Categorias Geografia

Craqueamento do Petróleo

O petróleo é um dos materiais mais disputados do ponto de vista econômico e uma das matérias primas mais utilizadas pela indústria. A exploração deste material mobiliza bilhões de dólares ao redor do mundo, além de pesquisas em ciência e tecnologia para a melhoria dos processos de produção.

É a partir do petróleo que são desenvolvidos os plásticos e combustíveis, de maneira que conhecer um pouco deste processo é importante para entender a cadeia produtiva destes itens, indispensáveis no mundo contemporâneo.

O craqueamento do petróleo consiste em dividir (também chamado de fracionar) uma molécula de petróleo em moléculas menores. Assim, teremos frações diferentes do material, que darão origem a diferentes produtos químicos, como plásticos, conservantes e combustíveis.

O que é craqueamento do petróleo.

O petróleo nunca é utilizado em sua forma bruta. Após a extração, o material é refinado, ou seja, é separado em partes menores, que darão origem a outros insumos utilizados pela indústria.

Neste processo, as moléculas de triglicerídeos, que compõem os óleo e as gorduras, serão fracionadas em moléculas menores, que são chamadas de hidrocarbonetos. Do ponto de vista químico, este processo existe para que o petróleo seja fracionado em grupos com menos compostos e massa molar semelhante.

A diferença entre os compostos obtidos e o petróleo em seu estado bruto é a quantidade de átomos de carbono que constituem as moléculas que foram originadas a partir do fracionamento. Por exemplo, vamos pensar na molécula que constitui a querosene, um produto derivado do petróleo.

Sua representação é: C12H26. Perceba que temos 12 átomos de carbono.

Após passar pelo processo de craqueamento, teremos:

1 C12H26 à1 C8 +H18 + 2 C2H2

Agora, temos oito átomos de carbono. Deste processo, temos outro subproduto, a gasolina.

Quais os métodos utilizados para o craqueamento do petróleo.

O processo de fracionamento das moléculas do petróleo pode ser feito de duas maneiras: o craqueamento térmico, que utiliza altas temperaturase a pressão, e o craqueamento catalítico, que utiliza um catalisador para que ocorra a reação.

No craqueamento térmico, o petróleo é exposto a altas temperaturas, entre 400°C e 700°C, junto com um catalisador. Nestas temperaturas, a molécula de triglicerídeo se rompe o que dá origem às moléculas menores. Embora menores, estas moléculas ainda preservam as características físico-químicas dos combustíveis fósseis.

Este é o processo que dá origem a materiais como o diesel, o biodisel e a gasolina.

O outro processo possível é o catalítico. Neste processo, é utilizado um catalisador para que a reação ocorra. Um catalisador é um componente químico que dispara a reação, aumenta a sua velocidade, porém, não deixa resíduo e não se envolve quimicamente no resultado final. Em outras palavras, o catalisador se regenera, de modo que não é destruído durante o processo.

Subprodutos obtidos a partir do craqueamento do petróleo.

O processo de craqueamento, também chamado de pirólise, origina quatro subprodutos do petróleo. Estes subprodutos serão a matéria-prima para diversos itens produzidos pela indústria e consumidos no dia a dia.

Abaixo, você pode ler a lista com os subprodutos e alguns de seus derivados.

Etileno = álcool etílico, polietileno, óxidos de etileno, cloreto de etila. Destes compostos originam-se solventes, aditivos para a gasolina, anticongelantes, fibras sintéticas, produtos farmacêuticos, detergentes e filmes plásticos e fotográficos.

Buteno = butadieno, a partir do qual é produzida a borracha sintética.

Acetileno = neopreno, tintas, adesivos sintéticos, borracha sintética.

Propeno = polipropileno, plásticos, solventes, resinas, medicamentos, detergentes, fluidos hidráulicos, anticongelantes, plasticizantes.

Vantagens do craqueamento do petróleo.

O processo de extração e comercialização do petróleo são bastante caros, de maneira que seria inviável trabalhar apenas com o petróleo em estado bruto.

Por este motivo, o fracionamento das moléculas de petróleo em moléculas menores, torna os subprodutos que se originam deste processo mais baratos. Assim, um único barril de petróleo pode render entre 20% e 50% a mais do que se utilizássemos apenas o petróleo em sua forma bruta.

A indústria também necessita de matérias primas baratas, de forma que o processo de pirólise ajuda a tornar o preço das matérias primas com origem no petróleo mais baratas. Se todos os insumos fossem produzidos a partir do petróleo em seu estado bruto, o valor dos produtos e dos combustíveis seria inviável para a indústria e para os consumidores.

Não podemos esquecer que o petróleo é um recurso natural e, consequentemente, um recurso limitado. Embora ainda exista uma grande quantidade de material a ser explorado, é certo que em algum momento ele irá acabar. Por isto, o uso de subprodutos a partir do craqueamento é importante também para a preservação deste recurso natural.

Os métodos de fracionamento do petróleo também são utilizados com fins didáticos, para compreensão de conceitos em sala de aula sobre alcanos e alcenos, a partir do método da pirólise catalítica e uso da alumina como catalisador.

Resumo Escolar

Share
Publicado por
Resumo Escolar

Recent Posts

As frases mais importantes da história da humanidade

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, então diga isso com uma imagem”. Essa…

29 de abril de 2024

Nacionalidade ou naturalidade: qual a diferença?

Nacionalidade e naturalidade são conceitos fundamentais para compreendermos a origem e os laços de um…

25 de abril de 2024

Como calcular porcentagem

Oi! Hoje vamos aprender sobre porcentagem. Sabe, é como dividir algo em partes e expressar…

4 de abril de 2024

Geleia ou geléia? Qual a forma correta de se escrever.

Então, vamos direto ao ponto: como escrever "geleia" corretamente? Com as mudanças ortográficas, ficou mais…

4 de abril de 2024

O que é Etinia

O conceito de etnia é intrincado e multifacetado, permeando o estudo da Antropologia, a ciência que investiga a…

3 de abril de 2024

Quem foi Enedina Alves Marques

Enedina Alves Marques foi uma pioneira na engenharia e na educação brasileira. Ela foi a…

4 de dezembro de 2023