Essas terras do tipo baixa são drenadas por cursos de água que possuem alta importância para a região, como por exemplo o Mekong, que banha as terras do Camboja, de Laos, de Mianmar, da Tailândia e do Vietnã, sendo que este último acaba formando um delta amplo, antes de desembocar no mar da China Meridional.

A região do Sudeste Asiático de arquipélagos é marcada pela presença de grandes montanhas de origem terciária, com atividade intensa sísmica e vulcânica. Isso é uma consequência do fato das ilhas que compõe essa parte da região estarem situadas no Círculo do Fogo do Pacífico, uma faixa de terra do planeta que está localizada sobre as zonas de contato entre as placas tectônicas que existem na crosta.

Nessa região também encontramos muitos vulcões, muitos deles ainda ativos, como por exemplo o Krakatoa, que entrou em atividade na última vez no ano de 1886. Além disso, ainda encontramos a ocorrência de maremotos e de terremotos, como por exemplo o que aconteceu no ano de 2004, responsável pela formação de gigantescas ondas, chamadas de tsunamis, devastando grande parte da Ásia. Esse desastre arrasou todo o Sudeste da Ásia e também o subcontinente da Índia, causando a morte de mais de 150 mil pessoas. Estipula-se que ainda vai levar muito tempo para que a economia e a região se recupere totalmente desta tragédia.

No Sudeste Asiático, nas regiões de península, prevalece o clima chamado de tropical úmido que também está sujeito ao regime de monções, favorecendo a ocorrência que florestas tropicais ocorram. Nas regiões de arquipélago, predomina o clima equatorial. Este tipo de clima acaba contribuindo para que a grande maioria da região seja coberta por uma floresta equatorial exuberante, como ocorre na América do Sul, na África, na Amazônia e no Congo.

O Sudeste da Ásia é o lar de cerca de 536 milhões de pessoas, na qual a maioria reside na zona rural e vive principalmente da agricultura, em especial do cultivo e da plantação de arroz, conhecido como rizicultura.